A Volkswagen está apresentando a linha Amarok 2012 com algumas novidades. Oferecida nas versões 122 cv, Trendline, Highline e SE, a picape recebe novos equipamentos de série.
Entre as novidades presentes na linha 2012 está o sensor ultrassom para o sistema de alarme, oferecido de série na Trendline e na Highline e como opcional para a Amarok de 122 cv.
A versão Highline passa a incorporar de série o volante multifuncional, disponibilizado na Trendline como opcional juntamente com o rádio RNS 315 (navegação). O rádio RCD 510, equipamento de série da Highline, agora conta com sistema Bluetooth para conexão de telefone celular, com microfone posicionado no console do teto e acionamento por meio de teclas ou comandos no volante.
As versões Trendline e Highline podem ser equipadas, opcionalmente, com o rádio RNS 315, com sistema de navegação. O equipamento conta com display sensível ao toque de cinco polegadas, que também exibe os comandos do sistema de ar condicionado. O RNS 315 inclui receptor AM/FM com RDS, CD-player com MP3 e WMA e entrada auxiliar de áudio. Também possui um slot para SD-cards contendo mapas de navegação ou arquivos de música em formato MP3 e sistema Bluetooth integrado.
A Amarok Highline passa a contar de série com sensores de estacionamento traseiros, enquanto é opcional na Trendline. Airbags para motorista e passageiro passam a ser opcionais avulsos na versão de 122 cv.
A Amarok de 122 cv pode ter tração 4x2 (nas rodas traseiras) ou 4x4 selecionável com reduzida, que equipa as demais versões do veículo. Ela é equipada com motor 2.0 turbodiesel, 16 válvulas, "common-rail", de 122 cv e torque de 34,7 kgfm, que dispõe de uma turbina. A SE, a Trendline e a Highline contam com o mesmo motor 2.0 TDI, porém com dois turbocompressores, que elevam sua potência para 163 cv e torque de 40,8 kgfm. Todas as versões têm câmbio manual de seis marchas.
Versão SE
A Volkswagen oferece, apenas para clientes corporativos, uma versão especial da Amarok, a SE, com cabine dupla e tração 4x4, equipada com o motor 2.0 TDI, de 163 cv. Na aparência, ela se diferencia da versão de 122 cv pelo para-choque dianteiro sem pintura e pelas rodas de liga-leve de 16 polegadas, equipadas com pneus 245/70.
A Amarok SE também traz de série retrovisores externos e vidros com acionamento elétrico, travamento central por controle remoto e airbags para motorista e passageiro da frente.
Desde a versão de entrada, a Amarok sai de fábrica equipada com:
Freios ABS Off - Road
EDL: Bloqueio Eletrônico do Diferencial
TCS: Sistema de Controle de Tração
EBC: Controle Eletrônico de Frenagem
BAS: Sistema de Assistência à Frenagem
Luzes de frenagem de emergência
Como opcional para as versões Trendline e Highline, a marca oferece o ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade, que incorpora as funções de controle automático de descida (HDC) e assistente para partida em subidas (HSA).
As versões Trendline e Highline da Amarok trazem de série a tração 4x4 selecionável com reduzida (4Motion). São também de série nessas duas versões os airbags para motorista e passageiro, controlador de velocidade de cruzeiro, computador de bordo, travamento central com controle remoto, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, entre outros itens.
Galeria: Volkswagen lança linha Amarok 2012 com algumas novidades