A minivan C4 Picasso foi apresentada pela primeira vez ao consumidor brasileiro em janeiro de 2009, importada da Espanha onde é fabricada na planta da marca localizada em Vigo. No ano seguinte o modelo ganhou a série Avatar, em parceria com a Fox Home Entertainment, equipado com sistema de DVD no teto, com tela de 9,5 polegadas, feita pela Clarion. Com pequenas alterações, o C4 Picasso 2011 chegou mais atualizado. Confira a avaliação.
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Pelo valor de R$ 78.490 o consumidor que optar por essa versão de cinco lugares do C4 Picasso vai levar um pacote completo de itens de série que inclui: ar-condionado digital de quatro zonas com comandos nas extremidades do painel e controles individuais para quem vai atrás, vidros, travas e retrovisores elétricos, bancos de tecido com nova padronagem na porção central entre outros.
Ainda por dentro, chama a atenção a grande área envidraçada e a posição de dirigir mais alta, que facilita achar uma brecha no trânsito ou mesmo manobrar o C4 Picasso. O monovolume fracês conta também com bons retrovisores e o auxílio do sensor de estacionamento de série, que facilita nas manobras. Como o parabrisa é muito grande, a Citoröen criou um recurso bem interessante e muito útil para os dias ensolarados: os parassóis podem ser deslizados para frente, cobrindo uma porção do vidro e deixando a visão livre dos reflexos do sol. O C4 Picasso também conta com vários porta-objetos esplhados pelo interior, nos lugares mais inusitados.
Característica de alguns modelos da Citroën, o quadro de instrumentos é digital e instalado na parte central do painel. No entanto, apesar de muito bonito, deixa a desejar na hora de buscar informações mais detalhadas como as de consumo e outras do computador de bordo, mas a principal, a velocidade, é exibida com números grandes e tem fácil visualização.
O C4 Picasso oferece uma ótima ergonomia interna, como comandos bem localizados nas portas. O acabamento é de boa qualidade, com plásticos bem ajustados e espumas macias na parte de cima do painel, assim como nas laterais das portas. O volante tem ótima empunhadura, com revestimento em couro e detalhes cromados nos arcos. Só peca na parte dos comandos de rádio, computador de bordo e piloto automático, que devido ao volante girar só o arco, é um pouco incômodo usar esses recursos, mas com é possível se acostumar com o tempo. O porta-malas tem capacidade para 490 litros para a bagagem com os bancos traseiros em sua posição normal. Mas pode carregara até 1.775 litros de bagagem com os bancos abaixados. No porta-malas ainda existe uma lanterna portátil para emergências.
Por fora, o C4 Picasso chama a atenção com seu desenho inovador, mas olhando atentamente, chega a lembra um XSara Picasso com linhas mais futuristas. De cara é possível notar o teto em formato arqueado e as lanternas traseiras com desenho marcante, que invadem a tampa do porta-malas, e que ganharam contornos mais escuros, em relação ao modelo 2010. Na frente o conjunto óptico foi renovado, com a introdução de LED’s na parte inferior dos faróis na linha 2011, assim como as novas rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho único de 12 raios.
O motor não mudou e continua sendo o mesmo desde seu lançamento. Trata-se do velho conhecido 2.0 a gasolina, que rende 143 cavalos a 6.000 rpm e produz 20,3 kgfm de torque. O propulsor trabalha em conjunto com uma caixa automática de quatro velocidades, com o comando localizado na coluna de direção. Devido à este posicionamento incomum, foi foi um pouco incômodo n início da utilização, mas com o uso diário, ficou mais fácil e até mais interessante que o convencional.
Este conjunto motor/câmbio faz com que o desempenho do C4 Picasso seja apenas modesto, com arrancadas e retomadas lentas, mas suficientes para carregar os 1560 kg do monovolume. O carro também conta com um sistema de controle de estabilidade bastante rígido, que não permite escapada para os mais ousados ao volante. Apesar da suspensão ser bem firme, o comportamento dinâmico é moderado para encarar curvas mais fechadas com uma pequena tendência a sair de frente.
O consumo também não foi o melhor aliado do C4 Picasso, indicado no computador de bordo, em percurso exclusivamente urbano e com o ar-condicionado o tempo todo ligado, a melhor média foi de 5,5 km/l.
Considerações
Em resumo, o Citroën C4 Picasso é um carro que traz um visual moderno e agrada muito pelos mimos de conforto oferecidos. Porta-trecos, a posição diferenciada da alavanca de câmbio e os controles individuais nas laterais do painel são os destaques do modelo. O para-brisa panorâmico também é um diferencial do modelo. Já pelo lado do conjunto mecânico, o conhecido motor 2.0 16V de 143 cavalos aliado ao câmbio de quatro marchas deixa a condução sem muita diversão, mas cumpre bem o papel, porém, afeta diretamente o consumo.
*FICHA TÉCNICA
Motor: 2.0
Alimentação: injeção multi ponto
Combustível: Gasolina
Potência: 143 cv
Torque: 20.4 kgf.m
Velocidade Máxima: 195 km/h
Tempo 0-100: 11.5 s
Consumo cidade: 5,5 km/l
Câmbio: automática com modo manual de 4 marchas
Tração: dianteira
Direção: elétrica
Suspensão Dianteira: McPherson, dependência da roda independente
Suspensão Traseira: eixo de torção, dependência da roda independente
Freio Dianteiro: Freio à disco: 2 discos ventilados;ABS;Distribuição eletrônica de frenagem EBD;Freios assistidos (BAS);Freio de estacionamento eletrônico
Freio Traseiro: Freio à disco: 2 discos ventilados;ABS;Distribuição eletrônica de frenagem EBD;Freios assistidos (BAS);Freio de estacionamento eletrônico
Dimensões:
Altura: 1710 mm
Largura: 1830 mm
Comprimento: 4590 mm
Entre-eixos: 2728 mm
Peso: 1560 kg
Tanque: 60 L
Porta Malas: 490 L
Ocupantes: 5