O Fox que estamos avaliando é equipado com direção hidráulica, ar condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, faróis e lanterna de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas. Esta versão em específico também vem de fábrica com quatro alto-falantes e 2 tweeters, mas o rádio em si é item opcional. Freios ABS e airbags passaram a integrar a lista de itens de série a partir de julho, e como esta unidade foi produzida antes, não possui tais equipamentos. Veja os detalhes do acabamento com fotos em alta resolução.
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Para começar, vamos falar da chave. Em estilo canivete, a chave tem controle remoto para abertura das portas e também do porta-malas. O ponto negativo é que se ao tentar fechar a tampa a mesma não travar completamente (ficar presa, mas aberta), é necessário usar a chave para girar o miolo e abrir manualmente (resultado da falta de uma maçaneta). Para fechar tem que bater forte, senão, ficará presa, mas aberta.
Outro ponto negativo: o Novo Fox não possui abertura/travamento interno e/ou elétrico do tanque de combustível. Ao parar no posto, tem que entregar a chave ao frentista para que seja possível abrir a tampa do reservatório.
A principal reclamação do Fox foi resolvida: um quadro de instrumentos decente. Agora, o Fox conta com mostradores tradicionais de fácil leitura, bem diferente do minúsculo da versão anterior. Boa leitura da velocidade, rotação do motor, nível de combustível e temperatura do motor. Desenho sóbrio e funcional. Ao centro, o computador de bordo I-System é mais interessante do que alguns carros de nível superior, inclusive da própria Volkswagen.
Saídas de ar: abandonaram o formato quadrado e agora possuem traços retangulares mais suaves.
Luz de leitura central possui três focos de luz: a central que acende ao abrir a porta e duas laterais com controle individual direcionadas para o condutor e passageiro.
Os espelhos de cortesia tanto no para sol direito quanto no esquerdo são iluminados. Assim como no Polo, a lâmpada acende somente após abrir o para sol e mover a proteção do espelho.
Detalhe negativo: retrovisor simples. Será que um item de segurança e conforto como o retrovisor eletrocrômico elevaria muito o preço final do modelo? No Novo Fox, o retrovisor interno é simples e com mecanismo anti-ofuscamento manual.
No painel: novo desenho, porta-luvas com tampa, novas saídas de ar com bordas em alumínio semelhantes aos dos modelos "europeus".
Botões do sistema de ventilação e ar-condicionado também são novos e de fácil entendimento. Na versão anterior, os botões circulares tinham desenho muito simples e era necessário "apertar" a parte central para acionar o ar-condicionado enquanto o controle (quente-frio) era feito girando este mesmo botão.
Alavanca do câmbio: capa em couro sintético e acabamento na base em tom de alumínio.
Bancos: na versão Prime, os bancos são revestidos com dois materiais (uma espécie de couro sintético e a outra parte com tecido) e costuras em vermelho.
O revestimento das portas agora é em tecido (na versão anterior era apenas plástico, uma das principais reclamações de proprietários). Novos botões de comando e maçaneta com acabamento em alumínio (no Novo Focus, por exemplo, a Ford preferiu manter uma vergonhosa maçaneta plástica até na versão GLX 2.0).
Abaixo, detalhe do acabamento da porta traseira: maçaneta, puxado e botão do vidro elétrico.
O porta-malas é revestido de carpete, mas a base do banco não possui revestimento. Nesta versão, o porta-malas conta com iluminação, uma tomada de 12 volts (útil para uma mini-geladeira ou compressor portátil, por exemplo) e redes elásticas nos dois lados.
Detalhe da tomada e da rede elástica no porta-malas.
Som: Alto-falantes e tweeters originais cumprem seu papel, entregando um som apenas razoável. É aceitável, mas poderia ser melhor.
Uma pequena ajuda na Ré: Um item interessante disponível no Fox que é muito difícil encontrar até em alguns carros médios é o sistema que vira o espelho do retrovisor direito para baixo quando engatamos a ré. Esse recurso é muito útil quando precisamos manobrar próximo a uma calçada por exemplo. Para desativá-lo, basta deixar o botão seletor de ajuste do retrovisor na posição central.
Bancos traseiros - Pró: possui um sistema de trilhos que permite o deslocamento para frente ou para trás. A intenção é a de ampliar o espaço do porta-malas "deslizando" o banco traseiro um pouco para frente, ou de forma inversa, ampliar o espaço para as pernas dos passageiros traseiros. Solução interessante.
Bancos traseiros - Contras: esta versão não possui banco bi-partido e nem travas do tipo Isofix para cadeiras de criança. O procedimento para prender a cadeirinha tem que ser feito utilizando o cinto de segurança.
Detalhe da gaveta sob o banco do motorista.
Detalhe do porta-luvas com tampa e com iluminação (é pequeno).
Detalhe dos bolsos (redes) atrás dos bancos dianteiros.
Considerações: Comparando o acabamento do Fox com o do Agile, o Fox leva vantagem e entrega um nível mais sóbrio e equilibrado. Os plásticos parecem ser mais firmes, enquanto no Agile eles riscam fácil. Já em confronto com o C3, os materiais do painel e até mesmo o banco de couro - oferecidos atualmente em toda linha - fazem o francês ter uma certa vantagem. Vamos tentar comparar o C3 com fotos para ficar mais claro.
O próximo item é o comportamento do Novo Fox em trecho urbano.
Galeria: Garagem CARPLACE: Novo Fox 2010 - Detalhamento do acabamento interno e itens de conforto