O criticado motor 2.0 Flexpower da Chevrolet parece estar com os dias contados. Começa a circular no mercado a informação de que a Chevrolet está preparando uma novo propulsor 2.0 bicombustível mais potente e mais econômico.
As informações dão conta que o novo propulsor 2.0 continuará usando o mesmo bloco, porém, as modificações permitirão ao novo 2.0 gerar até 150 cavalos de potência e ser mais econômico que o motor atual. Estas novas modificações seguiriam o mesmo padrão adotado nos motores da “família 1″ que compreendem dos 1.0 ao 1.8.
O novo motor 2.0 chegará para equipar o sedã Vectra, a Zafira e o Astra. A expectativa é de que esta nova geração de motores seja lançada ainda este este ano com a "possibilidade" de ser batizada como 2.0 Econo.Flex.
Sobre o atual motor 2.0 Flexpower
O atual propulsor 2.0 Flexpower desenvolve potência máxima de 128 cv com o uso exclusivo do álcool a 121 cv com gasolina, ambos a 5.200 rpm. O torque é de 19,6 kgfm com o álcool e de 18,3 kgfm com gasolina. A taxa de compressão é de 11,3:1.
Dados Astra 2.0 Flexpower
Segundo a montadora, utilizando álcool, a velocidade máxima é de 203 km/h e, com gasolina, 198 km/h. O modelo com transmissão manual acelera de 0 a 100 km/h em 9s1 com álcool, enquanto o com transmissão automática em 11s1, com o mesmo combustível. Já quando se utiliza a gasolina, a aceleração de 0 a 100 km/h é de 9s8 (manual) e 11s4 (automático).
No que se refere ao consumo, a montadora informa que com apenas gasolina no tanque o Astra 2.0 Flexpower com transmissão manual percorre 10,0 km/l na cidade, 15,7 km/l na estrada com uma média de 12,6 km/l. Quando se abastece com álcool o Astra faz 7,2 km/l na cidade, 10,8 km/l na estrada, uma média combinada de 8,8 km/l.