A Volkswagen lançou, neste domingo, o Novo Gol, um carro completamente novo. A montadora faz questão de afirmar que o novo modelo ainda é um Gol em sua essência. Tanto é que incorporou elementos de design da primeira geração do Gol, como a linha lateral e as lanternas traseiras quadradas que marcaram o surgimento do seu carro mais vendido no Brasil.
O Novo Gol está disponível, com quatro portas, nas versões 1.0 e 1.6, ambas com a opção do módulo Trend, um pacote de equipamentos que destaca ainda mais o design do carro, e 1.6 Power.
O lançamento mais aguardado deste ano chega com os novos motores VHT (Volkswagen High Torque) 1.0 Total Flex e 1.6 Total Flex, da família EA111, instalados na posição transversal, que segundo a montadora, proporcionam melhor desempenho e consumo reduzido de combustível, e ainda menor nível de emissões.
Combinados ao câmbio MQ 200, o mesmo que equipa o Polo, a montadora informa que a excepcional rigidez torcional da carroceria e o perfeito equilíbrio dinâmico da nova plataforma (derivada do Polo, com suspensão dianteira e coluna de direção ainda mais modernas) - conferem ao Novo Gol excelente dirigibilidade.
Com a nova posição do motor, transversal, a carroceria pôde ser encurtada em 32 mm. Mais largo (5 mm) e mais alto (37 mm) por fora, o modelo oferece maior espaço interno para os ocupantes. Seu acabamento interno é cuidadoso, com ajustes perfeitos.
O Novo Gol tem 2.465 mm de distância entre, o que segundo a montadora é a maior da categoria. São também superiores à concorrência as bitolas dianteira e traseira. A visibilidade interna também foi ampliada.
Em resumo, em relação ao Gol atual, o maior espaço interno do Novo Gol se expressa por meio de:
- 7 mm para a cabeça no banco dianteiro;
- 19 mm para as pernas na frente;
- 17 mm para a cabeça no banco traseiro;
- 14 mm para as pernas no banco traseiro; e
- 44 mm para os joelhos também no banco traseiro.
Detalhes Internos
O interruptor do pisca-alerta fica no centro do painel, ao alcance do motorista e do acompanhante. O quadro de instrumentos traz hodômetro digital totalizador e parcial. O conta-giros é de série no Novo Gol 1.6 Power e opcional nas demais vesões (Gol 1.0 e Gol 1.6). A sustentação do painel é feita por suporte próprio dedicado, a exemplo do Fox e do Polo. O porta-luvas tem 4,3 litros de capacidade.
Em seu acabamento, a montadora se preocupou em cobrir toda e qualquer cabeça de parafuso no habitáculo, mesmo na versão básica (coberta por capa). O temporizador do limpador de pára-brisa é de série no Gol Power e opcional nas outras duas versões, mas todas contam com o útil acionamento "uma-varrida".
Outro item de conforto e praticidade é o grande número de porta-objetos no interior do Novo Gol. A versão Power, por exemplo, oferece oito porta-objetos: um em cada porta, um na lateral externa do banco do acompanhante, dois no console (também presente em todas as versões) e um na tampa de acesso à caixa de fusíveis, sob o painel e à esquerda, adequado para deixar um telefone celular.
A versão Power contém ainda uma bolsa para revistas no encosto do banco dianteiro direito e porta-copos dianteiro e traseiro. As demais versões possuem também o porta-copos dianteiro.
Acompanhe ainda hoje: Ficha Técnica de cada versão e preços oficiais