O visual pode ser estranho, mas a intenção é nobre. A Honda lançou a nova minivan compacta Freed no Japão. O novo carro foi desenvolvido sobre a plataforma do Fit com o objetivo de ser um carro espaçoso e com facilidades de acesso, principalmente para deficientes físicos. O nome Freed é inspirado na palavra freedom (liberdade em inglês).
A nova minivan será comercializada em três configurações diferentes no Japão. Na primeira configuração, o carro terá capacidade para cinco ocupantes e não terá a terceira fila de bancos no porta-malas, priorizando o espaço para a bagagem.
A segunda configuração terá capacidade para sete ocupantes e recebe dois bancos individuais, iguais ao do motorista. Na versão para oito pessoas, os bancos traseiros são inteiriços.
A Freed tem portas traseiras corrediças nos dois lados que facilitam o acesso ao interior do veículo. Esta funcionalidade foi pensada tanto para o acesso em vagas apertadas quanto para facilitar a vida de pessoas com deficiência física. O acionamento elétrico dessas portas será oferecido como opcional. Um elevador para cadeira de rodas também estará disponível para a minivan. A montadora também irá comercializar uma uma cadeira de rodas acessível ao Freed a partir de 20 de junho.
O novo Honda Freed tem a mesma largura do novo Fit de 1.695 mm, porém é maior nas outras medidas. O comprimento do Freed é de 4.215 mm, a altura é de 1.715 mm de altura e o entreeixos mede 2.740 mm de entreeixos.
O modelo será vendido no Japão com tração nas rodas dianteiras ou com tração integral nas quatro rodas. Todas as versões serão equipadas com o mesmo motor quatro cilindros de 1,5 litro com 120 cavalos de potência.
A montadora ainda não informou se o modelo será vendido fora do Japão.