O novo Maserati GranTurismo 2009, um carro que reúne muito luxo e esportividade, chega ao mercado brasileiro com preços que começam em R$ 760 mil. A importadora oficial no país, a Via Europa, pretende comercializar 30 unidades neste ano. O detalhe é que sete pessoas no Brasil já encomendaram um.
O modelo chega equipado com motor 4.2 V8 de 405 cavalos de potência e transmissão automática de seis velocidades. , o modelo traz linhas inspiradas na Pininfarina Birdcage 75º carro-conceito, com distribuição equilibrada de peso no chassi – 49% na frente e 51% na traseira. O veículo ficou bastante "musculoso" e imponente.
Como dispositivos de ignição e injeção integrados, o GranTurismo 2009 traz características que detectam avarias no sistema de controle do motor e de emissões, para garantir que as regras legais nesse quesito serão cumpridas. As unidades de controle eletrônico (ECUs) conversam com os outros sistemas por meio de uma linha CAN (sigla em inglês para área de controle de rede) para otimizar o funcionamento do motor.
No quesito segurança, o carro traz sistemas de freio ABS, sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem - EBD - e ainda um sistema denominado MSP (Programa de Estabilidade Maserati). O Maserati GranTurismo é equipado com aibags laterais incorporados à frente e airbags integrados no painel da porta, de forma a assegurar que os passageiros recebam proteção em caso de impacto lateral.
O motor V8 possui um sistema de escape em aço inoxidável com catalisadores metálicos, melhor do que aqueles feitos de material cerâmico. A utilização dessa tecnologia significa que a densidade das células pode ser reduzida, o que se traduz em uma redução da seção resistente ao fluxo de gases – ou seja, ambientalmente correto.
O preço inicial do GranTurismo 2009 é de R$ 760 mil, já embutido os 150% de impostos, levando-se em conta apenas a importação do veículo produzido na Itália. Outros impostos também ajudam a encarecer o carro para o mercado nacional. Mesmo com um preço tão alto, existe um público seleto e cativo, o de carros de alto luxo, que em 2007 apresentou um crescimento de quase 39% no Brasil.