Depois de divulgar imagens com apenas algumas partes do modelo, a Volkswagen divulgou as fotos oficiais do novo Passat CC (designação oficial para coupé) no Salão de Detroit. O modelo será lançado apenas no terceiro trimestre deste ano, mas os detalhes já foram revelados pela montadora alemã.
Esta nova versão coupé traz o Passat com um novo desenho, ficando 3 cm mais largo e 2 cm mais, para maximizar a aerodinâmica. Outra grande novidade é o teto que traz uma linha firme arredondada que se estende desde o pára-brisa até a traseira, incorporando ainda um novo teto panorâmico de vidro que vai desde o pára-brisa até a coluna B.
Com os principais mercados sendo os E.U.A, Europa Ocidental e Japão, a gama de motorização do Passat Coupé é bastante variada. O motor mais "fraco" da linha é o 2.0 TDi de 140 cv, o qual, segundo a montadora, permite o Passat Coupé registrar a marca de 9.8 segs na aceleração de 0 a 100 km/h, velocidade máxima 213 km/h e consumo médio de 17km/l.
As demais opções são: 2.0 TDi de 170 cv, 1.8 TSI de 160 cv, 2.0 TFSI de 200 cv. Completando a lista, 3.6 V6 FSI de 300 cv é o mais potente da linha, permitindo o Passat Coupé registrar a marca de 5.6 segs na aceleração de 0 a 100 km/h com velocidade máxima de 250 km/h.
O Passat Coupé é equipado com o sistema de Controle Dinâmico de Condução (Dynamic Drive Control), o qual oferece aos opções de direção Sport, Normal e Comfort, permitindo adequar o tipo de direção ao perfil do condutor.
Diversas novidades tecnológicas completam o modelo como o sistema Lane Hold Assist, ou sistema de aviso de controle mudança de faixa capaz de detectar se o carro está mudando de faixa sem ligar a seta de sinalização. Neste caso, o sistema assume o comando da direção corrigindo o percurso.
Para quem tem dificuldade para estacionar, a grande novidade é o Park Assist, um sistema especifico para estacionar capaz de comandar o volante na hora de manobrar, bastando ao motorista apenas acelerar e freiar. E para quem gosta de andar colado, o sistema ACC permite controlar uma distância segura do veículo da frente quando o carro está em movimento.
Seguindo o mesmo padrão da linha Passat, a tração integral 4-Motion será opcional, assim como a nova caixa de câmbio automática DSG de 7 velocidades neste caso.