Lista: os carros globais que devem sair de linha em 2025
Alfa Romeo Giulia, Nissan GT-R, Maserati Ghibli..novo ano será de despedida para alguns modelos icônicos mundialmente
O ano de 2025 acaba de chegar e, com ele, teremos muitas novidades. Também devemos nos preparar para dizer adeus a muitos carros que chegaram ao fim de suas carreiras ou que estão prestes a ser substituídos por novas gerações.
Decisões tomadas há algum tempo pelos respectivos fabricantes, prontos para renovar suas linhas ou racionalizá-las, em alguns casos com foco na eletrificação total, e em outros casos deixando a porta aberta para diferentes soluções de eletrificação, como os híbridos e PHEVs (Plug-In). A hora da despedida nunca é agradável, portanto, prepare seus lenços de papel, pois na lista dos 10 carros que não veremos mais em 2025 há alguns que nos deixam de coração partido.
Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio
Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio
O Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio representou o retorno da marca italiana aos carros de tração traseira. Estávamos em 2015, Stellantis ainda não existia e Sergio Marchionne estava à frente da FCA. Eras geológicas atrás. O sedã de 510 cv havia estreado antes das versões menos exageradas, para mostrar ao mundo do que os mecânicos e engenheiros da Alfa eram capazes.
Alfa Romeo Stelvio
Alfa Romeo Stelvio
A mesma coisa aconteceu com o Stelvio, o primeiro SUV da Alfa Romeo, que em sua versão mais potente escondia sob o capô o V6 derivado da Ferrari usado no sedã. Apresentado em 2016, ele não conseguiu se destacar em um segmento ocupado por Audi Q5, BMW X3 e Mercedes GLC. Em 2025, a nova geração chegará com base na plataforma STLA Large e motores elétricos ou (ao que parece) extensores de autonomia.
Audi A4 Avant
Audi A4
O caso do Audi A4 é um pouco diferente dos demais, já que o sedã e perua médios da alemã se despedem e renasce mcom um novo nome, seguindo a nova filosofia de sua marca: números pares para carros elétricos, números ímpares para carros térmicos e eletrificados. Assim, o Audi A4 se aposenta temporariamente, abrindo caminho para o A5, esperando para retornar como um modelo movido a bateria.
Audi A5 conversível
Audi A5 Coupé e Conversível
Já a versão conversível do Audi A5 não teve a mesma sorte. Com a mudança de nome, as variantes de duas portas e teto de lona não farão mais parte da linha Audi em 2025. Portanto, o nome A5 será usado apenas para o sedã e a perua. Com o fim do A5 conversível, a alemã não terá mais nenhum modelo do tipo em sua linha.
Bugatti Chiron L Ultime
Bugatti Chiron
O último Bugatti Chiron foi entregue em maio de 2024, encerrando uma história de oito anos e 500 unidades, rigorosamente montadas à mão na fábrica francesa de Molsheim. O espaço agora é dado ao Tourbillon, um fascinante hipercarro híbrido de 1.800 cv com um longo motor V16 naturalmente aspirado.
Chevrolet Camaro
Chevrolet Camaro
Desde 2023 o Camaro está começando a se despedir globalmente. Com o fim das suas séries especiais, um dos muscle car mais icônicos deve sair novamente de linha - a primeira vez foi em 2002, em sua quarta geração - sem deixar sucessor direto.
Ferrari 812 Competizione
Ferrari 812
Com a chegada da 12Cilindri, a Ferrari 812 sai de cena, deixando para o herdeiro a tarefa de manter vivo o mito do motor V12 de Maranello. Até a revelação do herdeiro, era a Ferrari não eletrificada mais potente da história, com 830 cv disponíveis na versão Competizione, mais tarde acompanhada pela 12Cilindri.
Ferrari Roma
Ferrari Roma Coupé
Um Gran Turismo criado para celebrar - a começar pelo nome - a Dolce Vita com um novo design que impressionou desde o início. Agora, a Ferrari Roma Coupé está se preparando para se despedir, com seu herdeiro (mais uma vez movido por um V8) previsto para estrear em 2025.
Ferrari SF90 Stradale
Ferrari SF90 Stradale
O híbrido plug-in levado ao mais alto nível, para dirigir alguns quilômetros em silêncio absoluto ou liberar mais de 1.000 cv entre no asfalto. A Ferrari SF90 Stradale representou o máximo em potência e desempenho em Maranello, mas sem ser um carro para poucos. Não era um carro personalizado de tiragem limitada. É claro que os mais de 400.000 euros (R$ 2.5 mi) para levá-la para casa certamente não eram para todos.
Jaguar E-Pace
Jaguar E-Pace
A Jaguar apresentou há alguns dias o conceito que antecipa seu futuro estilístico e mecânico, um polêmico cupê elétrico chamado por enquanto de Type 00. Dele nascerão seus próximos modelos. Um renascimento que retira os modelos atuais da inglesa, deixando apenas o F-Pace para representar os dias de outrora. Adeus, então, ao E-Pace, o SUV médio, esmagado pela concorrência alemã (e seu "primo", o Range Rover Evoque).
Jaguar F-Type
Jaguar F-Type
O herdeiro espiritual do E-Type cativou legiões de entusiastas e não entusiastas, especialmente com suas versões com motor V8 turbo. Um dos carros mais bonitos do século XXI, produzido pela última vez em junho em duas versões especiais.
Jaguar I-Pace
Jaguar I-Pace
O Type 00 não será o primeiro Jaguar elétrico, a marca inglesa já havia adotado uma motorização desse tipo em 2018 com o I-Pace, um SUV cupê movido a bateria que representa um primeiro passo na revolução da empresa. Com 470 km de alcance e 400 cv de potência, ele foi atualizado no início de 2023, apenas para ser aposentado pouquíssimo tempo depois.
Jaguar XF 300 Sport
Jaguar XF
Apresentado em 2008 já sob propriedade da indiana Tata, o Jaguar XF foi o herdeiro do muito criticado S-Type produzido sob o guarda-chuva da Ford. Um sedã clássico com formas elegantes, atualizado com nova geração em 2015.
Lancia Ypsilon 2023
Lancia Ypsilon
A produção da geração anterior do Lancia Ypsilon, codinome 846, também terminará em 2025, após 13 anos no mercado, durante os quais foi produzido em várias versões e com motores a gasolina, diesel e gás natural. A nova geração é baseada agora na base CMP, a mesma de Citroën C3 e Peugeot 208.
Maserati Ghibli 334 Ultima
Maserati Ghibli
Uma despedida anunciada já em 2022 e que em 2025 será totalmente concretizada. Neste ano, será o primeiro ano sem um Maserati Ghibli em produção, após uma carreira de 11 anos de altos e baixos, que terminou com o Ghibli 334 Ultima, um adeus do esportivo que já foi considerado o sedã de produção mais rápido do mundo.
Maserati Levante
Maserati Levante
O Maserati Levante se despediu em 31 de março do ano passado com o fim da produção na fábrica de Mirafiori, mas algumas unidades ainda estão em estoque, que deve acabar agora em 2025. O primeiro SUV da marca levou o DNA da empresa (elegância e esportividade) a uma nova dimensão e, embora não tenha superado seus concorrentes alemães, teve muitos admiradores.
Grande Final do Maserati Quattroporte
Maserati Quattroporte
O Maserati Quattroporte Grand Finale representou o fim da carreira do carro-chefe da marca produzido em cinco gerações entre 1963 e 2024. Seu herdeiro - que deve ser 100% elétrico - estava previsto para chegar em 2025, mas no início de 2024 a empresa anunciou um atraso no cronograma inicial devido a uma reformulação no estilo a ser dado a ele.
MINI Clubman, o último exemplar produzido
MINI Clubman
A produção do MINI Clubman terminou em fevereiro passado, portanto, tecnicamente, teremos o primeiro ano sem a pequena perua britânica em 2025. Um modelo ofuscado pelo sucesso do modelo de 3 portas e do Countryman, cujo lugar foi ocupado pelo Aceman, disponível apenas com motores elétricos.
Porsche Boxster e Cayman
Porsche Boxster e Cayman
Aqui valem as aspas: a despedida do Porsche Boxster e do Cayman afetará, na verdade, apenas a Europa, devido ao fato de eles atenderem às novas regulamentações de segurança cibernética da UE Unece / R155 e R156. Seus herdeiros serão elétricos.
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