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Lista: os carros globais que devem sair de linha em 2025

Alfa Romeo Giulia, Nissan GT-R, Maserati Ghibli..novo ano será de despedida para alguns modelos icônicos mundialmente

Auto adeus 2025
Foto de: Motor1 Italy

O ano de 2025 acaba de chegar e, com ele, teremos muitas novidades. Também devemos nos preparar para dizer adeus a muitos carros que chegaram ao fim de suas carreiras ou que estão prestes a ser substituídos por novas gerações.

Decisões tomadas há algum tempo pelos respectivos fabricantes, prontos para renovar suas linhas ou racionalizá-las, em alguns casos com foco na eletrificação total, e em outros casos deixando a porta aberta para diferentes soluções de eletrificação, como os híbridos e PHEVs (Plug-In). A hora da despedida nunca é agradável, portanto, prepare seus lenços de papel, pois na lista dos 10 carros que não veremos mais em 2025 há alguns que nos deixam de coração partido.

<p>Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio</p>

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio

O Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio representou o retorno da marca italiana aos carros de tração traseira. Estávamos em 2015, Stellantis ainda não existia e Sergio Marchionne estava à frente da FCA. Eras geológicas atrás. O sedã de 510 cv havia estreado antes das versões menos exageradas, para mostrar ao mundo do que os mecânicos e engenheiros da Alfa eram capazes.

<p>Alfa Romeo Stelvio</p>

Alfa Romeo Stelvio

Alfa Romeo Stelvio 

A mesma coisa aconteceu com o Stelvio, o primeiro SUV da Alfa Romeo, que em sua versão mais potente escondia sob o capô o V6 derivado da Ferrari usado no sedã. Apresentado em 2016, ele não conseguiu se destacar em um segmento ocupado por Audi Q5, BMW X3 e Mercedes GLC. Em 2025, a nova geração chegará com base na plataforma STLA Large e motores elétricos ou (ao que parece) extensores de autonomia.

<p>Audi A4 Avant</p>

Audi A4 Avant

Audi A4

O caso do Audi A4 é um pouco diferente dos demais, já que o sedã e perua médios da alemã se despedem e renasce mcom um novo nome, seguindo a nova filosofia de sua marca: números pares para carros elétricos, números ímpares para carros térmicos e eletrificados. Assim, o Audi A4 se aposenta temporariamente, abrindo caminho para o A5, esperando para retornar como um modelo movido a bateria. 

<p>Audi A5 conversível</p>

Audi A5 conversível

Audi A5 Coupé e Conversível

Já a versão conversível do Audi A5 não teve a mesma sorte. Com a mudança de nome, as variantes de duas portas e teto de lona não farão mais parte da linha Audi em 2025. Portanto, o nome A5 será usado apenas para o sedã e a perua. Com o fim do A5 conversível, a alemã não terá mais nenhum modelo do tipo em sua linha.

<p>Bugatti Chiron L Ultime</p>

Bugatti Chiron L Ultime

Bugatti Chiron 

O último Bugatti Chiron foi entregue em maio de 2024, encerrando uma história de oito anos e 500 unidades, rigorosamente montadas à mão na fábrica francesa de Molsheim. O espaço agora é dado ao Tourbillon, um fascinante hipercarro híbrido de 1.800 cv com um longo motor V16 naturalmente aspirado.

<p>Chevrolet Camaro</p>

Chevrolet Camaro

Chevrolet Camaro

Desde 2023 o Camaro está começando a se despedir globalmente. Com o fim das suas séries especiais, um dos muscle car mais icônicos deve sair novamente de linha - a primeira vez foi em 2002, em sua quarta geração - sem deixar sucessor direto. 

<p>Ferrari 812 Competizione</p>

Ferrari 812 Competizione

Ferrari 812

Com a chegada da 12Cilindri, a Ferrari 812 sai de cena, deixando para o herdeiro a tarefa de manter vivo o mito do motor V12 de Maranello. Até a revelação do herdeiro, era a Ferrari não eletrificada mais potente da história, com 830 cv disponíveis na versão Competizione, mais tarde acompanhada pela 12Cilindri.

<p>Ferrari Roma</p>

Ferrari Roma

Ferrari Roma Coupé

Um Gran Turismo criado para celebrar - a começar pelo nome - a Dolce Vita com um novo design que impressionou desde o início. Agora, a Ferrari Roma Coupé está se preparando para se despedir, com seu herdeiro (mais uma vez movido por um V8) previsto para estrear em 2025.

<p>Ferrari SF90 Stradale</p>

Ferrari SF90 Stradale

Ferrari SF90 Stradale

O híbrido plug-in levado ao mais alto nível, para dirigir alguns quilômetros em silêncio absoluto ou liberar mais de 1.000 cv entre no asfalto. A Ferrari SF90 Stradale representou o máximo em potência e desempenho em Maranello, mas sem ser um carro para poucos. Não era um carro personalizado de tiragem limitada. É claro que os mais de 400.000 euros (R$ 2.5 mi) para levá-la para casa certamente não eram para todos. 

<p>Jaguar E-Pace</p>

Jaguar E-Pace

Jaguar E-Pace

A Jaguar apresentou há alguns dias o conceito que antecipa seu futuro estilístico e mecânico, um polêmico cupê elétrico chamado por enquanto de Type 00. Dele nascerão seus próximos modelos. Um renascimento que retira os modelos atuais da inglesa, deixando apenas o F-Pace para representar os dias de outrora. Adeus, então, ao E-Pace, o SUV médio, esmagado pela concorrência alemã (e seu "primo", o Range Rover Evoque).

<p>Jaguar F-Type</p>

Jaguar F-Type

Jaguar F-Type

O herdeiro espiritual do E-Type cativou legiões de entusiastas e não entusiastas, especialmente com suas versões com motor V8 turbo. Um dos carros mais bonitos do século XXI, produzido pela última vez em junho em duas versões especiais.

<p>Jaguar I-Pace</p>

Jaguar I-Pace

Jaguar I-Pace

O Type 00 não será o primeiro Jaguar elétrico, a marca inglesa já havia adotado uma motorização desse tipo em 2018 com o I-Pace, um SUV cupê movido a bateria que representa um primeiro passo na revolução da empresa. Com 470 km de alcance e 400 cv de potência, ele foi atualizado no início de 2023, apenas para ser aposentado pouquíssimo tempo depois. 

<p>Jaguar XF 300 Sport</p>

Jaguar XF 300 Sport

Jaguar XF

Apresentado em 2008 já sob propriedade da indiana Tata, o Jaguar XF foi o herdeiro do muito criticado S-Type produzido sob o guarda-chuva da Ford. Um sedã clássico com formas elegantes, atualizado com nova geração em 2015.

Lancia Ypsilon 2023

Lancia Ypsilon 2023

Lancia Ypsilon

A produção da geração anterior do Lancia Ypsilon, codinome 846, também terminará em 2025, após 13 anos no mercado, durante os quais foi produzido em várias versões e com motores a gasolina, diesel e gás natural. A nova geração é baseada agora na base CMP, a mesma de Citroën C3 e Peugeot 208.

<p>Maserati Ghibli 334 Ultima</p>

Maserati Ghibli 334 Ultima

Maserati Ghibli

Uma despedida anunciada já em 2022 e que em 2025 será totalmente concretizada. Neste ano, será o primeiro ano sem um Maserati Ghibli em produção, após uma carreira de 11 anos de altos e baixos, que terminou com o Ghibli 334 Ultima, um adeus do esportivo que já foi considerado o sedã de produção mais rápido do mundo.

<p>Maserati Levante</p>

Maserati Levante

Maserati Levante

O Maserati Levante se despediu em 31 de março do ano passado com o fim da produção na fábrica de Mirafiori, mas algumas unidades ainda estão em estoque, que deve acabar agora em 2025. O primeiro SUV da marca levou o DNA da empresa (elegância e esportividade) a uma nova dimensão e, embora não tenha superado seus concorrentes alemães, teve muitos admiradores.

<p>Grande Final do Maserati Quattroporte</p>
Foto de: Maserati

Grande Final do Maserati Quattroporte

Maserati Quattroporte

O Maserati Quattroporte Grand Finale representou o fim da carreira do carro-chefe da marca produzido em cinco gerações entre 1963 e 2024. Seu herdeiro - que deve ser 100% elétrico - estava previsto para chegar em 2025, mas no início de 2024 a empresa anunciou um atraso no cronograma inicial devido a uma reformulação no estilo a ser dado a ele. 

<p>MINI Clubman, o último exemplar produzido</p>

MINI Clubman, o último exemplar produzido

MINI Clubman

A produção do MINI Clubman terminou em fevereiro passado, portanto, tecnicamente, teremos o primeiro ano sem a pequena perua britânica em 2025. Um modelo ofuscado pelo sucesso do modelo de 3 portas e do Countryman, cujo lugar foi ocupado pelo Aceman, disponível apenas com motores elétricos. 

<p>Porsche Boxster e Cayman</p>

Porsche Boxster e Cayman

Porsche Boxster e Cayman

Aqui valem as aspas: a despedida do Porsche Boxster e do Cayman afetará, na verdade, apenas a Europa, devido ao fato de eles atenderem às novas regulamentações de segurança cibernética da UE Unece / R155 e R156. Seus herdeiros serão elétricos.

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