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BMW M4 CS: dirigimos o esportivo com apenas 35 unidades no Brasil!

Isso se você achar algum ainda sem dono, pois são apenas 35 unidades no país

BMW M4 CS (2024)

Diferente da geração anterior (F82), o BMW M4 não chegou ao Brasil oficialmente na geração atual (G82) até então. Dessa vez, é uma peça bem exclusiva, apenas na versão CS, com 35 unidades importadas oficialmente pelo preço de R$ 1.399.950. De tão exclusivo, tivemos que ir aos Estados Unidos dirigir o esportivo, já que as unidades brasileiras já estavam reservadas...

Não é pouco dinheiro, mas estamos falando da versão mais extrema do BMW M4 que você pode colocar nas ruas. Mais potente, mais leve e mais preparado, o M4 CS nos apresenta como um carro a combustão ainda tem importância mesmo dentro de uma empresa que investe cada vez mais na eletrificação - aliás, como boa parte da família BMW M. Vou te dar motivos para procurar uma dessas 35 unidades...

Não é apenas um M4 diferentão...

Para receber a assinatura CS, os modelos da BMW M tem diversas modificações, como mais potência, menor peso, aerodinâmica aprimorada e melhores componentes de freios e suspensão - apesar de ter sido usada pela primeira vez no M4 F82 de 2017, a escola vem do BMW M3 E30 Evolution, de 1988. Vamos fazer esse checklist pra saber se este M4 merece mesmo ser um CS.

Para começar, o motor S58 foi desenvolvido especificamente para modelos M e também deriva para o conjunto usado nas pistas pela divisão esportiva. O 3.0, 6-cilindros em linha com dois turbo monofluxo, tem componentes forjados, mais resistentes e leves, além de sistemas de lubrificação e arrefecimento pensados para esse uso mais extremo. De tão bom, para ir ao M4 CS, "só" aumentaram a pressão dos turbos para 2,1 bar e reprogramaram a central do motor. Chegou aos 550 cv e 66,3 kgfm (40 cv e o mesmo torque do M3 Competition, que usa 1,7 bar). O sistema de escape é exclusivo, valvulado, mais livre e com um silenciador traseiro em titânio. 

BMW M4 CS (2024)
BMW M4 CS (2024)
BMW M4 CS (2024)

Para reduzir o peso, o M4 CS tem capô, teto, splitter dianteiro, entradas de ar, capas dos retrovisores, difusor traseiro e spoiler traseiro em fibra de carbono reforçada, além das rodas, de 19" na dianteira e 20" na traseira, forjadas. Por dentro, além de peças no mesmo material, o console central é menor, sem apoio de braços e sem algumas tampas justamente para tirar peso que você não vai usar nas pistas. 

Faltam ainda as mudanças em freio, suspensão e até transmissão. O M4 CS usa o câmbio automático de 8 marchas específico da M - por dentro, até as aletas para as trocas no volante são em carbono. Como no M4 normal, há três modos selecionáveis exclusivos para as trocas, variando de algo confortável a uma programação focada nas pistas. 

BMW M4 CS (2024)

Só que temos uma mágica aqui. O M4 CS é sempre com tração integral, com diferencial central ativo e eixo traseiro blocante, que pode variar para até 100% do torque na traseira ou a distribuição automática entre os dois com um conjunto de embreagens que recebeu fluído específico para o uso mais extremo.

Junto, todo o conjunto de molas, amortecedores e barras são exclusivos do M4 CS, assim como ajustes de alinhamento e cambagem, com direito a molas auxiliares e mais barras de amarração da carroceria, além dos amortecedores adaptativos específicos - até os coxins do motor são exclusivos, mais firmes, para repassar mais rápido a potência ao chão. 

BMW M4 CS (2024)

Mais potência, mais controle

Já tive em minhas mãos os BMW M3 Competition e, mais recente, o M2. Em comum, eles são brutais e puros, mas que com tração traseira, pedem cuidado e mais experiência para realmente colocar no chão tudo o que oferecem com segurança. O BMW M4 CS é diferente justamente pelo sistema de tração xDrive, mesmo ainda mais potente. 

Os bancos concha, o interior diferentes e até mesmo os faróis com as luzes diurnas amareladas, não tem como confundir o M4 CS com algum outro BMW Série 4. Pra que apoio de braços? Ele tem os mesmos ajustes e seletores do M3 e M2, mas um extra cuida do sistema de tração - se colocar no 2WD, ele sabe que lá vem bagunça e já desliga os controles de tração e estabilidade. 

BMW M4 CS (2024)

É relativamente dócil pelas ruas - ainda mais nos Estados Unidos, onde tem viaturas escondidas...-, mas dá para sentir que é mais firme que os irmãos M, além de mais presente o belo ronco do 6-em-linha. A principal diferença é que, quando cravei o pé, ele disparou em linha reta, sem balançar a traseira e dar os sustos que conheci no Brasil. A BMW fala em um 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, o que não duvido. 

Não consegui o levar para uma pista fechada e não queria arriscar meu passaporte, mas deu para sentir como o M4 CS é superior tecnicamente. É um conjunto equilibrado para uso comum, mas que vai deixar muito carro mais forte para trás, ou alguns mais caros, dependendo do que acontecer. 

BMW M4 CS (2024)

O BMW mais caro no Brasil

A questão do seu preço é algo que podemos discutir. Palmas para a BMW que trouxe ao Brasil, mesmo que poucas unidades, esta versão do M4 que significa bastante. A etiqueta de R$ 1,4 milhão é pesada, com quase o dobro de um M3 Competition, mas aqui você mais paga pela exclusividade que pela preparação extra feita. Mas, por favor, se achar um sem dono, o adote e leve para as pistas. Não o condene a viver escondido na garagem...

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