BMW M4 CS: dirigimos o esportivo com apenas 35 unidades no Brasil!
Isso se você achar algum ainda sem dono, pois são apenas 35 unidades no país
Diferente da geração anterior (F82), o BMW M4 não chegou ao Brasil oficialmente na geração atual (G82) até então. Dessa vez, é uma peça bem exclusiva, apenas na versão CS, com 35 unidades importadas oficialmente pelo preço de R$ 1.399.950. De tão exclusivo, tivemos que ir aos Estados Unidos dirigir o esportivo, já que as unidades brasileiras já estavam reservadas...
Não é pouco dinheiro, mas estamos falando da versão mais extrema do BMW M4 que você pode colocar nas ruas. Mais potente, mais leve e mais preparado, o M4 CS nos apresenta como um carro a combustão ainda tem importância mesmo dentro de uma empresa que investe cada vez mais na eletrificação - aliás, como boa parte da família BMW M. Vou te dar motivos para procurar uma dessas 35 unidades...
Não é apenas um M4 diferentão...
Para receber a assinatura CS, os modelos da BMW M tem diversas modificações, como mais potência, menor peso, aerodinâmica aprimorada e melhores componentes de freios e suspensão - apesar de ter sido usada pela primeira vez no M4 F82 de 2017, a escola vem do BMW M3 E30 Evolution, de 1988. Vamos fazer esse checklist pra saber se este M4 merece mesmo ser um CS.
Para começar, o motor S58 foi desenvolvido especificamente para modelos M e também deriva para o conjunto usado nas pistas pela divisão esportiva. O 3.0, 6-cilindros em linha com dois turbo monofluxo, tem componentes forjados, mais resistentes e leves, além de sistemas de lubrificação e arrefecimento pensados para esse uso mais extremo. De tão bom, para ir ao M4 CS, "só" aumentaram a pressão dos turbos para 2,1 bar e reprogramaram a central do motor. Chegou aos 550 cv e 66,3 kgfm (40 cv e o mesmo torque do M3 Competition, que usa 1,7 bar). O sistema de escape é exclusivo, valvulado, mais livre e com um silenciador traseiro em titânio.
Para reduzir o peso, o M4 CS tem capô, teto, splitter dianteiro, entradas de ar, capas dos retrovisores, difusor traseiro e spoiler traseiro em fibra de carbono reforçada, além das rodas, de 19" na dianteira e 20" na traseira, forjadas. Por dentro, além de peças no mesmo material, o console central é menor, sem apoio de braços e sem algumas tampas justamente para tirar peso que você não vai usar nas pistas.
Faltam ainda as mudanças em freio, suspensão e até transmissão. O M4 CS usa o câmbio automático de 8 marchas específico da M - por dentro, até as aletas para as trocas no volante são em carbono. Como no M4 normal, há três modos selecionáveis exclusivos para as trocas, variando de algo confortável a uma programação focada nas pistas.
Só que temos uma mágica aqui. O M4 CS é sempre com tração integral, com diferencial central ativo e eixo traseiro blocante, que pode variar para até 100% do torque na traseira ou a distribuição automática entre os dois com um conjunto de embreagens que recebeu fluído específico para o uso mais extremo.
Junto, todo o conjunto de molas, amortecedores e barras são exclusivos do M4 CS, assim como ajustes de alinhamento e cambagem, com direito a molas auxiliares e mais barras de amarração da carroceria, além dos amortecedores adaptativos específicos - até os coxins do motor são exclusivos, mais firmes, para repassar mais rápido a potência ao chão.
Mais potência, mais controle
Já tive em minhas mãos os BMW M3 Competition e, mais recente, o M2. Em comum, eles são brutais e puros, mas que com tração traseira, pedem cuidado e mais experiência para realmente colocar no chão tudo o que oferecem com segurança. O BMW M4 CS é diferente justamente pelo sistema de tração xDrive, mesmo ainda mais potente.
Os bancos concha, o interior diferentes e até mesmo os faróis com as luzes diurnas amareladas, não tem como confundir o M4 CS com algum outro BMW Série 4. Pra que apoio de braços? Ele tem os mesmos ajustes e seletores do M3 e M2, mas um extra cuida do sistema de tração - se colocar no 2WD, ele sabe que lá vem bagunça e já desliga os controles de tração e estabilidade.
É relativamente dócil pelas ruas - ainda mais nos Estados Unidos, onde tem viaturas escondidas...-, mas dá para sentir que é mais firme que os irmãos M, além de mais presente o belo ronco do 6-em-linha. A principal diferença é que, quando cravei o pé, ele disparou em linha reta, sem balançar a traseira e dar os sustos que conheci no Brasil. A BMW fala em um 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, o que não duvido.
Não consegui o levar para uma pista fechada e não queria arriscar meu passaporte, mas deu para sentir como o M4 CS é superior tecnicamente. É um conjunto equilibrado para uso comum, mas que vai deixar muito carro mais forte para trás, ou alguns mais caros, dependendo do que acontecer.
O BMW mais caro no Brasil
A questão do seu preço é algo que podemos discutir. Palmas para a BMW que trouxe ao Brasil, mesmo que poucas unidades, esta versão do M4 que significa bastante. A etiqueta de R$ 1,4 milhão é pesada, com quase o dobro de um M3 Competition, mas aqui você mais paga pela exclusividade que pela preparação extra feita. Mas, por favor, se achar um sem dono, o adote e leve para as pistas. Não o condene a viver escondido na garagem...
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