Nos últimos anos, o mercado brasileiro vem abandonando cada vez mais a preferência por modelos com três pedais sendo um deles o da embreagem. Seja pela proximidade de custo com os modelos automáticos, seja pelo trânsito nas grandes cidades, os automáticos estão começando a dominar o mercado.
Hoje, existem cerca de 15 modelos manuais no país que não podem ser considerados básicos. Apesar da chegada de SUVs como o Citroën Basalt Feel 1.0 MT, a maioria dos modelos que mantêm o câmbio manual como opção a oferece versões de entrada com motor 1.0 aspirado e/ou focada para frotistas.
Nesta lista, focamos nas versões disponíveis motorização superior ao básico 1.0 aspirado, mas que também são vendidas para o público de pessoa física, deixando de lado utilitários, como Fiat Fiorino e Renault Kangoo. Então não espere ver Fiat Mobi e Renault Kwid por aqui, mas deixamos espaço para dois dos raros casos em que você ainda pode ter o câmbio manual em um modelo verdadeiramente esportivo. No caso Veja abaixo todos os veículos e seus respectivos preços.
Feito para concorrer com os VW Polo Track e Polo Robust, seu pacote de equipamentos tem o básico, como direção elétrica, ar-condicionado e vidros dianteiros elétricos, mas pode receber como opcional o Pack Comfort, com central multimídia com tela de 7", sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina e porta USB, além de acessórios.
Um dos modelos preferidos pelo consumidor quando o assunto é utilização para serviços de aplicativo, o sedã Cronos na versão Drive 1.3 MT traz um pacote honesto de equipamentos por R$ 101.990, com central multimídia de 7', follow me home, sensor de estacionamento traseiro, volante com regulagem de altura, entre outros. Há ainda o pacote S-Design, que acrescenta R$ 4.090, e traz ar-condicionado digital, rodas de liga-leve aro 15 escurecidas, retrovisores em preto, spoiler traseiro, dentre outros.
Focado em frotistas, a nova encarnação da versão Sense do Virtus agora tem foco no público PcD e Frotista, sendo uma espécie de ''Polo Track'' do sedã, mas trazendo a motorização turbo. Chega por R$ 103.990, cerca de R$ 11.400 mais em conta que a antiga versão de entrada do sedã, a 170 TSI. Nos itens de série, traz 6 airbags, ar-condicionado, direção elétrica, banco traseiro bipartido, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função 'tilt down' no lado direito e faróis de LED com luz de condução diurna integrada.
Um dos últimos modelos lançados com câmbio manual no mercado brasileiro, o Kardian se diferencia por trazer o mesmo nível de equipamentos da versão Evolution automatizada, mas custando R$ 11.100 a menos. Na lista de equipamentos, traz de série barras no teto na cor preta, calotas com aro de 16", 6 airbags, assistente de partida em rampa, controle e limitador de velocidade, sensores de estacionamento e câmera de ré, painel digital de 7", central multimídia com tela de 8 " com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, retrovisores elétricos e ar-condicionado digital.
Um dos únicos hatchbacks 1.0 turbo manuais do mercado, o Chevrolet Onix está disponível com câmbio de três pedais na versão intermediaria, a LT. Em 2025, o modelo, assim como sua variante sedã e o SUV Tracker devem receber mudanças visuais e de motorização, adotando injeção direta. Por enquanto, traz de série MyLink, partida sem chave, câmera de ré, rodas de aço de 15", 6 airbags, ar condicionado manual, direção elétrica, entre outros.
Versão de entrada do SUV compacto da marca italiana, é equipado com o mesmo motor 1.3 Firefly de Argo e Cronos. De série, traz 4 airbags, ar condicionado automático e digital, direção elétrica, central multimídia de 8,4' ", follow me home, sensor de pressão dos pneus, rodas de aço aro 16 e piloto automático.
Desde a reestilização promovida há cerca de dois anos, as versões com motor turbo do Polo utilizam a versão 170 do motor TSI, a mesma que era utilizada no Up!. Isso levou a algumas simplificações, como a retirada do freio a disco na traseira (presente só na versão GTS). Ainda sim, o hatchback ganhou uma configuração até então inédita, unindo o motor TSI ao câmbio manual, antes restrito ao motor 1.6 16V MSI. Traz de série Direção elétrica, volante multifuncional, painel de instrumentos digital de 8', faróis de LED, piloto automático, multimídia de 10,1 ", dentre outros.
A versão sedã do Onix também receberá as mesmas mudanças do hatch em breve. Com a chegada da concorrência renovada e do Proconve L8 em 2025, os dois compactos da Chevrolet devem aderir à injeção direta aos motores 1.0 12V Turbo. Na versão LT sedã, banco do motorista com regulagem de altura, multimídia de 8″, coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, retrovisores externos elétricos e maçanetas na cor do carro, OnStar, projeção da tela do smartphone sem cabo, roda de aço de 15" com calotas em dois tons e Wi-Fi.
A Oroch ainda é baseada na 1ª geração do SUV Duster, de 2011, e já mostra sinais da idade. Ainda sim, aposta no custo-beneficio. Com preço de picapes menores, a Oroch traz mais espaço interno (e externo) com a mesma robustez do carro que lhe deu origem. De série, a versão PRO traz somente o básico, com para-choques e retrovisores pretos, rodas de ferro aro 16, ar condicionado manual, direção eletro-hidráulica e motor 1.6 SCe.
Maior SUV com opção de câmbio manual disponível, o Duster sofreu modificações na linha 2025 para se distanciar do Kardian e ocupar o lugar do finado Captur. Na versão de entrada Intense Plus, traz 6 airbags, direção elétrica, ar condicionado manual, rodas de liga leve de 16", volante com regulagem, piloto automático, multimídia de 8 ", entre outros.
A nova geração da picape da Chevrolet - a terceira - tem porte próximo ao de um Fiat Toro e de uma Renault Oroch, e vem equipada somente com o motor 1.2 Turbo que também está presente no SUV Tracker. Na versão LT manual, traz poucos luxos, vindo com faróis alógenos, rodas de ferro com calotas aro 17, 6 airbags, OnStar, multimídia com tela de 8" , câmera de ré, alerta de colisão, computador de bordo com tela TFT de 3,5”, acendimento automático dos faróis, luz diurna em LEDs, direção elétrica, volante com regulagem de altura, assistente de partida em rampas, limitador de velocidade, monitor de pressão dos pneus, ar-condicionado, vidros e travas elétricos e protetor de caçamba.
Entrando no hall dos esportivos, o GR Corolla chegou em 2023 como o exato oposto da sua versão sedã: apenas na carroceria hatchback, com perfil e motorização esportiva e câmbio manual. Vendido em duas versões, escolhemos colocar a versão Core justamente por ser a mais barata - ou menos cara - do esportivo. De série, vem com sistema Toyota Safety Sense, motor 1.6 turbo, ar condicionado dual zone, banco traseiro bipartido, 6 airbags, dentre outros.
Assim como seu conterrâneo Corolla, o Civic Type-R representa o suprassumo dos japoneses esportivos hoje disponíveis no Brasil, marcando também o retorno da carroceria hatch ao modelo, que foi oferecida nos anos 90. Trazendo motor 2.0 Turbo, tem pacote bem similar ao concorrente da Toyota, trazendo de série sistema de som premium BOSE ® com 12 alto-falantes, painel digital TFT 10.2" de alta resolução, ar digital dual zone, ACC, ajuste automático de farol, dentre outros.
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