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De Ranger a Shark: as versões mais baratas das picapes médias automáticas

Assim como os SUVs, as picapes estão na crista da onda, veja as mais em conta para quem quer caminhonete sem pedal de embreagem

Ford Ranger Black 2025
Foto de: Ford

Apesar de as picapes serem conhecidas como veículos para trabalho, boa parte do mercado do segmento de médias prefere a transmissão automática na hora da compra. Mas o que cada versão de entrada oferece ao comprador que procura esse conforto, além da autonomia e o bom espaço para ocupantes e versatilidade da caçamba?

Listamos por ordem de preço as versões de entrada das picapes médias vendidas no Brasil com o câmbio automático, o que trazem de equipamentos e as faltas sentidas quando as comparamos com as mais caras. Vale observar que todas as médias já ultrapassam os R$ 200 mil de tabela, sendo a maioria até acima dos R$ 250 mil. Veja as opções mais em conta de cada uma delas abaixo:

Ford Ranger Black 2025
Foto de: Ford

Ford Ranger Black 2.0L 4x2 AT Diesel – R$ 219.990

Com uma boa margem, a Ford Ranger Black é a mais barata da lista, mas ainda acima dos R$ 200 mil. Utiliza a mesma motorização 2.0 turbodiesel de outras configurações, com 170 cv e 41,2 kgfm de torque, associada ao câmbio de 6 marchas.

De série, o pacote de equipamentos é bem semelhante ao da Ranger XLS, com 7 airbags; painel de instrumentos com tela de 8"; sistema multimídia com tela de 10" com espelhamentos sem fios e atualizações remotas; acendimento automático dos faróis; seletor de modos de condução; carregador por indução; câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro entre os principais. 

Entretanto, para manter o preço menos caro, a Ford abriu mão da tração 4x2, sendo melhor no uso urbano e em terrenos fora-de-estrada não muito pesados. Por R$ 219.990, a Ranger Black se aproxima de picapes menores, como a Fiat Toro Ranch, por R$ 219.990 e as Ford Maverick Lariat FX4, a partir de R$ 229.500; e a Ram Rampage Rebel, por R$ 254.990.

Comparativo Fiat Titano vs. JAC Hunter - visual traseiro da Titano
Foto de: Motor1.com

Fiat Titano Volcano Turbodiesel AT 4X4 - R$ 239.990

Com muita herança da Peugeot Landtrek e da Changan Hunter, a Titano sofre para se desvencilhar de um utilitário focado no trabalho e mostrar seu potencial para clientes que querem uma picape para o dia a dia. Apesar disso, a italiana tem predicados: é equipada com motor BlueHDi 2.2, que também é utilizado nos furgões Ducato, Boxer e Jumper, é robusto e, apesar de não ser dos mais fortes, é utilizado em diversos outros modelos do grupo Stellantis. O câmbio automático tem 6 marchas e a picape ainda oferece tração 4x4 com reduzida.

Nos seus itens de série, traz direção hidráulica, computador de bordo, ar-condicionado analógico, multimídia de 10" (com conexão para Apple CarPlay e Android Auto via cabo), além de 6 airbags. Apenas o essencial nessa faixa de preço. Por mais R$ 20.000, há a topo de linha Ranch, que acrescenta ar digital de duas zonas, faróis e limpadores com acendimento automático, sensores dianteiros e traseiros e saída de ventilação no banco traseiro. Uma boa diferença. No entanto, nenhuma das versões da picape da Fiat conta com sistemas de auxílio à condução (ADAS) de série.

Toyota Hilux STD Power Pack
Foto de: Toyota

Toyota Hilux STD Power Pack AT - R$ 251.390

Nova versão de entrada da picape japonesa sem pedal de embreagem, a versão STD Power Pack é bem franciscana, tendo rodas de aço de 17", faróis halógenos, retrovisores e maçanetas sem pintura, Já por dentro, há ar condicionado manual, forração de vinil para cabine e bancos, além de encostos de cabeça dianteiros fixos.

Em contrapartida, há tela multimídia de 9" sensível ao toque, rádio com MP3, entrada USB, conexão Bluetooth, conexão sem fio para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto e Apple CarPlay.  Já na segurança, conta com 7 airbags. O motor é o mesmo 2.8 turbodiesel de 4 cilindros capaz de entregar 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque. É atrelado à transmissão automática de 6 marchas e à caixa de redução para tração 4x4.

Nissan Frontier Platinum vs. Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S (comparativo)

Nissan Frontier SE AT 4X4 - R$256.390

Na versão SE, a picape vem com o câmbio automático de 7 marchas, usa o motor 2.3 diesel biturbo com 190 cv e 45,9 kgfm de torque. A tração também é 4x4 com reduzida. Entre os equipamentos, sistema multimídia com tela de 8" e espelhamento, câmera de ré, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, mas apenas 2 airbags. Se destaca pela suspensão traseira com molas helicoidais, não feixes como tradicionalmente no segmento.

Mitsubishi L200 Triton Outdoor 2021

Mitushibishi L200 Triton Outdoor GLS - R$ 256.990

A versão de entrada da L200, na versão Outdoor GLS, já traz tração 4x4 com reduzida e parte de R$ 256.990, aproximando-se das picapes médias mais baratas do segmento. Como destaque, traz sistema de som multimídia JBL, que também é seu defeito, pois tem somente 7". Sob o capô, oferece um 2.4 turbodiesel de 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque, além de transmissão automática de 5 marchas. 

JAC Hunter HD 4×4 AT - R$ 259.900

Avaliação JAC Hunter HD 4x4 - visual traseiro
Foto de: Motor1.com

Recém-lançada, a picape da JAC Motors se destaca por vir em versão única, por R$ 259.990, e trazer um pacote bem recheado de série. Entre os destaques, tem painel digital, teto solar, lanternas e faróis de LED.  Na motorização, traz um 2.0 turbodiesel que entrega 191 cv e 46,9 kgfm de torque. Ainda sim, conta com câmbio ZF de 8 marchas, o que deve aliviar alguns receios que possíveis compradores mais tradicionais do segmento possam ter. A tração também é 4x4 com reduzida.

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor - R$ 267.490

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Seguindo a receita da Outdoor sem as mudanças visuais, a versão Sport Outdoor inclui apliques plásticos nas caixas-de-roda, adesivos com o logotipo da versão, rodas de 18" com pintura exclusiva, para-choque frontal e grade na grafite fosco, além de retrovisores e rack de teto revestidos na mesma tonalidade.  A lista de equipamentos inclui assistente de frenagem de emergência, assistente de partida em rampas, controle ativo de tração e estabilidade, multimídia de 7" da marca JBL, câmera de ré, ar-condicionado digital automático, volante com ajuste de altura e profundidade, assistente de condução com trailer, entre outros. 

Sob o capô, o motor 2.4 turbodiesel desenvolve 190 cv e câmbio de 6 marchas, enquanto o sistema de tração 4x4 com reduzida é item de série e conta com acionamento eletrônico.

Chevrolet S10 ZR1 2.8 Diesel 4X4 - R$ 288.990

Chevrolet S10 Z71 2025

Por fora, a S10 Z71 2025 se diferencia pela dianteira com elementos pintados em preto brilhante no lugar dos cromados da High Country e da pintura na cor da carroceria da LTZ. Há rodas 18", molduras plásticas nas caixas-de-roda, maçanetas também em preto brilhante, estribos laterais e, por fim, chamativo santo-antônio na traseira.  

A lista de equipamentos inclui faróis full-LED, 6 airbags, partida por botão, travas por aproximação e mais. A S10 Z71 não conta com recursos de assistência à condução, como alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa ou frenagem automática de emergência​, que são exclusivos da LTZ e da High Country. O motor 2.8 turbodiesel é mesmo para as versões.  Atualizado, o propulsor agora desenvolve 207 cv e 52 kgfm. Na linha 2025, o câmbio passou a ser automático de 8 marchas, enquanto a tração 4x4 com reduzida foi mantida

Volkswagen Amarok Comfortline 3.0 V6 TDI AT 4X4 - R$ 313.990

Volkswagen Amarok 2025 (América Latina)
Foto de: Motor1.com

A Amarok 2025 é a única média no Brasil a oferecer somente o motor 3.0 V6. Ele entrega 258 cv e 59,1 kgfm de troque, sendo atrelado à transmissão automática de 8 marchas. Porém, é a única 4x4 da lista que não tem reduzida.

Outra novidade foi a introdução da multimídia de 9" (mesma da Saveiro 2025) atualizada. Na versão Comfortline, a picape já traz rodas de 17", 6 airbags, bancos dianteiros com ajustes elétricos, faróis de LED e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. Nas versões de topo (Highline e Extreme), há itens como ar-condicionado de duas zonas, grade iluminada, retrovisores com rebatimento, paddle-shifts, entre outros.

Bônus: BYD Shark GS - R$379.800

BYD Shark 2025 - em movimento
Foto de: BYD

Picape mais cara do segmento, a BYD Shark traz somente uma versão, a GS. Sendo a única picape híbrida da categoria, conta com sistema plug-in composto pelo motor 1.5 turbo e dois motores elétricos alimentados por uma bateria de 29,6 kWh. No total, entrega 437 cv e a tração é nas 4 rodas, mas não há reduzida. Tabelada em quase R$ 400.000, a Shark enfrentará uma maré de dificuldades para alcançar seu espaço no segmento custando quase o dobro da picape mais barata dessa lista. 

Para tentar vencer esse preconceito, a BYD joga com a tecnologia ao seu favor. De série, a picape dispõe de painel de instrumentos digital de 10,25", central multimídia de 12,8" capaz de girar (como no Dolphin ou Song Plus), câmera 360°, chave por aproximação com celular (NFC), visão 180° sob o veículo, carregador sem fio para smartphones, head-up display de 12". Na caçamba, a picape oferece tomadas também, além de possibilitar o uso da bateria principal para dar energia a eletrodomésticos (VTOL).

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