Nesta edição do Semana Motor1.com Brasil, a notícia que mais repercutiu foi a chegada do novo Hyundai Creta 2025 com visual repaginado do modelo indiano e importantes alterações na mecânica. Uma das surpresas na última semana foi a confirmação de que a Volkswagen voltará a oferecer no mercado brasileiro o Golf, agora em sua oitava geração e na versão GTI, a partir do ano que vem.
Continuando nas estreias nacionais, a Ford apresentou a Ranger Black, uma nova opção mais acessível da picape. Ela tem preço de modelo intermediário, mas porte médio e acabamento escurecido. Na Europa, a Volkswagen revelou o novo Tayron, modelo que deve substituir o atual Tiguan Allspace de 7 lugares também no Brasil. No Momento InsideEVs, a Chevrolet deu início à comercialização do Equinox EV em nosso mercado.
O Hyundai Creta 2025 passou por sua primeira reestilização desde o lançamento da segunda geração em 2021. As principais mudanças incluem novo design frontal e traseiro, novas rodas e crescimento de 30 mm no comprimento. O modelo também ganha mais equipamentos, como duas telas de 10,25" nas versões topo de linha, ar-condicionado de duas zonas e melhorias nos sistemas de segurança. O motor 2.0 aspirado é substituído pelo 1.6 turbo a gasolina entregando 193 cv, acoplado a uma nova transmissão de dupla embreagem com 7 marchas.
Além disso, o motor 1.0 turbo permanece com 120 cv, porém mais eficiente em consumo, atendendo às novas normas de emissões. As versões variam em equipamentos, com a versão Comfort sendo a mais básica e a Ultimate, a topo de linha, equipada com teto-solar, câmeras 360º e assistentes de segurança avançados. A linha N-Line mantém o estilo esportivo com bodykit exclusivo. Os preços variam de R$ 141.890 na versão Comfort a R$ 189.990 na versão Ultimate.
VW Golf GTI MK8,5 voltará ao Brasil em 2025
O Volkswagen Golf GTI está confirmado para voltar ao Brasil em 2025, após anos de ausência. O modelo, que deixou o mercado brasileiro em 2019 na sua sétima geração, retorna na versão atualizada MK8,5. Apresentado recentemente na Europa, o GTI veio ao Brasil para comemorações dos 50 anos do modelo e eventos como o Rock in Rio. O motor 2.0 turbo EA888 permanece, agora com 265 cv e 37,7 kgfm, e está acoplado a um câmbio DSG de 7 marchas, eliminando a opção manual.
Externamente, o novo GTI manteve dimensões semelhantes ao MK7, mas o porta-malas cresceu para 374 litros. Entre as novidades tecnológicas estão os faróis inteligentes ID.Light e o logotipo VW iluminado. O interior também foi modernizado, com uma central multimídia de 12,9 polegadas e integração ao assistente de voz baseado em ChatGPT, além de melhorias no software e hardware. Ainda sem preço oficial no Brasil, o modelo custa a partir de 44.505 euros na Alemanha, aproximadamente R$ 275.500 na conversão atual.
Ford Ranger Black 2025
A Ford lançou a segunda geração da Ranger Black, focada no uso urbano e equipada com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, câmbio automático de 6 marchas e tração 4x2, por R$ 219.990. A picape se diferencia visualmente por detalhes em cinza escuro na grade, rodas de 18", e estribos laterais da versão Limited. Apesar do nome, o modelo pode ser adquirido em outras cores além do preto, como azul metálico.
O interior apresenta bancos em couro e tecido com a inscrição "Black". O pacote de equipamentos inclui 7 airbags, painel com tela de 8", central multimídia de 10", conectividade sem fios, atualizações Over The Air, câmera de ré, sensores de estacionamento e carregador por indução.
A Ranger Black 2025 compete diretamente com a Ram Rampage e Fiat Toro 2.0 turbodiesel, oferecendo um preço mais competitivo e se posicionando como uma alternativa às opções de picapes intermediárias.
Volkswagen Tayron (2025)
A Volkswagen apresentou o Tayron na Europa, substituindo o Tiguan Allspace e oferecendo espaço para sete passageiros. O modelo, que pode chegar às Américas, incluindo o Brasil, se posiciona entre o Tiguan e o Touareg. Com 4,77 metros de comprimento e 10 cm a mais de entre-eixos que o Tiguan, o Tayron oferece maior espaço interno e porta-malas que varia entre 345 e 2.090 litros, dependendo da configuração.
O design destaca-se pelos arcos de roda escuros, rodas de até 20" e faróis com tecnologia IQ.Light. Internamente, traz central multimídia de até 15" e painel de 10,25", com opções de assentos ventilados e sistema de massagem. Os passageiros da segunda fileira têm espaço amplo, com recursos como ar-condicionado e cortinas solares integradas.
O Tayron terá opções de motorização micro-híbrida a gasolina, diesel e híbrida plug-in, com potências variando de 150 a 272 cv. A previsão é de que o preço na Europa comece em 45.000 euros, com vendas iniciando em março de 2025.
Chevrolet Equinox EV 2024 - lançamento (BR)
A Chevrolet lançou oficialmente o novo Equinox EV no Brasil, marcando a chegada de seu primeiro SUV elétrico com tração integral eAWD. O modelo, baseado na plataforma Ultium, vem equipado com dois motores elétricos que juntos geram 292 cv e 46 kgfm de torque, oferecendo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Com uma autonomia de até 443 km pelo ciclo do Inmetro, o Equinox EV se destaca pelo alcance e desempenho.
O SUV elétrico mede 4,84 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos, desenvolvido especificamente para veículos elétricos. Sua bateria de 85 kWh suporta recargas rápidas, permitindo adicionar até 130 km de autonomia em 10 minutos com carregadores DC de 150 kW. Ele também conta com o sistema One Pedal, que facilita a condução ao permitir controle de aceleração e frenagem em um único pedal.
Disponível em pré-venda por R$ 419.000, a Chevrolet oferece benefícios como revisões gratuitas por três anos, serviço OnStar por quatro anos, e créditos de recarga, reforçando seu compromisso com a eletrificação na região.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Electric Days 2024, Pulse e Fastback híbridos e mais
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e o 1º pode ser novo Equinox RS
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Questão nos freios obriga BMW a fazer recall de 1,2 milhão de carros
Semana Motor1.com: preços da BYD Shark, a chegada da JAC Hunter e mais
Primeiras impressões: Ford F-150 2024 mantêm V8 por R$ 519.990
Semana Motor1.com: Novo VW Nivus 2025, a volta do Twingo e mais