page ad skin

Desconto para PCD: os SUVs que você pode comprar com as isenções

Confira as opções entre os SUV compactos com preço que se enquadra nas regras

Jeep Renegade 1.3 Turbo 4x2 At6 2025
Foto de: Jeep

O carro com desconto para PCD tem sido uma alternativa para driblar os atuais preços de alguns modelos no caso das pessoas que possuem o direito às isenções tarifárias previstas em lei e dos veículos que se enquadram nas regras. Como a categoria dos SUVs é a que mais cresce em vendas no Brasil separamos uma lista com os modelos desse segmento que estão disponíveis dentro das regras de PCD.

Para quem é elegível aos descontos, vale lembrar que, desde 2022, o preço limite para se obter a isenção de IPI, tributo federal, é de R$ 200 mil. Já para o ICMS, imposto estadual, a regra é mais confusa. O limite ainda é de R$ 70 mil, mas não há carros 0km nessa faixa de preço, muito menos automáticos. Então que é feito hoje é aceitar carros de até R$ 120 mil, mas paga-se um ICMS proporcional à diferença entre estes dois últimos valores. Ou seja, se o veículo custa R$ 120.000, paga-se o tributo estadual referente a R$ 50 mil.

Veja quais SUVs compactos automáticos ainda se enquadram nas regras de isenções (em ordem alfabética). Nos casos de carros com mais de uma versão elegível, foi considerada a mais barata. Todos os carros listados contam com direção assistida, ar-condicionado e itens obrigatórios de segurança: airbag duplo frontal e controle de estabilidade.

Citroën C3 Aircross Feel
Motor1.com

Citroën C3 Aircross Feel

Citroën C3 Aircross Feel

Um dos produtos mais recentes do segmento, o C3 Aircross é o segundo modelo da família C-Cubbed da Citroën. Um dos maiores da lista, é o único que oferece a opção de 7 lugares e vem de série sempre com motor turbo e câmbio automático, independente se o cliente o comprará pelo regime PcD ou não. 

  • Preço sem isenções: R$ 114.990
  • Motor, potência e torque: 1.0 turbo flex; até 130 cv; até 20,4 kgfm
  • Transmissão: automática, CVT, simulação de 7 marchas
  • Comprimento e entre-eixos: 4.320 mm; 2.675 mm
  • Porta-malas: 493 litros
  • Itens de segurança de série: somente os obrigatórios por lei
  • Multimídia: tela de 10", Android Auto e Apple Car Play sem fios
Chevrolet Tracker LT

Chevrolet Tracker 1.0 AT

Chevrolet Tracker 1.0 AT

Um dos carros mais vendidos do Brasil, o Chevrolet Tracker é o maior carro fabricado sobre a plataforma do Onix. Também sai de fábrica sempre equipado com motor turbo e transmissão automática.

  • Preço sem isenções: R$ 119.900
  • Motor, potência e torque: 1.0 turbo flex; até 116 cv; até 16,8 kgfm
  • Transmissão: automática, 6 marchas
  • Comprimento e entre-eixos: 4.270 mm; 2.570 mm
  • Porta-malas: 373 litros
  • Itens de segurança de série: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina)
  • Multimídia: tela de 8", Android Auto e Apple Car Play
Fiat Pulse Drive 1.3 CVT 2023

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT

Mais barato da lista, o Fiat Pulse na versão Drive 1.3 CVT é a porta de entrada para os SUVs da marca. O motor menos potente não é tanto uma questão, pois o carro é menor e mais leve, garantindo ainda um desempenho satisfatório.

  • Preço sem isenções: R$ 113.990
  • Motor, potência e torque: 1.3 flex; até 107 cv; até 13,7 kgfm
  • Transmissão: automática, CVT, simulação de 7 marchas
  • Comprimento e entre-eixos: 4.099 mm; 2.532 mm
  • Porta-malas: 370 litros
  • Itens de segurança de série: 4 airbags (frontais e laterais); faróis de LED
  • Multimídia: tela de 8,4", Android Auto e Apple Car Play sem fios
Fiat Fastback Turbo
Motor1.com

Fiat Fastback Turbo

Fiat Fastback Turbo 200

Também saindo de fábrica sempre com motor 1.0 turbo e câmbio automático, o Fiat Fastback oferece uma carroceria que se assemelha ao perfil de um cupê. Com um balanço traseiro esticado, também oferece um dos maiores bagageiros da lista.

  • Preço sem isenções: R$ 119.990
  • Motor, potência e torque: 1.0 turbo flex; até 130 cv; até 20,4 kgfm
  • Transmissão: automática, CVT, simulação de 7 marchas
  • Comprimento e entre-eixos: 4.427 mm; 2.533 mm
  • Porta-malas: 516 litros
  • Itens de segurança de série: 4 airbags (frontais e laterais); faróis de LED
  • Multimídia: tela de 8,4", Android Auto e Apple Car Play sem fios
Hyundai Creta Action
Motor1.com

Hyundai Creta Action

Hyundai Creta Action

Apesar de seu preço estar entre os maiores da lista, o Hyundai Creta Action é um dos poucos a não oferecer central multimídia de série. Por outro lado, seu bagageiro está acima da média entre os rivais direto. Mas vale ter em mente que a versão mantém o visual pré-facelift e o veterano motor 1.6 aspirado, que pode sair de linha a partir de 2025 por não atender às novas regras de emissões.

  • Preço sem isenções: R$ 119.990
  • Motor, potência e torque: 1.6 flex, até 130 cv; até 16,5 kgfm
  • Transmissão: automática, 6 marchas
  • Comprimento e entre-eixos: 4.290 mm; 2.590 mm
  • Porta-malas: 431 litros
  • Itens de segurança de série: somente os obrigatórios por lei
  • Multimídia: não (rádio Bluetooth)
Jeep Renegade 1.3 Turbo 4x2 At6 2025
Jeep

Jeep Renegade 1.3 Turbo 4x2 At6 2025

Jeep Renegade Turbo 200

Se você prioriza performance acima de praticidade, o Jeep Renegade tem o motor mais potente, mas um dos menores bagageiros. Seu preço também não está colado no limite para a isenção parcial de ICMS, abrindo margem para se adquirir alguns opcionais.

  • Preço sem isenções: R$ 115.990
  • Motor, potência e torque: 1.3 turbo flex; até 185 cv; 27,5 kgfm
  • Transmissão: automática, 6 marchas
  • Comprimento e entre-eixos: 4.268 mm; 2.570 mm
  • Porta-malas: 320 litros
  • Itens de segurança de série: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina); faróis de LED
  • Multimídia: não
Nissan Kicks Active

Nissan Kicks Active

Nissan Kicks Active

A versão de entrada do SUV é uma das opções mais em conta dessa lista. Apesar de uma idade mais avançada de projeto, ainda tem bom espaço interno e bagageiro. Além disso, a Nissan conta com um esquema robusto focado na venda de veículos em regime PCD.

  • Preço sem isenções: R$114.190
  • Motor, potência e torque: 1.6 flex; até 113 cv; até 15,3 kgfm
  • Transmissão: automática, CVT, simulação de 6 marchas
  • Comprimento e entre-eixos: 4.310 mm; 2.610 mm
  • Porta-malas: 434 litros
  • Itens de segurança de série: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina)
  • Multimídia: não
Peugeot 2008 Active
Motor1.com

Peugeot 2008 Active

Peugeot 2008 Active

A nova geração do Peugeot 2008 é o SUV automático mais recente da lista. Assim como a maior parte dos produtos da Stellantis que aparecem aqui, sai de fábrica sempre com motor 1.0 turbo e transmissão automática.

  • Preço sem isenções: R$ 119.990
  • Motor, potência e torque: 1.0 turbo flex; até 130 cv; até 20,4 kgfm
  • Transmissão:  automática, CVT, simulação de 7 marchas
  • Comprimento e entre-eixos: 4.309 mm; 2.612 mm
  • Porta-malas: 374 litros
  • Itens de segurança de série: 4 airbags (frontais e laterais)
  • Multimídia: tela de 10", Android Auto e Apple Car Play sem fios
Renault Kardian Evolution
Motor1.com

Renault Kardian Evolution

Renault Kardian Evolution

Outro modelo relativamente recente no mercado, o Renault Kardian é único da lista a ter transmissão de dupla embreagem, mais rápida que as automáticas convencionais, não perde em eficiência e prazer ao dirigir. É o segundo maior torque da lista, perdendo apenas para o Jeep Renegade, mas é o que tem mais força entre os 1.0 turbo.

  • Preço sem isenções: R$ 115.990
  • Motor, potência e torque: 1.0 turbo flex; até 125 cv; até 22,4 kgfm
  • Transmissão: dupla embreagem, 6 marchas
  • Comprimento e entre-eixos: 4.119 mm; 2.604 mm
  • Porta-malas: 358 litros
  • Itens de segurança de série: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), faróis de LED, câmera de ré
  • Multimídia: tela de 8", Android Auto e Apple Car Play sem fios
VW T-Cross Sense
Motor1.com

VW T-Cross Sense

Volkswagen T-Cross Sense

A versão Sense do T-Cross é a única oferecida ainda como linha 2024. Ou seja, o SUV nesta configuração ainda não recebeu as atualizações visuais e de equipamentos da linha 2025. Seu bagageiro não é muito grande, mas compensa no espaço para o banco traseiro.

  • Preço sem isenções: R$ 119.890
  • Motor, potência e torque: 1.0 turbo flex; até 128 cv; até 20,4 kgfm
  • Transmissão: automático, 6 marchas
  • Comprimento e entre-eixos: 4.218 mm; 2.651 mm
  • Porta-malas: 373 litros
  • Itens de segurança de série: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina)
  • Multimídia: não
Volkswagen Nivus Sense
Motor1.com

Volkswagen Nivus Sense

Volkswagen Nivus Sense

O Volkswagen Nivus ainda está na linha 2024, mas deve receber atualizações. Mesmo custando somente R$ 100 a mais que o T-Cross, é mais equipado e conta até com frenagem autônoma de emergência. Por outro lado, ao contrário do T-Cross, prioriza o bagageiro ao banco traseiro.

  • Preço sem isenções: R$ 119.990
  • Motor, potência e torque: 1.0 turbo flex; até 128 cv; até 20,4 kgfm
  • Transmissão: automática, 6 marchas
  • Comprimento e entre-eixos: 4.266 mm; 2.566 mm
  • Porta-malas: 415 litros
  • Itens de segurança de série: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina) faróis de LED, frenagem autônoma de emergência
  • Multimídia: tela de 9", Android Auto e Apple Car Play sem fios
Envie seu flagra! flagra@motor1.com