Aos 39 anos, O Rock in Rio abre novamente as portas ao público na capital fluminense hoje (13/9). E, claro, um festival deste tamanho já foi tema para séries especiais de carro. Vale lembrar que o mercado brasileiro é mestre em séries especiais a partir de praticamente qualquer assunto, mesmo os que pouco lembram o setor automotivo.
Algumas dessas séries especiais foram bem marcantes, como o Golf VR6, no lançamento do Golf MK4 nacional, e outras que não fizeram lá muito sucesso, como a série O Boticário para o Renault Clio Sedã, feita em parceria com a famosa perfumaria, no ano de 2006. A Volkswagen, por outro lado, tem uma relação mais que especial com o festival musical carioca.
Volkswagen Gol Rolling Stones
A Volkswagen por diversas vezes teve inspiração no mundo da música, uma tradição que começou bem antes dos modelos Rock in Rio, com o Gol Rolling Stones, em 1995. Na época, a banda estava em sua 18ª turnê mundial, a primeira com passagem pelo Brasil, promovendo o álbum Voodoo Lounge. O modelo da marca alemã tinha acabado de receber sua segunda geração, baseada na plataforma AB9. Um momento perfeito para juntar dois sucessos em um.
O modelo tinha tiragem limitada em 12.000 unidades e dispunha de adesivos alusivos à versão na tampa do porta-malas e coluna C, acabamento com tecido diferenciado e rodas de aço dotadas de calotas integrais. A série era baseada na versão CLi 1.6 e já trazia itens como aquecedor, regulagem interna de espelhos, vidros traseiros basculantes, limpador e desembaçador traseiros, toca-fitas Volksline e a cereja do bolo: uma fita cassete do álbum Voodoo Lounge da banda britânica.
A série Rolling Stones trazia para o Brasil o êxito da experiência da Volkswagen Alemanha em utilizar a popularidade de famosas bandas de rock para fortalecer a imagem da marca junto ao público jovem. Foi em 1992, com o Golf Gênesis, a banda de Phil Collins, que a marca alemã iniciava foco em séries especiais com temas musicais. Dois anos depois, o Golf Pink Floyd marcou a segunda experiência da Volkswagen.
Alguns anos se passaram, com o Gol recebendo séries limitadas geralmente baseadas em eventos esportivos, como a série Copa e Seleção. Mas foi a partir de 2011 que a Volkswagen voltou a investir em modelos alusivos a festivais com as séries Rock in Rio para Gol, Fox e Saveiro. A seguir, falaremos um pouco mais desses modelos:
A linha 2011 do modelo foi a primeira a receber a série especial alusiva ao festival, na época, o modelo ainda estava na chamada geração G5 (a terceira de verdade). Sob o capô, o Gol ''roqueiro'' era equipado com o EA111 1.0, com 72 cv a gasolina e 75 cv no etanol.
O modelo dispunha de equipamentos exclusivos como retrovisores e rodas em liga-leve pintadas em cinza. O interior tinha decoração especial, em um tom levemente escurecido, com detalhes em vermelho e a inscrição do logo “Rock in Rio”. Na parte sonora, o carro dispunha de um sistema de som com rádio cd-player com MP3 e Bluetooth, volante multifuncional e trio elétrico.
Volkswagen Gol Rock in Rio 2011
Já no Fox, a edição era baseada na configuração Comfortline e trazia detalhes em cinza nos retrovisores e rodas, e decoração com detalhes em vermelho nas saídas de ar, além da inscrição ''Rock in Rio'' nos bancos. Diferente do Gol, oferecia o motor 1.6 EA111 de oito válvulas, capaz de gerar 104 cv quando abastecido com etanol e 101 cv com gasolina.
Os dois modelos ofereciam a possibilidade de baixar músicas gravadas ao vivo durante o festival. Algo interessante numa época em que central multimídia e aplicativos de música por streaming como o Spotify ainda não eram regra.
A parceria entre VW e Rock in Rio retornou em 2013 e o Fox foi escolhido como modelo que coroou a participação da marca alemã no festival carioca. Na ocasião, o hatch foi comercializado durante seis meses e aparecia mais roqueiro que nunca: a lateral contava com faixas exclusivas, aplicadas nas bases das portas, com a silhueta de uma guitarra. O modelo, equipado com o motor 1.6 EA111, também recebia novas rodas de liga leve de 15".
Ainda na parte externa, o compacto “altinho” trazia grade dianteira com formato de colmeia, enquanto a carroceria poderia sair pintada nas cores sólidas Branco Cristal, Vermelho Tornado e Preto Ninja e nas tonalidades metálicas Azul Night e Prata Sargas. Os retrovisores externos, com repetidores de seta, possuíam capa “Chrome Effect”. Para completar o visual, a inscrição “Rock in Rio” aparecia na tampa do porta-malas e acima das caixas de roda dianteiras.
Volkswagen Saveiro Rock in Rio 2015
No ano de 2015, a edição retorna com Gol, Fox e, pela primeira vez, a Saveiro. O primeiro deles, o Gol Rock in Rio, era baseado na versão Comfortline do modelo. Equipado com o motor 1.0 EA111, ele tinha pacote de equipamentos atraente: ar-condicionado, direção hidráulica, conjunto elétrico, rodas de 15" do modelo Gobi e pneus 195/55 R15, rádio CD-Player com sistema Bluetooth e entradas SD Card, USB e auxiliar e para-sois iluminados. Também estavam na lista sensores de estacionamento traseiro e volante multifuncional revestido de couro com costura vermelha.
A parte externa ostentava faixas adesivas e nomenclatura alusiva ao evento nos para-lamas dianteiros. Em seu interior o Gol Rock in Rio trazia soleiras das portas dianteiras com aplique alusivo ao festival. Seus bancos possuíam revestimento com tecido exclusivo, apliques em vinil Laminado Preto Titan e costuras vermelhas, além da etiqueta “Rock in Rio”.
Linha Rock in Rio 2015
O Fox seguia o mesmo guia de estilo, interna e externamente. Na edição 2015, vinha com motor 1.6 MSI e se destacava por trazer rodas de liga leve Colina, de 15 polegadas, grade dianteira com formato de colmeia e pintada em preto brilhante.
Pela primeira vez em sua história, a picape Saveiro também recebeu os pacotes da linha Rock in Rio. O modelo completou a série, que celebrava os 30 anos do evento. Com base na versão Highline Cabine Dupla, a Saveiro Rock in Rio trazia ainda rodas de liga leve de 15 polegadas com desenho Gobi e pneus 195/55 R15, além da mesma decoração do Gol.
Volkswagen lança série especial Rock in Rio para o Polo
Apresentada no final de maio, a série especial Rock in Rio chegou pela primeira vez ao Polo, com a Volkswagen celebrando mais uma parceria com o festival. Ele vem de série com a multimídia VW Play, com tela de 10,1", 6 alto-falantes e adesivos alusivos à série especial. O outro único elemento diferente é a cor: Vermelho Sunset entra nas opções. A série especial ainda pode vir nas cores branca ou cinza ou preta.
O novo Polo Track Rock in Rio traz o mesmo conjunto mecânico do Track. Ele é formado pelo motor 1.0 flex de três cilindros que é capaz de entregar até 84 cv de potência e até 10,3 kgfm de torque quando abastecido com etanol. A única opção de transmissão é manual de 5 marchas e a tração é sempre dianteira.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
De Ranger a Shark: as versões mais baratas das picapes médias automáticas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Quais são os SUVs compactos eletrificados que aguardam Pulse e Fastback?
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Lista: Os sedãs automáticos mais baratos do mercado em 2024