Nesta edição do Semana Motor1.com Brasil, tivemos flagras e lançamentos no Brasil e no mundo. Começando pelo flagrado Chevrolet Equinox de nova geração por aqui. O SUV foi repaginado no começo do ano nos EUA e, com os carros começando a aparecer nas ruas, seu lançamento não deve demorar.
Além disso, rumores dão conta de que a Ford deve preparar um facelift para a Ranger podendo chegar já em 2026, pois há picape já está para completar 5 anos de presença no mercado mundial. Entre os lançamentos, o Peugeot 208 2025 foi apresentado na Argentina, antecipando as mudanças para o Brasil que chegam em breve. Nos EUA, a Ford revelou as alterações e facelift para a Maverick 2025. Outro flagra mostrou o novo Renault Duster por aqui, mas não quer dizer que ele virá tão cedo. No Momento InsideEVs, a grande notícia do mundo dos elétricos foi a apresentação do novo Chevrolet Blazer EV ao mercado brasileiro.
Flagra: Chevrolet Equinox no Brasil
A nova geração do Chevrolet Equinox foi flagrada novamente no Brasil. O SUV repaginado foi apresentado nos EUA ainda em janeiro e segue para os momentos finais antes de seu lançamento em nosso mercado. O Equinox de nova geração adota linhas bem mais retilíneas com faróis divididos. A grade é ampla e horizontal, contrastando com a cor da carroceria.
Há opções de rodas entre 17 e 20". A linha de cintura está mais alta e musculosa. Na traseira, as lanternas têm ligeiro prolongamento vertical na parte inferior. Ao todo, são 4,65 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,71 m de altura e 2,73 m de entre-eixos.
Por dentro, o quadro de instrumentos agora é totalmente digital e com elementos agrupados em tela configurável de 11 polegadas. Logo ao lado, está posicionada a central multimídia de 11,3 polegadas.
Na mecânica, o modelo apresentado nos EUA utiliza um 1.5 turbo com 175 cv de potência e câmbio automático CVT para a versão de tração dianteira, ou automático convencional de 8 velocidades para a tração integral. Como o carro de lá sai do México como o modelo brasileiro, não deve demorar a chegar.
Ford Ranger - Sketch
Em linha lá fora desde 2019 e em 2023 no Brasil, a Ford Ranger se aproxima da hora para ganhar renovações, ao menos em outros países. O site australiano Drive afirmou que os planos da montadora incluem algumas atualizações de meio de ciclo de vida já para 2026, quando a picape fará 7 anos de mercado.
Como a Ranger vendida aqui é feita na Argentina, não há uma data confirmada para que tais alterações, se ocorrerem, também cheguem ao Brasil. Outra informação importante é que a Ford também já teria nos planos uma nova geração de sua picape média programada para estrear em 2030.
Peugeot 208 (2025) - Argentina
Depois de muita antecipação, a Peugeot revelou o novo 208 para o mercado argentino, onde é fabricado. Com isso, algumas informações foram confirmadas. A primeira delas é a utilização do motor 1.0 turbo da Stellantis, que pode entregar até 130 cv de potência com etanol nos carros brasileiros que são flex.
O visual segue o que foi adiantado por diversos flagras, com nova grade inteiriça e tridimensional, ladeada por luzes diurnas de LED que parecem garras. Destaque também para as novas rodas de liga-leve, com desenho incomum. Os preços na Argentina, convertidos, ficam entre R$ 132 mil e R$ 177 mil.
Ford Maverick 2025
Um dos produtos que mais cresce em vendas para a Ford nos EUA, a Maverick recebeu a linha 2025 por lá com algumas mudanças. A principal é a nova dianteira, mais lisa e com faróis menores. A picape ainda recebeu mais itens de série, como conectividade sem fio para Android Auto e Apple Car Play.
A Ford também aplicou melhorias no conjunto mecânico, respondendo a um pedido antigo dos estadunidenses: uma versão híbrida com tração integral. A picape ainda teve melhoria na capacidade de reboque. Os preços da Maverick nos EUA partem de US$ 27.890 (R$ 157 mil) e a picape segue oferecendo os motores 2.5 híbrido de 194 cv ou 2.0 turbo de 253 cv.
Novo Renault Duster é flagrado no Brasil
Já revelada na Europa, a nova geração do Dacia Duster também já começou a ser vendida em alguns países por lá como Renault, da mesma forma como no Brasil. Uma unidade do SUV foi flagrada no Brasil com camuflagens, mas é provável que esteja servindo como base de testes para outros modelos.
Isso acontece porque a Renault prometeu investir mais em modelos de maior rentabilidade e um dos rumores afirma que a marca quer trazer o Bigster, irmão maior do Duster, para cá também. Ambos compartilham a plataforma CMF-B, já preparada para eletrificação, mas o Bigster pode chegar a 4,60 m de comprimento, ante 4,34 m de Duster.
Chevrolet Blazer EV (Brasil)
A Chevrolet está de olho no mercado premium de carros elétricos no Brasil. Prova disso é o lançamento do Blazer EV por aqui nesta semana. A marca não confirmou preços, o que só deve ocorrer em setembro, mas comparou seus atributos com modelos como o Porsche Macan EV e o BMW iX3, por exemplo.
O Blazer EV chega sempre na versão RS, oferecendo 347 cv de potência e 44,9 kgfm de torque. O conjunto de baterias tem 102 kWh de capacidade, o que, pelo InMetro, é o suficiente para prover até 481 km de autonomia elétrica. De acordo com a Chevrolet, o modelo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 190 km/h.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'