O segmento de SUVs é um dos mais aquecidos do mercado brasileiro, e a Honda é um dos nomes de destaque nessa categoria. Por aqui desde 2023, o novo ZR-V Touring une a boa dinâmica de um sedã com o espaço extra e a posição elevada de dirigir de um utilitário esportivo para quem põe a família em primeiro lugar.
E como em diversas coisas na vida, tudo começa com o olhar. O Honda ZR-V traz linhas limpas, curvilíneas e largas, ao mesmo tempo em que é discreto, traz elegância e presença para o visual do SUV da marca. Na dianteira, os faróis de LED estão bem integrados com o capô e também com a grade larga pronunciada. E todos os detalhes que você vê em preto, são Black Piano, aproximando o modelo mais do segmento premium.
Nas laterais, as curvas dão uma sensação de leveza à silhueta e destacam a grande área envidraçada. Já a traseira traz um aerofólio que suaviza a continuidade do teto e refina o design.
Interior refinado do Honda ZR-V Touring
Mas sejamos sinceros: você vai passar muito mais tempo dentro da cabine do que olhando para a carroceria. E aqui o Honda ZR-V continua mostrando as muitas qualidades do SUV. Primeiro é o ato de sentar e sentir o conforto dos bancos de couro. Depois, percebe-se o espaço interno farto e como a cabine é iluminada. E, nela o teto-solar é de fábrica, não é opcional.
O painel, bem horizontalizado, ajuda o motorista a ficar de olho no que está ao redor. E para as situações em que apenas a visibilidade é pouco, o Honda ZR-V Touring vem com um pacote de itens de segurança de série que se diferenciam da concorrência.
Tudo está englobado no conceito do Honda SENSING, que é o pacote de equipamentos de segurança ativa da Honda. Entre eles está o sistema de frenagem autônoma para mitigação de acidentes.
O ZR-V também traz o Lane Keep Assist System (LKAS), que te ajuda a manter o SUV da Honda centralizado na faixa de rolagem. Até o farol alto é automático no ZR-V para maior comodidade e para sua segurança e dos outros motoristas. Segurança é coisa séria para a Honda: no ZR-V você não terá 4 ou 6 airbags, são 8 no total. Os bancos traseiros contam com Isofix para os assentos infantis protegerem ainda mais os pequenos. E se as crianças não forem mais pequenas, os 2,65 m de entre-eixos garantem espaço para todos. Nas medidas, o modelo ainda tem 4,57 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,61 m de altura.
Teto solar no Honda ZR-V
A versão Touring do SUV da Honda ainda traz de série ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial, multimídia com tela de 9”, interface com Android Auto e Apple CarPlay, carregador wireless para smartphones, câmera de ré com 3 modos de visualização, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ajuste elétrico para o banco do motorista, painel de instrumentos digital, entre muitos outros.
Recursos do Honda Sensing são acionados no volante
Para as viagens mais longas, o Adaptive Cruise Control (ACC) em conjunto com o Lane Keep Assist System (LKAS) ajudam a aliviar o peso de horas a fio na estrada. O ACC se encarrega de manter a velocidade desejada, acelerando e freando de forma autônoma para garantir uma distância segura dos demais veículos, enquanto o LKAS centraliza o carro na faixa. Ao longo do caminho, o monitor de atenção do motorista que vem de série no Honda ZR-V pode alertar quando chegar a hora de fazer uma pausa.
E quando parar, o SUV ainda te lembra de dar uma checada para não esquecer nada no banco traseiro. Caso queira verificar alguma informação do carro, como: ver se as janelas estão fechadas ou saber quando precisará abastecer novamente, o App myHonda Connect permite o monitoramento remoto do carro.
Em movimento, o ZR-V mostra outro ponto de refinamento extremo: o comportamento dinâmico. Não é à toa, pois o ZR-V é montado sobre a mesma plataforma do aclamado Civic. O Honda ZR-V traz muito conforto atrás do volante, com um acabamento interno premium e um para-brisa acústico, mantendo o silêncio a bordo independente do que estiver passando lá fora.
O isolamento da cabine também impede a invasão de ruídos e vibrações provenientes do eficiente motor do ZR-V, um quatro-cilindros 2.0 com 161 cv e 19,1 kgfm de torque máximos. Ele é auxiliado pelo câmbio automático com sete posições de marcha pré-programadas para uma condução precisa e econômica.
Para quando você quiser aproveitar ainda mais a experiência de dirigir o ZR-V, o SUV da marca ainda conta com suspensão independente nas quatro rodas, do tipo multilink na traseira, sendo este mais um ponto de excelência decorrente do DNA de Civic. O conjunto independente filtra melhor as imperfeições do pavimento ao mesmo tempo em que ajuda no equilíbrio da carroceria nas curvas. Um utilitário esportivo que também entrega prazer ao dirigir não se encontra em qualquer montadora.
O Honda ZR-V consegue unir tecnologia e segurança, com a presença e altura de um SUV, sem abrir mão, do refinamento de prazer ao dirigir de um sedã, além da confiabilidade Honda.
Nada supera a experiência. Agende agora mesmo um test-drive na concessionária mais próxima pelo site da Honda Automóveis clicando aqui.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SUVs em setembro: Honda ZR-V tem recorde de vendas
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Comparativo Honda ZR-V Touring vs. VW Taos Highline: a segunda turma
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Teste Honda ZR-V Touring 2024: É justo chamá-lo de SUV do Civic?
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Honda ZR-V não consegue nota máxima de crash testes no Euro NCAP