A transição dos carros com motor de combustão interna para os veículos elétricos é tão empolgante quanto desafiadora. A pressão dos governos para a adoção de motores menos poluentes, bem como as intenções da China de desempenhar um papel de liderança nesse mercado e o crescimento exponencial da Tesla, aumentaram a demanda por esses carros em todo o mundo.
Os números preliminares para 2023 indicam um total de 9,8 milhões de veículos leves elétricos vendidos globalmente, representando 11% das vendas globais de veículos leves. Tudo positivo, se os preços não forem considerados. De acordo com um estudo realizado pela JATO Dynamics em outubro de 2023, o preço médio de um carro elétrico nos EUA é 35% mais alto do que o de um veículo a gasolina e 39% mais alto na Europa. O mesmo não acontece na China, onde o preço médio de um carro elétrico é 27% menor do que o de um carro a gasolina.
Até que a diferença de preço diminua, os elétricos continuarão a desempenhar um papel secundário, pelo menos na Europa e na América do Norte.
A grande diferença de preço se torna um problema maior quando o mesmo cliente tem que escolher entre elétrico, gasolina ou diesel dentro da mesma marca. Embora a Tesla, a Lucid, a Polestar, a NIO, a Xpeng e muitas outras tenham começado como marcas de carros elétricos, as empresas tradicionais precisam fazer a transição e não é fácil nem simples passar de décadas de produção de carros de combustão interna para veículos elétricos. Sem mencionar a necessidade de adaptar seu know-how e suas estruturas de negócios à nova realidade.
Xpeng P7
É por isso que continuamos a ver uma grande variedade de carros movidos a gasolina ao lado dos elétricos muito divulgados. Embora todos os fabricantes de automóveis tenham como objetivo produzir e vender somente veículos elétricos nos próximos 10 a 20 anos, a realidade atual é que os carros a combustão respondem por cerca de 80% das vendas (incluindo híbridos-leves e híbridos convencionais).
Enquanto isso, os carros elétricos lutam para se estabelecer, em parte devido aos equivalentes a combustão da mesma marca. Essa é uma das razões pelas quais muitos modelos elétricos simplesmente não decolam ou têm dificuldades para vender o suficiente. Os exemplos são muitos:
Modelo a combustão | Marca | Modelo elétrico |
Golf | Volkswagen | ID.3 |
Tiguan | Volkswagen | ID.4 |
Passat Variant | Volkswagen | ID.7 Tourer |
Q3 | Audi | Q4 e-tron |
Q3 Sportback | Audi | Q4 e-tron Sportback |
A7 | Audi | e-tron GT |
Q7 | Audi | Q8 e-tron |
Q8 | Audi | Q8 e-tron Sportback |
Leon | Cupra | Born |
Kodiaq | Skoda | Enyaq |
500 | Fiat | 500e |
600 Híbrido | Fiat | 600e |
208 | Peugeot | e-208 |
308 | Peugeot | e-308 |
2008 | Peugeot | e-2008 |
C4 | Citroën | e-C4 |
DS 3 | DS | DS 3 E-Tense |
Corsa | Opel | Corsa-e |
Mokka | Opel | Mokka-e |
Astra | Opel | Astra-e |
Avenger | Jeep | Avenger |
Cooper | MINI | Cooper SE |
Countryman | MINI | Countryman |
Série 4 Gran Coupe | BMW | i4 |
Série 5 | BMW | i5 |
Série 7 | BMW I7 | i7 |
X1 | BMW | iX1 |
X2 | BMW | iX2 |
X3 | BMW | iX3 |
GLA | Mercedes-Benz | EQA |
GLB | Mercedes-Benz | EQB |
GLE | Mercedes-Benz | EQE SUV |
GLS | Mercedes-Benz | EQS SUV |
Classe E | Mercedes-Benz | EQE |
Classe S | Mercedes-Benz | EQS |
Clio | Renault | Zoe |
Megane | Renault | Megane E-Tech |
XC40 | Volvo | XC40 |
XC90 | Volvo | EX90 |
S60 | Volvo | Polestar 2 |
F-Pace | Jaguar | I-Pace |
G80 | Genesis | G80 |
GV60 | Genesis | GV60 |
Kona | Hyundai | Kona |
Sonata | Hyundai | Ioniq 6 |
Niro | Kia | Niro |
Sportage | Kia | EV5 |
Telluride | Kia | EV9 |
X-Trail | Nissan | Ariya |
NX | Lexus | RX |
RAV4 | Toyota | bZ4X |
F-150 | Ford | F-150 Lightning |
Kuga/Escape | Ford | Mustang Mach E |
HR-V | Honda | E:NY1 |
Forester | Subaru | Solterra |
Equinox | Chevrolet | Equinox EV |
Blazer | Chevrolet | Blazer EV |
Silverado | Chevrolet | Silverado EV |
Sierra 1500 | GMC | Picape Hummer EV |
XT5 | Cadillac | Lyriq |
Escalade | Cadillac | Escalade IQ |
O autor do artigo, Felipe Munoz, é Especialista do setor automotivo da JATO Dynamics.
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