Que tipo de carros os consumidores compraram há 30, 20, 10 anos? Aos poucos, estamos começando a obter resultados para todo o ano de 2023. Enquanto aguardamos o panorama global (algumas áreas importantes, como a China e os EUA, ainda não enviaram seus dados), já há resultados interessantes de outros mercados importantes como Brasil, Itália, França, Espanha e Reino Unido.
Os insights a seguir correspondem à evolução dos novos emplacamentos de carros de passeio por tipo de carroceria de acordo com a JATO (e veículos comerciais leves no caso do Brasil) para os anos de 1993, 2003, 2013 e 2023.
As grandes mudanças são globais e, ao menos em termos de carrocerias, levemente diferentes. O Brasil é o maior mercado da América Latina e o lar dos veículos pequenos. Em 2003, os hatchbacks compactos dominaram com uma participação de mercado de 51%. Eles eram seguidos por sedãs (19%) e sub-compactos (9%). Em 2013, os hatchbacks ainda lideravam, mas sua participação de mercado caiu para 39%, enquanto os SUVs e as picapes ficaram em segundo e terceiro lugares, com 24% e 12%, respectivamente.
No ano passado, mais de um terço dos novos emplacamentos de veículos de passeio e comerciais leves eram SUVs, enquanto a participação dos compactos passaram a 22%, apenas três pontos a mais do que a participação de mercado das picapes.
A primeira tendência perceptível nos últimos 30 anos é o aumento da participação dos SUVs. Na Itália, esses veículos mal existiam em 1993, com uma participação de mercado de 1%. Naquela época, seus registros totalizavam 19.700 unidades. Dez anos depois, esse volume aumentou quase seis vezes, chegando a 110.300 unidades.
Então, em 2013, os registros de SUVs chegaram a 232.000 unidades. No ano passado, eles foram responsáveis por 55% dos emplacamentos de carros novos na Itália, com 868.000 unidades.
O impressionante crescimento da participação dos SUVs ocorreu à custa de menos carros pequenos. Tradicionalmente, a Itália tem sido um grande mercado para carros pequenos, mas a situação está mudando drasticamente. Em 1993, esses carros foram responsáveis por 59% dos registros, com 1 milhão de unidades. A participação no mercado caiu para 51% em 2003 e 40% em 2013. No ano passado, os carros pequenos foram responsáveis por 24% dos registros de carros novos.
O mesmo se aplica ao Reino Unido, à França e à Espanha. Entre 1993 e 2023, a participação dos SUVs aumentou de 3% para 58%, de 1% para 47% e de 6% para 60%, respectivamente.
Enquanto isso, a demanda por minivans e vans apresentou uma tendência interessante. Em 1993, elas não eram um tipo de carroceria popular, pois a maior parte da oferta era composta por vans quadradas e pouco atraentes. Na melhor das hipóteses, sua participação no mercado francês era de 3%. No final da década de 1990, eles se tornaram um veículo da moda depois que os fabricantes de automóveis franceses lançaram o Renault Scenic e o Citroën Xsara Picasso. Em 2003, sua participação no mercado subiu para 11% na Espanha, 20% na França, 10% no Reino Unido e 11% na Itália.
O crescimento foi interrompido quando os SUVs entraram no mercado no final dos anos 2000 e depois declinou. No ano passado, esses veículos atingiram uma participação de 2% na Espanha, França e Itália, e apenas 1% no Reino Unido.
O autor do artigo, Felipe Munoz, é Especialista em Indústria Automotiva da JATO Dynamics.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Por que a Tesla está perdendo terreno na Europa e nos EUA
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
As station wagons estão de volta à moda? Na verdade, não
Teste Renault Kardian Evolution MT: Ratatouille com Sarmale
Motor1 Numbers: os carros mais vendidos do mundo em 2023
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
Análise: carros chineses na Europa, alguns criam novas marcas e outros não