Produzido no Brasil desde 1998, o Toyota Corolla é um dos modelos mais desejados e, no mercado de usados, bastante valorizado e procurado. Já são cinco gerações brasileiras e sempre com a popularidade sobre sua robustez e sua baixa desvalorização, além de diversas versões para diversos gostos.
Separamos três versões das últimas três gerações que podem atender públicos diferentes: o Corolla XRS, com visual esportivo, em sua décima geração; o Corolla Altis, com motor 2.0 aspirado, na décima-primeira geração, e o famoso Corolla Hybrid na atual geração, que já pode ser encontrado com bons preços no mercado de usados.
Esta é a primeira versão do Corolla que recebeu uma roupa diferenciada, com uma proposta esportiva, no Brasil. O Corolla XRS foi uma das novidades da linha 2013 e se posicionava entre a XEi e a topo, Altis, garantindo um bom pacote de equipamentos de série, e se diferenciando pelos spoilers dianteiro, traseiro e laterais, um discreto aerofólio traseiro, faróis com máscara-negra, grade exclusiva e rodas de 16" escurecidas. Por dentro, bancos em couro com costuras vermelhas.
A suspensão tem um leve ajuste mais firme, mas não chega a prejudicar o conforto. O motor é o 2.0 aspirado, flex, com 142/153 cv e 19,8/20,7 kgfm de torque, ligado ao câmbio automático de 4 marchas, um conjunto bastante confiável e conhecido do mercado de reparação, se necessário for. Pode ser encontrado entre R$ 60 mil e R$ 80 mil, dependendo do ano, localização e quilometragem.
Quer um Corolla mais novo? A geração seguinte mudou bastante, cresceu e ficou mais refinada e moderna, com um novo câmbio CVT e melhorias no motor 2.0, este com 143/154 cv. A linha 2018, passou por uma reestilização, com um visual mais moderno e pequenas mudanças na suspensão e direção.
O Corolla Altis 2018 tem faróis em LEDs, ar-condicionado de duas zonas, rodas de 17", interior em couro claro, sistema multimídia com tela de 7", chave presencial com botão e partida e outros equipamentos. Pode ser encontrado numa faixa pouco acima dos R$ 100 mil no mercado.
Hora de ter um eletrificado na garagem? O Corolla Hybrid Altis Premium é um dos destaques da atual geração e, nascido em 2020, já tem uma boa oferta no mercado de usados. Ao mesmo tempo, o visual segue atual e pouco mudou de lá pra cá, principalmente nesta versão topo de linha.
Com o motor 1.8 aspirado e dois motores elétricos, tem 123 cv e chama a atenção pelo baixo consumo de combustível, com a possibilidade de modo elétrico em baixas velocidades. Não pede fontes externas de recarga e, na versão topo, tem diversos assistentes de condução, teto-solar e faróis em LEDs, além de outros itens. Pode ser encontrado na faixa dos R$ 120 mil, mas separe cerca de R$ 140 mil para ter mais opções para escolher.
O Toyota Corolla é um dos sedãs referência no mercado e ter um na garagem pode ser indicação de bom negócio. Da mesma forma, é importante proteger o seu veículo, independente se é uma versão com estilo esportivo ou um híbrido com um dos melhores consumos do mercado brasileiro. Na Suhai Seguradora, empresa brasileira, o diferencial é dizer sim para carros usados de qualquer ano. Oferecendo flexibilidade na contratação da sua cobertura para que caiba no seu orçamento.
Consulte o site www.suhaiseguradora.com ou fale com um corretor para encontrar o seguro Suhai ideal para o seu carro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça