Em abril, a Toyota anunciou um investimento de R$ 1,63 bilhão na fábrica de Sorocaba (SP) para a produção de um novo SUV híbrido. E nesta semana foi apresentado o Toyota Yaris Cross, um SUV compacto com porte de Hyundai Creta e Honda HR-V projetado para mercados emergentes sobre a plataforma DNGA.
A Toyota entrará atrasada neste segmento, mas promete um produto forte diante da concorrência atual. Em dimensões, é semelhante aos Creta e HR-V, por exemplo, mas apostará em uma mecânica híbrida-flex para se diferenciar - receita que deu bem certo para o Corolla Cross diante de Jeep Compass e VW Taos, por exemplo.
A grande possibilidade é que o Yaris Cross utilize o motor 1.5 aspirado com um conjunto elétrico, semelhante ao sistema já conhecido do Corolla e Corolla Cross. Mas nada impede que a marca japonesa use o já conhecido 1.8 flex com sistema elétrico, justamente o que está nos modelos maiores, por já estarem preparados para nosso mercado.
Da Fiat, a marca apresentou o nome de sua picape média. A Fiat Titano é o que conhecemos no passado como Peugeot Landtrek, com montagem no Uruguai e provável motorização 2.2 turbodiesel já conhecido da Fiat Ducato. Será pouco maior que a Toyota Hilux, por exemplo, e quer apostar no custo/benefício dentro do segmento de médias com chassi-carroceria. Será apresentada ainda este ano e ficará acima da Toro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos