O segmento de SUVs compactos é um dos mais procurados dentro do mercado premium. O líder é o BMW X1, que agora chega em sua nova geração e ainda produzida no Brasil com a estreia da versão sDrive18i, com o motor 1.5 turbo de 3 cilindros pela primeira vez no SUV, por R$ 296.950.
Há uma briga particular entre as alemãs, com o Audi Q3 e o Mercedes-Benz GLA. Aproveitando a chegada do BMW X1, vamos comparar os três SUVs compactos premium em suas versões de entrada em dimensões, motorização e equipamentos enquanto não os reunimos para um comparativo presencial completo.
Ao crescer 7 centímetros, o BMW X1 se tornou o maior dos três. Ficou pouca coisa maior que o Audi Q3, menos de 2 cm menor, mas o maior entre-eixos fica com o menor em comprimento, o GLA, e seus quase 2,73 metros. O Q3 é o mais largo, enquanto o BMW é o mais alto - no fim, todos estão bem próximos em porte. No porta-malas, os 530 litros do Audi Q3 é o destaque ante os 476 litros do novo X1 e os 435 litros do Mercedes-Benz GLA.
BMW X1 | MERCEDES-BENZ GLA | AUDI Q3 | |
COMPRIMENTO | 4.500 mm | 4.410 mm | 4.484 mm |
ENTRE-EIXOS | 2.692 mm | 2.729 mm | 2.680 mm |
LARGURA | 1.845 mm | 1.834 mm | 1.849 mm |
ALTURA | 1.630 mm | 1.611 mm | 1.616 mm |
PORTA-MALAS | 476 litros | 435 litros | 530 litros |
O novo X1 com o motor 1.5 turbo criou uma versão de entrada para o SUV premium. Por outro lado, é o menor potente do trio, principalmente ao lado do Audi Q3 e seu 2.0 turbo com sistema de tração integral Quattro. Se aproxima do 1.3 turbo da Mercedes-Benz com seus 163 cv, que tem a capacidade de desativar cilindros para reduzir o consumo. Tanto o BMW quanto o GLA 200 tem tração dianteira, enquanto o Q3 é o único com a integral do trio, mesmo na versão de entrada.
BMW X1 sDrive18i | MERCEDES-BENZ GLA 200 | AUDI Q3 2.0T | |
MOTOR | 1.5 turbo, 3 cilindros | 1.3 turbo, 4 cilindros | 2.0 turbo, 4 cilindros |
POTÊNCIA | 156 cv (de 4.700 a 6.500 rpm) | 163 cv (5.500 rpm) | 231 cv (de 5.000 a 6.600 rpm) |
TORQUE | 23,4 kgfm (de 1.500 a 4.600 rpm) | 25,5 kgfm (de 1.620 a 4.000 rpm) | 34,7 kgfm (de 1.700 a 4.500 rpm) |
TRANSMISSÃO | automatizada de dupla embreagem, 7 marchas, tração dianteira | automatizada de dupla embreagem, 7 marchas, tração dianteira | automática, 8 marchas, tração integral |
Estamos falando nas três versões de entrada dos SUVs. No caso do Mercedes-Benz GLA 200, é vendido em versão única, a AMG Line, com kit visual mais esportivo inspirado pela divisão da empresa. É o mais caro e ultrapassa os R$ 300 mil, diferente do BMW X1, que recebeu essa versão 1.5 turbo justamente pra isso, e o Audi Q3, que se aproveita da nacionalização, mesmo que seja só montado no Paraná. Por outro lado, o GLA é o mais completo do trio, se comparando com as versões mais completas do X1 e Q3.
BMW X1 sDrive18i (R$ 296.950): Painel de instrumentos digital de 10,2", sistema multimídia com tela de 10,7" com espelhamento sem fios, faróis fullLEDs adaptativos, rodas de 18", ar-condicionado automático, bancos dianteiros elétricos, seletor de modos de condução, chave presencial com partida por botão.
Audi Q3 Prestige (R$ 285.990): Sistema multimídia de 10,1" com espelhamento, rodas de 18", chave presencial com partida por botão, seletor de modos de condução, faróis fullLEDs com farol-alto automático, banco do motorista elétrico, painel digital de 10".
Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line (R$ 357.900): rodas de 20", teto-solar panorâmico, ar-condicionado automático de 2 zonas, painel digital de 10", sistema multimídia de 10,2" com espelhamento, carregador por indução, bancos dianteiros elétricos, porta-malas com abertura elétrica, sistema de estacionamento automático, piloto automático adaptativo, assistente de faixa, faróis fullLEDs, kit visual AMG.
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