Novo BMW X1: como a versão de R$ 296.950 se compara ao GLA e Q3
Nova geração quer manter liderança do segmento de SUVs compactos premium
O segmento de SUVs compactos é um dos mais procurados dentro do mercado premium. O líder é o BMW X1, que agora chega em sua nova geração e ainda produzida no Brasil com a estreia da versão sDrive18i, com o motor 1.5 turbo de 3 cilindros pela primeira vez no SUV, por R$ 296.950.
Há uma briga particular entre as alemãs, com o Audi Q3 e o Mercedes-Benz GLA. Aproveitando a chegada do BMW X1, vamos comparar os três SUVs compactos premium em suas versões de entrada em dimensões, motorização e equipamentos enquanto não os reunimos para um comparativo presencial completo.
Dimensões
Ao crescer 7 centímetros, o BMW X1 se tornou o maior dos três. Ficou pouca coisa maior que o Audi Q3, menos de 2 cm menor, mas o maior entre-eixos fica com o menor em comprimento, o GLA, e seus quase 2,73 metros. O Q3 é o mais largo, enquanto o BMW é o mais alto - no fim, todos estão bem próximos em porte. No porta-malas, os 530 litros do Audi Q3 é o destaque ante os 476 litros do novo X1 e os 435 litros do Mercedes-Benz GLA.
BMW X1 | MERCEDES-BENZ GLA | AUDI Q3 | |
COMPRIMENTO | 4.500 mm | 4.410 mm | 4.484 mm |
ENTRE-EIXOS | 2.692 mm | 2.729 mm | 2.680 mm |
LARGURA | 1.845 mm | 1.834 mm | 1.849 mm |
ALTURA | 1.630 mm | 1.611 mm | 1.616 mm |
PORTA-MALAS | 476 litros | 435 litros | 530 litros |
Motorização
O novo X1 com o motor 1.5 turbo criou uma versão de entrada para o SUV premium. Por outro lado, é o menor potente do trio, principalmente ao lado do Audi Q3 e seu 2.0 turbo com sistema de tração integral Quattro. Se aproxima do 1.3 turbo da Mercedes-Benz com seus 163 cv, que tem a capacidade de desativar cilindros para reduzir o consumo. Tanto o BMW quanto o GLA 200 tem tração dianteira, enquanto o Q3 é o único com a integral do trio, mesmo na versão de entrada.
BMW X1 sDrive18i | MERCEDES-BENZ GLA 200 | AUDI Q3 2.0T | |
MOTOR | 1.5 turbo, 3 cilindros | 1.3 turbo, 4 cilindros | 2.0 turbo, 4 cilindros |
POTÊNCIA | 156 cv (de 4.700 a 6.500 rpm) | 163 cv (5.500 rpm) | 231 cv (de 5.000 a 6.600 rpm) |
TORQUE | 23,4 kgfm (de 1.500 a 4.600 rpm) | 25,5 kgfm (de 1.620 a 4.000 rpm) | 34,7 kgfm (de 1.700 a 4.500 rpm) |
TRANSMISSÃO | automatizada de dupla embreagem, 7 marchas, tração dianteira | automatizada de dupla embreagem, 7 marchas, tração dianteira | automática, 8 marchas, tração integral |
Preços e equipamentos
Estamos falando nas três versões de entrada dos SUVs. No caso do Mercedes-Benz GLA 200, é vendido em versão única, a AMG Line, com kit visual mais esportivo inspirado pela divisão da empresa. É o mais caro e ultrapassa os R$ 300 mil, diferente do BMW X1, que recebeu essa versão 1.5 turbo justamente pra isso, e o Audi Q3, que se aproveita da nacionalização, mesmo que seja só montado no Paraná. Por outro lado, o GLA é o mais completo do trio, se comparando com as versões mais completas do X1 e Q3.
BMW X1 sDrive18i (R$ 296.950): Painel de instrumentos digital de 10,2", sistema multimídia com tela de 10,7" com espelhamento sem fios, faróis fullLEDs adaptativos, rodas de 18", ar-condicionado automático, bancos dianteiros elétricos, seletor de modos de condução, chave presencial com partida por botão.
Audi Q3 Prestige (R$ 285.990): Sistema multimídia de 10,1" com espelhamento, rodas de 18", chave presencial com partida por botão, seletor de modos de condução, faróis fullLEDs com farol-alto automático, banco do motorista elétrico, painel digital de 10".
Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line (R$ 357.900): rodas de 20", teto-solar panorâmico, ar-condicionado automático de 2 zonas, painel digital de 10", sistema multimídia de 10,2" com espelhamento, carregador por indução, bancos dianteiros elétricos, porta-malas com abertura elétrica, sistema de estacionamento automático, piloto automático adaptativo, assistente de faixa, faróis fullLEDs, kit visual AMG.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Qual o consumo dos carros 1.0 aspirados, segundo o Inmetro
Kia diz que sua picape rival da Hilux é mais bonita pessoalmente
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
Sabotagem econômica barra mercado de 3 milhões de veículos
Os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil
Nissan e Honda estariam iniciando negociações para fusão
Citroën Basalt Feel 1.0: veja detalhes da versão básica e com quem concorre