Os sedãs compactos tem um espaço reservado no coração do brasileiro. Antes dos SUVs, eram a alternativa de quem precisava de mais espaço e, principalmente, porta-malas. Ao mesmo tempo, o preço pouco acima dos hatches compactos ajudava na hora da compra - de fato, isso ainda é algo interessante até mesmo diante dos SUVs compactos.
Separamos as 7 opções do mercado brasileiro com câmbio automático em suas versões de entrada. Enquanto os SUVs já estão acima dos R$ 100 mil, ainda há alguns sedãs abaixo desta faixa, ou pouco acima. Além dos R$ 110 mil, são três opções, e mesmo assim podem ser mais interessantes que colocar um SUV compacto na garagem. Veja a lista por ordem crescente de valor.
A Fiat acertou ao colocar o câmbio CVT no Cronos, em conjunto com o motor 1.3 aspirado. Criou também o sedã mais barato com câmbio automático (apesar de já ter sido mais barato...) com um bom porta-malas, de 525 litros. Na versão Drive, já vem com os controles de tração e estabilidade, ar-condicionado, sistema multimídia com tela de 7" e computador de bordo. Há opção de ar-condicionado automático e partida por botão no pacote S-Design.
Um japonês com o preço interessante é o Toyota Yaris Sedã XL. A versão de entrada tem motor 1.5 aspirado, mais potente que o Cronos, e usa o mesmo câmbio CVT com simulação de 7 marchas. Tem mais espaço interno, mas o porta-malas é menor que o do Fiat. Compensa na lista de equipamentos, com 7 airbags, com o mesmo preço do Fiat. Tem sistema multimídia de 7" com espelhamento, como o Cronos Drive.
O mais vendido sedã compacto, o Chevrolet Onix Plus tem a versão Turbo AT como a mais barata. Não tem sistema multimídia, mas é o mais barato com motor 1.0 turbo e não abre mão de controles de tração e estabilidade e os 6 airbags. Se quiser mais equipado, terá que procurar a versão LT, de R$ 110.780, que é mais fácil de encontrar nas lojas e ainda assim mais barato que diversos concorrentes.
Outro bom japonês na lista, o Nissan Versa Sense tem motor 1.6 aspirado e joga com seu visual. Recentemente reestilizado, o mais barato Versa tem rodas de 15", sistema multimídia com espelhamentos, chave presencial, os controles de tração e estabilidade, 6 airbags e bom espaço interno, algo que marca o Versa desde sua geração anterior. Acaba devendo em porta-malas, ainda perto dos 500 litros.
O HB20S foi reestilizado em 2022, junto com o hatch. Recebeu uma nova dianteira e traseira, além de sistema multimídia com tela de 8" com espelhamento sem fios. Tem os controles de tração e estabilidade, 6 airbags, rodas de 16", piloto automático, computador de bordo e outros equipamentos, como os básicos ar-condicionado e direção elétrica.
Com a reestilização, o Virtus recebeu duas versões com o motor 1.0 turbo de até 116 cv. Esta versão de entrada tem um bom pacote de equipamentos, até melhor que as versões mais caras do Polo, por exemplo. Na lista de itens, os controles de tração e estabilidade, 6 airbags, rodas de 15", faróis em LEDs, sistema multimídia com tela de 6,5" e painel de instrumentos com tela de 8".
O mais caro é o Honda City EX. Tem motor 1.5 aspirado com injeção direta e câmbio CVT, conjunto que destaca pelo bom consumo no sedã. Tem 6 airbags, os controles de tração e estabilidade, sistema multimídia com tela de 8" com espelhamento sem fios, rodas de 16", lanternas em LEDs, piloto automático e outros itens.
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