Os sedãs compactos com motores 1.0 fazem parte da história do brasileiro. Em diversas famílias, se tornou a primeira opção para acomodar bagagens maiores sem perder pontos como economia de combustível ou, até mesmo, um valor mais baixo para a compra. Mesmo assim, não sobraram muitas opções no nosso mercado.
Com a chegada do Fiat Cronos 1.0, substituindo o Grand Siena 1.0, a lista chega a 4 modelos disponíveis. Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus e o veterano Volkswagen Voyage completam a lista. Veja o que oferece cada versão de entrada com o motor 1.0 aspirado e se vale a pena dar um passo acima para ter mais equipamentos ou motor, quando disponível.
A linha 2023 do sedã Cronos estreou a configuração com o motor 1.0 Firefly aspirado. Substitui o Grand Siena, aposentado em 2021, e aparece como um dos carros mais baratos no Brasil. Na lista de equipamentos, direção elétrica com regulagem de altura, banco do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, computador de bordo, rodas de 15" com calotas e alarme entre os destaques.
Você pode optar pelo Cronos Drive 1.0, por R$ 78.190, que adiciona sistema multimídia, vidros traseiros elétricos e outros equipamentos menores, ou o Drive 1.3 por R$ 83.890, que adiciona o motor maior com maior potência. No porta-malas, 525 litros, um dos maiores da lista, além de bom espaço interno.
Um salto de mais de R$ 10 mil te levam ao Onix Plus LT 1.0. Comparado ao Cronos, é maior e mais equipado. O sedã derivado do Onix oferece 6 airbags, controles de tração e estabilidade, câmbio com 6 marchas, sistema MyLink com tela de 8" com Apple CarPlay, vidros elétricos na dianteira e a traseira, direção elétrica com ajuste de altura e ar-condicionado entre os destaques.
Quer Bluetooth e Android Auto? São R$ 85.980. O LT recebe opcionais também como acendimento automático dos faróis, câmera de ré, chave presencial e rodas de 15" em liga-leve por R$ 86.590. O LT Turbo, com motor de 116 cv, custa R$ 93.100 com pacote bem parecido com o LT básico aspirado, uma diferença considerável na compra.
Recentemente reestilizado, o HB20S manteve suas versões com o motor aspirado. O HB20S Comfort tem um pacote que inclui 6 airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, direção elétrica, ar-condicionado, sistema multimídia com tela de 8" com espelhamento de smartphones sem fio, vidros dianteiros e traseiros elétricos e mais.
A versão Limited 1.0, de R$ 91.390, adiciona as rodas de liga-leve de 15", câmera de ré, acendimento automático dos faróis e outros itens. Para subir a motorização, diferente do HB20, o sedã não oferece o motor 1.0 turbo com câmbio manual, apenas com o automático de 6 marchas por iniciais R$ 105.290.
O mais caro da lista é um veterano perto da aposentadoria. O VW Voyage 1.0 é a única versão do catálogo com um pacote bem enxuto de equipamentos. Direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura e computador de bordo são os poucos destaques.
O Voyage 1.0 pode receber opcionais como rodas de aço de 15" (de série são 14"), sistema multimídia com espelhamento e outros itens. Completo, com rodas de liga-leve de 15", chega aos R$ 96.810, mas sabemos que esse carro é algo inexistente, já que boa parte de suas vendas são para frotas e em pacote básico.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Qual o consumo dos carros 1.0 aspirados, segundo o Inmetro
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Citroën Basalt Feel 1.0: veja detalhes da versão básica e com quem concorre