Sedãs compactos 1.0: veja o que oferece cada uma das 4 opções no Brasil
Preços variam de R$ 74.490 a R$ 88.520 nas versões de entrada
Os sedãs compactos com motores 1.0 fazem parte da história do brasileiro. Em diversas famílias, se tornou a primeira opção para acomodar bagagens maiores sem perder pontos como economia de combustível ou, até mesmo, um valor mais baixo para a compra. Mesmo assim, não sobraram muitas opções no nosso mercado.
Com a chegada do Fiat Cronos 1.0, substituindo o Grand Siena 1.0, a lista chega a 4 modelos disponíveis. Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus e o veterano Volkswagen Voyage completam a lista. Veja o que oferece cada versão de entrada com o motor 1.0 aspirado e se vale a pena dar um passo acima para ter mais equipamentos ou motor, quando disponível.
Fiat Cronos 1.0 - R$ 74.490
- Motor e câmbio: 1.0, 3-cilindros; manual de 5 marchas
- Potência e torque: 71/75 cv; 10/10,7 kgfm
- Dimensões: 4.364 mm (C); 1.726 mm (L); 1.508 mm (A); 2.521 mm (E)
- Porta-malas: 525 litros
A linha 2023 do sedã Cronos estreou a configuração com o motor 1.0 Firefly aspirado. Substitui o Grand Siena, aposentado em 2021, e aparece como um dos carros mais baratos no Brasil. Na lista de equipamentos, direção elétrica com regulagem de altura, banco do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, computador de bordo, rodas de 15" com calotas e alarme entre os destaques.
Você pode optar pelo Cronos Drive 1.0, por R$ 78.190, que adiciona sistema multimídia, vidros traseiros elétricos e outros equipamentos menores, ou o Drive 1.3 por R$ 83.890, que adiciona o motor maior com maior potência. No porta-malas, 525 litros, um dos maiores da lista, além de bom espaço interno.
Chevrolet Onix Plus LT 1.0 - R$ 84.590
- Motor e câmbio: 1.0, 3-cilindros; manual de 6 marchas
- Potência e torque: 78/82 cv; 9,6/10,6 kgfm
- Dimensões: 4.474 mm (C); 1.730 mm (L); 1.474 mm (A); 2.600 mm (E)
- Porta-malas: 469 litros
Um salto de mais de R$ 10 mil te levam ao Onix Plus LT 1.0. Comparado ao Cronos, é maior e mais equipado. O sedã derivado do Onix oferece 6 airbags, controles de tração e estabilidade, câmbio com 6 marchas, sistema MyLink com tela de 8" com Apple CarPlay, vidros elétricos na dianteira e a traseira, direção elétrica com ajuste de altura e ar-condicionado entre os destaques.
Quer Bluetooth e Android Auto? São R$ 85.980. O LT recebe opcionais também como acendimento automático dos faróis, câmera de ré, chave presencial e rodas de 15" em liga-leve por R$ 86.590. O LT Turbo, com motor de 116 cv, custa R$ 93.100 com pacote bem parecido com o LT básico aspirado, uma diferença considerável na compra.
Hyundai HB20S Comfort 1.0 - R$ 85.890
- Motor e câmbio: 1.0, 3-cilindros; manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75/80 cv; 9,4/10,2 kgfm
- Dimensões: 4.325 mm (C); 1.720 mm (L); 1.470 mm (A); 2.530 mm (E)
- Porta-malas: 475 litros
Recentemente reestilizado, o HB20S manteve suas versões com o motor aspirado. O HB20S Comfort tem um pacote que inclui 6 airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, direção elétrica, ar-condicionado, sistema multimídia com tela de 8" com espelhamento de smartphones sem fio, vidros dianteiros e traseiros elétricos e mais.
A versão Limited 1.0, de R$ 91.390, adiciona as rodas de liga-leve de 15", câmera de ré, acendimento automático dos faróis e outros itens. Para subir a motorização, diferente do HB20, o sedã não oferece o motor 1.0 turbo com câmbio manual, apenas com o automático de 6 marchas por iniciais R$ 105.290.
VW Voyage 1.0 - R$ 88.520
- Motor e câmbio: 1.0, 3-cilindros; manual de 5 marchas
- Potência e torque: 77/84 cv; 9,7/10,4 kgfm
- Dimensões: 4.213 mm (C); 1.656 mm (L); 1.463 mm (A); 2.467 mm (E)
- Porta-malas: 462 litros
O mais caro da lista é um veterano perto da aposentadoria. O VW Voyage 1.0 é a única versão do catálogo com um pacote bem enxuto de equipamentos. Direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura e computador de bordo são os poucos destaques.
O Voyage 1.0 pode receber opcionais como rodas de aço de 15" (de série são 14"), sistema multimídia com espelhamento e outros itens. Completo, com rodas de liga-leve de 15", chega aos R$ 96.810, mas sabemos que esse carro é algo inexistente, já que boa parte de suas vendas são para frotas e em pacote básico.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Qual o consumo dos carros 1.0 aspirados, segundo o Inmetro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Citroën Basalt Feel 1.0: veja detalhes da versão básica e com quem concorre