Depois de décadas, o VW Gol perdeu a liderança de mercado para o Fiat Palio em 2014. Desde então, o hatch veterano não tinha conseguido aparecer nesta posição até julho deste ano, quando desbancou Fiat Strada e Hyundai HB20 como o automóvel mais vendido do país. E se manteve na parte superior do mercado, mesmo que não no primeiro lugar, por alguns meses.
Como isso aconteceu? Basta ver onde estão a maior parte das vendas do VW Gol, bastante concentradas nas vendas diretas, e entender que a marca priorizou a produção do hatch, assim como do sedã Voyage, antes da despedida da dupla no fim deste ano. E boa parte dos clientes são empresas e frotas, em busca de um carro confiável por um preço atraente.
Perto de se aposentar, até quando isso se repetirá? Pode continuar assim, mas a VW já prepara Taubaté (SP) para a produção do Polo Track, seu substituto, no ano que vem. Ao mesmo tempo, seu estoque começará a ficar menor, assim como a oferta para as empresas na venda direta. Como o Gol se aposentará? Este é um mistério a ser observado.
Aproveitamos para discutir um assunto que anda agitando os bastidores. A picape da Peugeot, Landtrek, está em testes no Brasil, mas seu destino pode não ser as lojas da marca francesa. Há possibilidade de ser vendida como uma picape da Fiat, aproveitando a quantidade de concessionárias da parte italiana, mas o desafio está no posicionamento diante da Toro, a queridinha do mercado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos