A Fiat fez o Pulse como uma opção abaixo dos SUVs compactos, como o primo Jeep Renegade. A receita, relativamente simples, deu certo e levou diversos consumidores para as concessionárias em busca da novidade. Como esperado, despertou o interesse de concorrentes, como a Volkswagen e a Renault, que já trabalham em seus "anti-Pulse".
Em comum, ambos não negam beber da fonte de hatches compactos, como o Fiat Pulse. No Renault, ele já é testado no Brasil em uma mula vindo diretamente da Europa, o Dacia Stepway, baseado na nova geração do Sandero. A marca francesa já confirmou a produção do SUV abaixo do Duster, além de um novo motor 1.0 turbo no Paraná.
A Volkswagen ainda é mais discreta, já que ainda foca na fase final dos novos Polo e Virtus. O seu SUV ficará posicionado acima do Polo Track, e dividirá o desenvolvimento com um novo modelo da Skoda para a Europa. Diferente da Renault, ele ainda não foi flagrado pelas ruas, mas já pode estar rodando com base em mulas, comum em fase inicial de projeto. Como o Renault, terá motor 1.0 turbo, mas o já conhecido TSI da marca.
Ainda não há muitas datas de lançamento, mas podemos esperar o Renault para 2023 ou, mais tardar 2024, enquanto o Volkswagen pode ser um modelo para 2024 ou 2025. Enquanto isso, a Fiat ainda terá uma reestilização do Pulse, a considerar sua idade até aquele momento, mesmo que leve. De qualquer forma, muita coisa ainda acontecerá até lá.
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