Não é de hoje que a Fiat conhece o mercado de picapes compactas no Brasil. Foi ela que, em 1978 com a 147 Pick-up, inaugurou o segmento. O sucesso se manteve com a Fiorino, baseada no Uno, e só cresceu desde o lançamento da Strada em 1998. Com a nova geração apresentada em 2020, a picape tinha tudo para conquistar ainda mais o público, e de fato conseguiu.
Desde abril de 2021, a Fiat Strada é o veículo mais vendido do Brasil, independente da categoria. Até novembro, acumulou exatas 100.049 unidades e foi acompanhada no pódio entre os mais emplacados pelo Fiat Argo (80.135). Então a marca soube descobrir qual era necessidade do público que queria a versatilidade da picape, mas sem sacrificar a comodidade de um veículo de passeio. Por fazer exatamente os dois que a Strada lidera.
A história das picapes compactas sempre se misturou muito com o trabalho. Porém, para dominar o mercado nacional, apenas a capacidade não bastava. Por conta disso, a nova geração da Fiat Strada precisou evoluir e crescer em todas as dimensões, literalmente. E essa diferença você pode ver na comparação com o modelo anterior:
Medidas |
Nova Strada Volcano Cabine Dupla |
Strada Freedom Cabine Dupla |
Comprimento |
4.480 mm |
4.438 mm |
Largura |
1.732 mm |
1.664 mm |
Altura |
1.595 mm |
1.580 mm |
Entre-eixos |
2.737 mm |
2.718 mm |
Como você pode ver, a nova Fiat Strada cresceu principalmente em largura e entre-eixos, as medidas mais relevantes para os passageiros. Com a nova geração, a picape pôde trazer a Cabine Plus, com uma das maiores capacidades do mercado. Nela pode-se levar até 720 kg ou 1.354 litros de carga na caçamba.
Mesmo que voltada mais para oferecer o máximo de potencial para o trabalho, a Strada Cabine Plus não deixa motorista e passageiro em segundo plano, trazendo ainda mais 150 litros de capacidade atrás dos bancos para acomodar objetos pessoais e pequenas compras. Mesmo na versão mais acessível da picape da Fiat, a Endurance 1.4, o comprador já recebe de fábrica itens importantes, como direção assistida, ar-condicionado, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, direção com ajuste de altura, computador de bordo, luzes diurnas de LED, protetor de caçamba, iluminação de caçamba, porta-escada e rodas de 15 polegadas.
Nesta configuração, a Nova Fiat Strada é equipada com o robusto e comprovado motor 1.4 FireEVO. Ele é capaz de entregar até 88 cv de potência e 12,5 kgfm de torque máximo quando abastecido com etanol. Acompanhado pelo câmbio manual de 5 marchas, é a escolha ideal para pegar no batente.
Para quem quiser ainda mais comodidade, a Nova Fiat Strada oferece a versão Freedom 1.3 Cabine Plus. Nela, tem-se a mesma capacidade com o acréscimo de direção com assistência elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, acionamento elétrico de vidros, retrovisores e travas, faróis de neblina, sistema de som, rodas de liga leve de 15”, sensor de pressão dos pneus e computador de bordo completo com tela de LCD de 3,5”.
A partir da Nova Fiat Strada Freedom 1.3 Cabine Plus, você já leva para casa o moderno propulsor 1.3 Firefly. Com ele, a entrega de potência sobe a 107 cv e o torque chega a 13,7 kgfm quando abastecido com etanol. O câmbio também pode ser mecânico de 5 velocidades.
Mais espaço e tecnologia com a Nova Fiat Strada Cabine Dupla para ir além
No entanto, a Strada começou mesmo a conquistar novos públicos com as versões de cabine dupla reveladas já em 2009. Com a nova geração, a Nova Fiat Strada com a Cabine Dupla oferece a comodidade de um carro de passeio, com quatro portas que se abrem a 80º para facilitar o acesso dos passageiros do banco de trás. As novas - e maiores - medidas permitem que adultos de 1,80 m se acomodem com conforto.
Isso não significa, porém, que quem optar pela cabine dupla precisará abrir mão da versatilidade da Nova Fiat Strada. Mesmo com o acréscimo de um verdadeiro banco traseiro e mais duas portas, a picape ainda é capaz de levar 650 kg e 844 litros de carga ou bagagens. Isso mostra que a líder de mercado não chegou lá apenas com a força do nome Fiat. Ela entendeu as necessidades e os anseios do público e entregou um veículo à altura. E o melhor: a cabine dupla está disponível já desde a versão Freedom 1.3.
Chegando na versão Volcano, sempre oferecida com cabine dupla, a Nova Fiat Strada já passa a oferecer itens de alta tecnologia para o motorista e os passageiros. São de série equipamentos como faróis de LED, bancos mesclando tecido e couro, central multimídia com tela de 7” sensível ao toque, conectividade via Android Auto e Apple Car Play sem fio, vidros elétricos traseiros, câmera de ré, sensor de estacionamento, volante revestido em couro, capota marítima e rack de teto.
A Nova Fiat Strada Volcano 1.3 já te dá a liberdade de escolher tanto o tradicional câmbio manual quanto a principal novidade da linha 2022: o câmbio automático CVT. Com simulação de 7 velocidades, quem optar por esta transmissão levará ainda paddle shifters para fazer as trocas no modo manual. O câmbio CVT acrescenta ainda os modos de condução Automático, Manual ou Sport, alternando o comportamento da Strada conforme o gosto do condutor. Operando com uma variação virtualmente infinita de relações, o câmbio automático CVT da Nova Fiat Strada oferece mais economia e desempenho, além da comodidade extra.
Outra novidade da linha 2022 é a versão Ranch da Strada. Assim como acontece na Fiat Toro, ela atende a um público que almeja ainda mais requinte. A nova Fiat Strada Ranch traz tudo de melhor que a picape tem a oferecer. Sempre com cabine dupla e o câmbio CVT, a configuração acrescenta pneus de uso misto, elementos de apelo visual externos, bancos de couro e acabamentos internos em dois tons.
Ou seja, não importa se você ainda precisa de uma picape raíz para pegar no batente ou máximo que o segmento de compactos tem a oferecer. A Nova Fiat Strada tem a versatilidade, o conforto e a tecnologia para atender às mais diversas necessidades. Não é à toa que ela se tornou o veículo mais vendido do Brasil.
#PUBLICIDADE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Strada líder e Kardian em alta: veja os carros mais vendidos em setembro
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?
Teste Renault Kardian Evolution MT: Ratatouille com Sarmale
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
Picapes em agosto: Fiat Strada registra recorde de vendas