A história das picapes sempre se confundiu com o trabalho. E, para pegar no batente, precisavam ser resistentes. Isso significava que eram grandes, pesadas e pouco confortáveis. Mas, e se fosse possível juntar a praticidade e a resistência das caminhonetes em um conjunto confortável como os utilitários esportivos, mas ainda fácil de se usar no dia-a-dia urbano?
Foi com este pensamento que a Fiat apresentou em 2016 a Toro. Aproveitando a tecnologia de estado da arte reservadas antes apenas aos modelos 4x4 da Jeep, a picape utiliza a mesma arquitetura Small Wide dos SUVs, incluindo a suspensão mais bem trabalhada. Com isso, conseguiu manter a caçamba sem sacrificar o bem estar dos ocupantes ou a facilidade de manobra no uso urbano.
Maior que os modelos compactos, como a Fiat Strada, mas mais fácil de conduzir que as picapes médias, a Toro ajudou a criar o segmento que hoje é conhecido como o das picapes intermediárias. A fórmula obteve tanto sucesso que a Fiat Toro permanece praticamente sem rivais na categoria e é um dos veículos mais vendidos do Brasil, com mais de 70 mil unidades comercializadas no ano passado e se tornando o 7º veículo mais vendido do Brasil.
Foi no ano passado também que a Fiat aplicou importantes alterações na Toro para a linha 2022. Desde um visual repaginado até um maior número de equipamentos de segurança, passando pela estreia de um motor mais moderno e eficiente, a picape da marca continua oferecendo um pacote único e que não para de evoluir. Confira os principais atributos da Toro que a destaca do restante do mercado.
Mantendo a tradição da marca de origem italiana, o visual da nova Fiat Toro enche os olhos. Como todos os modelos da marca, ela passa a ostentar a bandeira italiana na grade. Falando nela, as versões Endurance, Freedom e Volcano trazem elegantes filetes cromados com o logo Fiat ao centro. Ranch e Ultra já trazem o nome da marca em maior destaque, com a grade circundada por barras mais largas. Os característicos faróis divididos permanecem como um dos destaques na nova Toro 2022. Novas rodas de 16" (versão Endurance), 17" (Freedom e Ultra) e 18" (Volcano e Ranch) fecham o pacote visual exterior.
A Fiat sabe ouvir o que os clientes têm a dizer. Por isso redesenhou a cabine da Toro 2022 para aprimorar ainda mais a comodidade dos ocupantes. Foram acrescentados mais porta-copos no console central e abrigos para as bugigangas do dia-a-dia. No total, são 26 litros de espaço dentro da Toro para as pequenas coisas que precisam de um lugar reservado.
Além disso, os materiais utilizados no acabamento da cabine foram revisados para trazer um ar mais premium para a picape. O painel recebeu um novo desenho para receber centrais multimídia maiores e mais rápidas também. Quem optar pelas configurações mais completas da Fiat Toro 2022, as versões Ranch e Ultra trazem acabamento de couro que permite tons bicolores. A primeira oferece bancos e painéis de porta em tom marrom, enquanto a segunda tem costuras contrastantes. Ambas trazem o nome da versão nos assentos.
Outro ponto em que a Fiat Toro evoluiu para 2022 foi na quantidade de tecnologia embarcada. Todas as versões da picape já saem de fábrica equipadas com um painel de instrumentos digital de 7 polegadas totalmente customizável. Ela permite a exibição de grafismos mais esportivos ou até mesmo mostrando como conduzir de forma mais eficiente.
Além disso, todas as configurações da Fiat Toro também são equipadas com central multimídia já preparada para espelhar smartphones por meio de aplicativos como Apple Car Play ou Android Auto sem a necessidade do uso de fios. Ela pode ter 7” polegadas na versão Endurance, a mais acessível da linha, ou 8,4“ nas Freedom e Volcano.
Mais uma vez, quem optar pelas versões Ranch ou Ultra já receberá a central multimídia vertical com tela 10,1”. Além de gráficos excelentes e rápidos tempos de resposta, a central tem operação intuitiva e similar ao que já vemos em celulares, por exemplo. Para quem utilizar o espelhamento, a função ocupará a tela inteira, facilitando a leitura. A partir da versão Volcano, a Fiat Toro 2022 é equipada ainda com um carregador sem fio para smartphones.
Também a partir da Fiat Toro Volcano, os clientes já terão disponível a tecnologia Connect Me. É um pacote de serviços conectados que incluem o controle de informações e da picape pelo smartphone, smartwatch ou pela assistente virtual Amazon Alexa. Além disso, o sistema ainda intermedia alertas de manutenção, assistência mecânica, notificações de manutenções, chamadas de emergência, recuperação em caso de roubo e furto e alertas de condução. Um sistema de navegação nativo também está disponível, com pontos de interesse e atualizações remotas. Para os ocupantes, há WiFi a bordo para que todos fiquem conectados.
Para se manter versátil, a nova Fiat Toro 2022 permanece sendo a única da categoria a oferecer a escolha entre motorização flex ou a diesel. A novidade ficou por conta do novo propulsor GSE Turbo 1.3 flex nas versões T270. Entre as tecnologias que ele emprega, está o MultiAir. Controlado pela central eletrônica do motor, ele regula o tempo de abertura, a abertura em si e quantas vezes fará isso em apenas um ciclo de combustão.
Auxiliado ainda por injeção direta de combustível e intercooler, o motor é capaz de entregar impressionantes 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. A ele é acoplada a comprovada transmissão automática de 6 velocidades.
Para quem precisa de mais resistência e autonomia entre as paradas de abastecimentos, as versões Ranch e Ultra são equipadas com o conhecido motor 2.0 turbodiesel, que é opcional para a versão Volcano. Com ele, são 170 cv e 35,7 kgfm. Para trabalhar com o torque extra, a Fiat Toro a diesel lança mão de uma transmissão de 9 velocidades.
Outro adicional das versões a diesel está na tração. Para quem tem um estilo de vida mais ativo e encara trajetos mesmo quando o asfalto acaba, a Fiat Toro 2022 a diesel também é equipada com um sistema de tração integral que permite a distribuição da força entre os eixos dianteiro e traseiro conforme a demanda.
Nenhum carro se torna referência de mercado deixando de lado a segurança e não diferente com a Fiat Toro. Na linha 2022, todas as configurações da picape já contam com 6 airbags - ou 7 airbags nas versões Ultra e Ranch -, controles eletrônicos de tração e estabilidade e o TC+, sistema eletrônico de bloqueio de diferencial para as versões dotadas de motor flex.
Além disso, a nova Toro 2022 adota o ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor) como opcional nas versões Freedom e Volcano e de série em Ultra a Ranch. O pacote inclui a frenagem automática de emergência, comutador automático de farol alto e alerta de saída de faixa com alerta pelo volante.
#PUBLICIDADE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Toro soma 550.000 unidades produzidas no Brasil em 8 anos
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Fiat Toro Ultra 'sobra' e tem unidades 24/24 com até R$ 15.000 de bônus
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Fiat Toro Ultra some do site e tem 'fim de linha temporário'; entenda
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Comparativo Fiat Toro vs. Ram Rampage: família, família, negócios à parte