Acertar de primeira é algo que exige planejamento e um profundo conhecimento do que você está fazendo. Não é algo que pode ser feito no impulso. Quando a Fiat apresentou o Pulse, em outubro de 2021, ele se tornou o primeiro utilitário esportivo da marca no Brasil e tinha a missão de se destacar no concorrido mercado dos SUVs compactos nacional.
Mas, pelo que parece, a Fiat acertou em cheio nos desejos dos consumidores com o Pulse. O SUV contabilizou somente dois meses completos de vendas no ano passado: novembro e dezembro. Mesmo assim, já acumulou praticamente 7 mil unidades comercializadas em praticamente 60 dias. No último mês de 2021, inclusive, o Fiat Pulse já figurava entre os 20 carros mais vendidos do país. Parece destinado ao sucesso, não é mesmo? Mas quais são os seus segredos?
O Fiat Pulse foi o primeiro carro da marca a utilizar a inédita plataforma MLA (Modular Architecture). Como o nome sugere, é modular e dará origem a novos modelos da marca. Para servir a diversos propósitos, a plataforma do SUV Fiat recebeu o que a mais de moderno em termos de materiais, linhas de absorção de impactos, arquitetura de suspensão e freios e até sistemas de ar-condicionado e escapamento exclusivos.
Mas a Fiat não estaria honrando suas origens italianas se o Pulse não fosse acompanhado por um belo visual. Na dianteira, um capô alto dá a impressão de estar em um SUV. De dentro, é possível ver o capô e seus ressaltos, mas por fora a frente é mais reta, com os faróis aparecendo de forma imponente. Os para-lamas alargados também reforçam a impressão de largura e robustez do carro.
Com 4,10 metros de comprimento, o Fiat Pulse também é o companheiro ideal para o dia-a-dia nas cidades, onde cada centímetro de espaço é disputado. Porém, com 1,78 m de largura e 1,58 m de altura, supera a concorrência nas medidas que mais importam para o conforto dos ocupantes. Além disso, com 370 litros de porta-malas, o SUV já está preparado para levar você e sua família.
Partindo de R$ 83.990, o FIat Pulse Drive 1.3 manual é um dos SUVs mais baratos do Brasil atualmente. No entanto, isso não quer dizer que você terá que pagar a mais para ter uma longa lista de equipamentos de série, como itens de conforto e conveniência ou sistemas de segurança.
Desde a versão mais acessível, o Fiat Pulse já te entrega ar-condicionado automático, controles eletrônicos de tração e estabilidade, central multimídia com tela de 8,4", conectividade via Apple Car Play e Android Auto sem fio, volante multifuncional, direção elétrica, faróis e lanternas de LED, fixação Isofix, 4 airbags e assistente partida em rampa.
Tem também o piloto automático, rodas de liga leve aro 16", sensor de estacionamento traseiro, TC+ (Traction Control Plus), monitoramento de pressão dos pneus e quadro de instrumentos com tela de 3,5" para o computador de bordo, entre muitos outros. Não há outro carro no mercado atualmente que entregue tanto pelo mesmo preço.
O segmento de compactos, sejam SUVs ou não, sempre foi privado das últimas tecnologias em favor do preço. Mas não com o Fiat Pulse. Quem optar pela versão Impetus Turbo 200 AT, a mais completa da gama, vai receber uma série de equipamentos que estavam anteriormente reservados apenas aos segmentos mais premium do mercado.
Entre eles, vale ressaltar o painel de instrumentos totalmente digital com tela de 7” polegadas totalmente customizável e de alta resolução. Entre as possibilidades, ela permite que o motorista escolha o tema da tela, variando entre modos mais esportivos e os que te ensinam a ser mais eficiente na condução. No Pulse Impetus Turbo 200 AT, a tela da central multimídia também passa a ser maior, de 10,1”, e permite se conectar a serviços como o Google Assistant e Amazon Alexa, além do CART, funcionalidade que permite fazer compras por meio da multimídia.
Provando que você não precisa pagar a mais para ter equipamentos de segurança, o Fiat Pulse Audace Turbo 200 AT, uma antes da Impetus, já acrescenta itens como frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de pista, comutação automática de farol alto, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis. Além disso, agrega ainda chave presencial com partida remota e Paddle Shifters para a troca de marchas em modo manual.
Outro ponto em que o novo Fiat Pulse compreendeu o que os brasileiros querem foi a escolha de modernos e eficientes propulsores. Nas versões Turbo, o SUV é equipado com o motor 1.0 turbinado. Com a mais recente arquitetura de três cilindros, ele ainda faz uso do sistema MultiAir da Fiat, controlando individualmente a ação das válvulas de admissão, e de injeção direta de combustível.
Com isso, o Fiat Pulse se tornou o 1.0 turbo mais potente do Brasil conforme mostram seus números. Quando abastecido com gasolina, ele entrega 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Com gasolina, o torque se mantém e a potência chega a 125 cv.
Para as versões Drive mais acessíveis, o Fiat Pulse oferece o comprovado motor 1.3 Firefly da marca, já utilizado na gama da marca. Ele entre saudáveis 13,7 kgfm de torque seja com etanol ou gasolina, enquanto a potência é de, respectivamente, 107 cv e 98 cv.
Para equilibrar o desempenho com um baixo consumo de combustível, o Fiat Pulse em todas as versões, exceto a Drive manual, dispõe de um moderno câmbio automático do tipo CVT. Operando com uma variação virtualmente infinita de relações, essa transmissão é uma das armas para economizar na hora de abastecer também. A caixa já está equipada para simular 7 marchas virtuais, que podem ser acessadas por meio de borboletas atrás do volante nas versões com tal equipamento.
#PUBLICIDADE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Fiat lança Pulse e Fastback em versões eletrificadas; veja os preços
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Oficial: Fiat Pulse e Fastback serão primeiros híbridos-leves da marca