Jeep Compass 2022: As diferenças das versões básica e completa
Veja as diferenças de visual, equipamentos e motorização entre as versões Sport 1.3 turboflex e Limited 2.0 turbodiesel
Atualizado no primeiro semestre do ano passado, o Jeep Compass corrigiu suas poucas falhas e ganhou ainda mais mercado, tanto que em 2021 foi o SUV mais vendido do Brasil com participação de 54% no segmento. E como o SUV médio é importante para o consumidor, vamos destrinchar as diferenças entre a versão de base, o Compass Sport T270 (R$ 158.990), e a topo de linha, o Compass Limited TD350 4x4 (R$ 237.990).
E se você ficou meio perdido com essas siglas após o nome da versão, vale dizer que elas revelam a motorização de cada. O Compass de entrada vem equipado com motor 1.3 turbo flex, sua principal novidade junto do facelift em 2021, que substituiu o antigo 2.0 aspirado, oferecendo assim maior torque. A sigla T270 adianta que o SUV tem 270 Nm de torque, ou 27,53 kgfm em nossa unidade de medida padrão. A mesma coisa vale para o TD350 do Compass Limited, cujo motor 2.0 turbodiesel rende 350 Nm de torque, ou 35,7 kgfm. Sem mais delongas, vamos ver o que difere ambas as versões.
Visual
Vamos para as primeiras diferenças visuais entre o Compass Sport T270 e o Compass Limited TD350 4x4, começando pelo primeiro que é a versão de entrada. O Compass Sport conta com estilo mais urbano, pois traz para-choque com desenho diferente da versão diesel, com faróis de neblina posicionados para cima e entrada de ar mais estreita na parte superior da peça. Fora isso, a peça também é mais baixa, o deixa o SUV mais assentado ao chão – tanto que seu ângulo de entrada (ou de ataque) é de 20,9º (ângulo máximo possível para superar um obstáculo sem que o para-choque seja danificado).
Além disso, o Compass Sport T270 traz rodas de 18 polegadas pintadas em um tom de cinza (antes eram de 17”), o que acabou deixando o SUV médio com uma aparência mais refinada. De perfil, o Compass mantém desde seu lançamento o friso cromado que começa na base da janela dianteira e termina na traseira, fazendo uma curvatura na lateral. Na traseira, o logotipo T270 fica à esquerda do porta-malas, enquanto à direita fica o emblema Sport que identifica a versão.
Subindo para a versão topo de linha, o Compass Limited TD350 se diferencia principalmente na dianteira por conta do para-choque exclusivo das versões com motor turbodiesel, que tem desenho diferente, com destaque para a entrada de ar diferente na parte inferior e com moldura em prateada. Uma moldura na mesma cor também adorna os faróis de neblina, que são mais espichados para as laterais do SUV. O para-choque no geral é mais recuado e alto, sendo que na prática o ângulo de entrada é maior que na versão Sport (29,9º x 20,9º).
Repare ainda que a grade superior com as sete barras verticais ficam parcialmente fechadas, sendo vazadas apenas na parte debaixo da peça. No mais, as rodas da Limited TD350 são de 19 polegadas e diamantadas, com as caixas de roda trazendo molduras plásticas em preto assim como na Sport T270. Na traseira, o Compass Limited TD350 é praticamente igual ao Sport, com exceção dos logotipos do para-choque com acabamento em prata na parte central da peça, bem como a saída de escapamento à mostra. O teto ainda é pintado sempre de preto, seja qual for a cor do restante da carroceria.
Na cabine, o Compass Sport T270 mantém o bom padrão de acabamento que foi elogiada nessa reestilização. Traz superfície suave ao toque no topo do painel, mas na porção central da peça o acabamento é dominado por plástico rígido, embora seu aspecto visual seja de boa qualidade, texturizado e com bom encaixe. Há um friso prateado que atravessa todo o painel, enquanto volante é multifuncional e revestido em couro. O que denuncia mesmo que essa é uma configuração de entrada é painel de instrumentos analógico, que conta apenas com uma tela TFT de 3,5 polegadas na porção central para o computador de bordo.
É importante dizer que no geral o Compass Sport T270 traz uma sensação de qualidade percebida, mesmo nesta versão que tem bancos que mesclam tecido e acabamento que imita couro nas laterais. O console central traz superfície em preto brilhante (famoso black piano), além de botões de freio de estacionamento do lado da alavanca de câmbio, enquanto que logo atrás há os botões Hold (para manter o carro parado em semáforos) e Sport (modo de condução que deixa o carro com calibração mais dinâmica). O SUV traz ainda a tela da central multimídia destacada no painel, com 8,4 polegadas e com suporte a Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Indo para o interior do Compass Limited TD350, existe um maior refinamento. Enquanto o Compass Sport T270 tem a parte central do painel em plástico texturizado, aqui na versão topo de linha essa região é revestida em couro com uma divisão no meio e costuras aparentes. Essa configuração também tem revestimento total de couro nos bancos, com acabamento perfurado na porção central e bons apoios laterais. O volante também traz o mesmo revestimento dos assentos, mas soma ainda comandos adicionais para o piloto automático adaptativo com frenagem automática de emergência – opcional de R$ 9.900.
Não pense que esquecemos: aqui na variante Limited já há o painel de instrumentos digital configurável com tela de 10,25 polegadas, fora a grande central multimídia com tela de 10,1” – também destacada no painel. Logo abaixo da tela há os comandos de desativação do controle de estabilidade, do assistente de manutenção em faixas, sensor de estacionamento, entre outros. O utilitário também se difere do modelo mais básico pela moldura maçanetas internas em preto brilhante, enquanto o console central tem comandos exclusivos entre as versões diesel, como assistente de descida, seletor de tração, bem como 4WD Low e 4WD Lock.
Equipamentos
Na lista de equipamentos de série, o Compass Sport T270 traz 6 airbags, central multimídia de 8,4” com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, faróis Full LED com assinatura em LED, faróis de neblina em LED, Traction Control+, Auto Hold, rodas de 18” pintadas de cinza, câmera de ré, ar condicionado de duas zonas, retrovisores elétricos, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial para acesso e partida, sensores de chuva e crepuscular, quadro de instrumentos de 3,5” e três entradas USB (sendo uma tipo C). Entre os opcionais, estão disponíveis os bancos de couro (R$ 2.700) e o teto solar elétrico panorâmico (R$ 8.900).
Como de praxe para uma configuração topo de linha, o Compass Limited TD350 4x4 traz uma lista de itens de série bem mais farta: soma central multimídia de 10,1” com os serviços conectados da plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, navegador GPS nativo, bancos de couro, quadro de instrumentos de 10,25”, aletas para trocas de marcha no volante, retrovisor fotocrômico e rodas de 19” com acabamento diamantado e pneus 235/45.
Adiciona ainda adiciona carregador sem fio para celulares, retrovisores externos com rebatimento automático, partida remota e sistema de estacionamento automático. O pacote de equipamentos traz também alerta de ponto cego, banco com ajuste elétrico para o motorista, parafusos antifurto nas rodas e 7 airbags (uma bolsa a mais para o joelho do motorista. Na lista de opcionais, o Compass Limited TD350 tem bancos de couro marrom (R$ 1.700), Pack High Tech que agrega piloto automático adaptativo, som premium Beats, porta-malas elétrico e farol alto-automático (R$ 9.900), bem como teto solar elétrico panorâmico (R$ 8.900).
Motor
A motorização já comentamos lá em cima, mas vale detalhar aqui. O Jeep Compass Sport T270 soma um motor 1.3 turbo de 180 cv a gasolina e 185 cv (etanol) a 5.750 rpm e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm (ambos os combustíveis), sempre combinado com uma transmissão automática de 6 marchas. Neste caso aqui, a tração é sempre dianteira. Já o Compass Limited TD350 tem debaixo do capô o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, trazendo um câmbio automático de 9 velocidades e tração 4x4 integral.
Bônus
Além do Compass Limited TD350, a Jeep oferece também outra versão topo de linha: é o Compass Trailhawk TD350, que custa os mesmos R$ 237.990. Enquanto o Limited tem apelo mais urbano, essa variante tem apelo mais voltado ao fora de estrada, embora o para-choque seja o mesmo. Apesar disso, seu ângulo de entrada é o maior com 30,6º, sendo também o mais alto em relação ao solo com 228 milímetros, isso contra 212 mm do Limited TD350 4x4 e 209 mm do Sport T270.
Vale lembrar que o Compass Trailhawk tem todos os itens da Limited, mas recebe ainda novo adesivo de capô, rodas de 17” diamantadas com pneus de uso misto 225/60, protetor de cárter, protetor de tanque, protetor de transmissão, estepe full size (por isso o porta-malas passa de 476 litros para 432 litros) e suspensão elevada off-road. Por fim, o seletor de terrenos tem uma função exclusiva chamada de modo “Rock”, para máxima capacidade no fora de estrada.
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