Desde o final de agosto, a falta de semicondutores no mercado internacional está fazendo uma vítima inusitada no Brasil: o sistema multimídia. A primeira baixa apareceu quando a Volkswagen anunciou a linha 2022 do Nivus, que encareceu e perdeu a central multimídia de série. O equipamento passou a ser então item opcional e o SUV não traz nem um simples rádio.
Pouco tempo depois foi a vez de Polo e Virtus passarem pelo mesmo. Até mesmo o Toyota Corolla viu algo parecido, que teve seu sistema substituído por uma central diferente, fornecida pela Wings, mas sem Android Auto e Apple Carplay - mas pelo menos não deixou um buraco no painel, literalmente. O mesmo aconteceu com o T-Cross Sense.
E se um dia tivemos poucos modelos em uma lista de vendidos sem nenhum sistema de som, ela acabou crescendo nos últimos meses. Por isso, fizemos esta lista com os que voltaram 30 anos no tempo e deixam apenas o ronco do motor como trilha sonora na hora de dirigir. E vale uma observação: optamos por deixar as versões específicas PCD de fora, pois já costumam não trazer sistema de áudio em nenhum carro para reduzir seu valor ofertado.
A geração anterior do Chevrolet Onix segue viva como Joy - ao menos por enquanto. Como uma versão destinada a entrada da marca e bastante vendida em vendas diretas, natural não ter um rádio sequer. Quer ouvir música? Apenas na área de acessórios, inclusive os alto-falantes.
O mesmo vale para o seu sedã, o Joy Plus. Antigo Prisma, também vai entreter a família apenas se o comprador der uma passada na área de acessórios ou em uma loja fora da concessionária - só cuidado com a garantia.
O Mobi é um dos poucos modelos vendidos em uma versão sem ar-condicionado e direção assitida, a Easy. Então quem dirá um sistema de som. O mesmo vale para a versão acima, a Like, que tem como opcional o sistema multimídia com tela de 7" e espelhamento de smartphones sem fios.
Como o Chevrolet Joy, o Fiat Uno não vê um futuro muito longo em nosso mercado. Sua única versão, Attractive, tem até como opcional (R$ 1.500) os alto-falantes e antena, porém o aparelho em si, como acessório apenas.
O Grand Siena sobreviveu como opção mais barata ao Cronos. Na versão 1.0, há apenas a preparação para som de série. E o mesmo vale se optar pelo motor 1.4, de R$ 69.490.
A versão de entrada do Argo segue o mesmo caminho do Mobi. Quem quiser ouvir música com algo de série, terá que ir para o Argo Drive 1.0, com sistema multimídia com tela de 7" e que custa R$ 72.490.
Nem mesmo o sedã produzido na Argentina escapou da lista. E a premissa é a mesma do Argo, oferecendo multimídia com tela de 7" e espelhamento na versão 1.3 Drive, de R$ 81.490.
A única versão com o motor 1.4 da nova Strada, a Endurance é focada em vendas diretas e trabalho. Já teve com opcional o sistema multimídia com tela de 7", mas hoje se limita ao Pack Audio (R$ 1.970) com um rádio simples. O mesmo vale para a cabine dupla.
Como seu principal concorrente, o Fiat Mobi, o Renault Kwid não oferece sistema de som na versão de entrada. Pelo menos, a versão Zen, intermediária, oferece um aparelho com USB e Bluetooth de série por R$ 56.590.
Connect sem conectividade? Parece piada, mas o Fox perdeu o sistema multimídia e oferece apenas um espaço vazio mesmo em uma versão com este nome. O mesmo vale para a versão Xtreme, de R$ 67.430.
O veterano não tem nenhum sistema de som como item de série. Ao menos tem como opcional tanto para a versão 1.0 quanto para 1.6, ou rádio com USB e Bluetooth ou multimídia com tela de 6,5" e espelhamento.
O que foi dito para o Gol vale para seu sedã. O Voyage segue o mesmo esquema do hatch, com sistema de som opcional para o motor 1.0 ou 1.6, sendo possível escolher entre rádio ou multimídia.
Nem mesmo o Polo escapou. Da versão 1.0 MPI à 1.6 MSI automática (R$ 80.370), o sistema multimídia é um opcional e o pacote vem com o Composition Touch, de 6,5". As demais versões tem a VW Play de série.
A versão Robust é a mais básica da picape da Volkswagen. Então quem quiser ouvir um som na configuração de cabine simples vai ficar querendo, pois não é oferecido nem como opcional. O mesmo vale para a Saveiro Robust Cabine Dupla (R$ 86.590).
O sedã intermediário da VW foi um dos que perdeu a multimídia de série. Um sistema de som agora está custando R$ 1.820 extras no opcional Composition Touch. O mesmo vale para a versão automática do Virtus MSI, que parte de R$ 92.870
Com grande foco na tecnologia e conectividade desde seu lançamento, o Volkswagen Nivus não dispõe de nenhum sistema de som na versão de entrada Comfortline 200 TSI. A multimídia que vinha de série, a Composition Touch, agora é opcional e custa R$ 1.830.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
De Ranger a Shark: as versões mais baratas das picapes médias automáticas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Quais são os SUVs compactos eletrificados que aguardam Pulse e Fastback?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Lista: Os sedãs automáticos mais baratos do mercado em 2024