Em 2011, a JAC Motors chegou ao Brasil com uma proposta forte em nosso mercado. Oferecia modelos completos pelo preço dos básicos das marcas tradicionais. Pouco antes, empresas como a Chery, Lifan e Effa já estavam em nosso mercado com seus produtos chineses com uma proposta parecida - até uma cópia do Mini Cooper, o Lifan 320.
Hoje, quem se destaca é a Caoa Chery, depois que a empresa brasileira comprou parte da operação local da chinesa e mudou tudo por lá. Recentemente, apresentou o Tiggo 3x, um SUV com motor 1.0 turbo, mas já está entre as 10 marcas mais vendidas do Brasil até com um SUV de 7 lugares, o Tiggo 8, que se aproxima dos R$ 200.000 e mostra bem o que aconteceu.
Ao mesmo tempo que eles evoluíram, alguns detalhes ainda precisam melhorar. Não apenas na Caoa Chery, mas também na JAC Motors, empresa que está investindo em elétricos e é 75% da Volkswagen na China, mas já teve dias melhores aqui. Ouça o podcast e entenda toda a discussão e o cenário completo.
Com uma eleição, a Fiat divulgou o nome de seu novo SUV. O Pulse, que chega ao mercado brasileiro no 2º semestre, estreará o motor 1.0 turbo da Stellantis e promete muitas evoluções principalmente em segurança e conectividade, não devendo nada a irmãos maiores do grupo, como a picape Toro e os Jeep Renegade e Compass.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos