Não há nada mais polêmico que falar sobre o preços dos automóveis no Brasil. E aproveitamos para listar qual o modelo e versão mais barato de cada marca no Brasil, desde Caoa Chery até Volkswagen, passando por Suzuki, Subaru e até mesmo Troller.
E fique ligado, publicaremos uma lista separada com os modelos das marcas premium, como Audi, Volvo e Porsche, em breve!
Tiggo 2 EX (R$ 68.690)
Para atender o público PCD, a Caoa Chery oferece o Tiggo 2 EX, uma versão com o câmbio automático de 4 marchas mais barata que a com câmbio manual - porém perde alguns itens de conforto, como luzes diurnas em LEDs e o sistema multimídia. Para a sua reetilização, deve mudar visual e conjunto mecânico em 2021.
C3 Attraction(R$ 62.090)
Você pode não lembrar, mas o Citroën C3 ainda existe. A versão Attraction 1.2 é a mais barata e traz o eficiente motor aspirado de 3 cilindros da PSA, muito esperado para o 208 tanto aspirado quanto turbo. Vendido on-line, tem central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, câmera de ré, ar-condicionado e direção elétrica.
Joy (R$ 56.890)
A Chevrolet manteve a geração anterior do Onix, batizada de Joy, justamente com essa função. Ele cobre a faixa inicial da marca e, apesar da diferença pequena para a nova geração em preços, atende tanto o público frotista quando tem uma margem maior de negociação na concessionária, algo bastante importante para reduzir aquela parcela mensal. Usa o antigo motor 1.0 de quatro cilindros, com 78/80 cv 9,5/9,8 kgfm de torque ligado ao câmbio manual de 6 marchas. Entre os itens de série, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos e ar-condicionado.
Mobi Easy (R$ 38.990)
Ao lado do Renault Kwid Life, é o mais barato da lista. Abre mão de confortos como o ar-condicionado e direção assistida (algo que terá apenas no Mobi Like, de R$ 46.490) e usa o antigo motor Fire, o 1.0 de quatro cilindros, com 73/75 cv e 9,5/9,9 kgfm de torque. Apesar de barato, é uma opção pouco buscada justamente pela ausência de itens de conforto e pelo porte pequeno, que prejudica o uso familiar. Acaba ficando mais com frotistas e vendas PJ.
Ka S (R$ 51.990)
Em uma linha enxuta, a Ford tem o Ka como sua entrada. A versão S já tem ar-condicionado, direção elétrica e vidros dianteiros elétricos. O motor é o 1.0 de três cilindros com 80/85 cv e 10,2/10,7 kgfm de torque e ele agrada pela dirigibilidade afiada dentro do seu segmento. Por R$ 52.890, o Ka SE oferece sistema de som com USB e Bluetooth, o que pode ser mais interessante pela pouca diferença.
Fit DX (R$ 66.300)
É a única versão do Honda Fit com o câmbio manual de 5 marchas. A lista de equipamentos inclui os controles de tração e estabilidade, sistema de som com Bluetooth e USB, rodas de 15", luzes diurnas em LEDs e o motor 1.5 aspirado de 116 cv, além de ar-condicionado e direção elétrica.
HB20 Sense 1.0 (R$ 50.990)
É um dos mais baratos da lista. O Hyundai HB20 tem um visual polêmico, mas agrada pelo acabamento e a possibilidade de compra com os controles de tração e estabilidade por R$ 51.990, ainda o deixando abaixo do preço de diversos concorrentes diretos. O motor 1.0 de três cilindros é um dos mais antigos do mercado, com 75/80 cv e 9,4/10,0 kgfm de torque.
T40 Plus MT (R$ 79.990)
A JAC reestilizou parte de sua linha de uma só vez. O T40, agora com o sobrenome Plus, é um deles e segue como a porta de entrada da marca com a versão com câmbio manual. É interessante ao oferecer teto-solar e sistema multimídia com tela de 10" com Apple CarPlay e Android Auto e os controles de tração e estabilidade.
Renegade STD 1.8 AT (R$ 81.590)
A versão de entrada do Jeep Renegade é a STD, já com o motor 1.8 aspirado e o câmbio automático de 6 marchas. Para levar o SUV na faixa dos R$ 80 mil, se prepare para abrir mão de qualquer sistema de som, mas ao menos tem as rodas de 16", computador de bordo e os controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas.
Rio R.153 (R$ 69.990)
O tão esperado hatch da Kia foi lançado em 2020. Sempre com o motor 1.6 de 130 cv e câmbio automático de 6 marchas, é importado do México em três versões. A mais barata é esta, a R.153, mas vale a observação: ainda é uma 2019/2020 e é esperada uma reestilização em 2021.
ASX GLS 2WD (R$ 115.900)
Com a chegada do Outlander Sport (ou sua versão reestilizada), o Mitsubishi ASX ficou com apenas uma versão, fazendo o papel de modelo de entrada da marca japonesa. Apesar do design diferente, ambos usam o mesmo motor 2.0 aspirado de até 170 cv e 23 kgfm de torque ligado ao câmbio automático CVT. Tem os controles de tração e estabilidade, mas fica devendo mais que apenas 2 airbags.
Versa V-Drive 1.0 (R$ 60.590)
Com a chegada do novo Versa, o anterior se tornou Versa V-Drive. Vendido on-line, o V-Drive 1.0 usa o motor de 3 cilindros e se aproveita do conhecido amplo espaço interno do Versa para ser uma opção para quem tem família grande e não quer gastar muito. Entre os equipamentos, ar-condicionado, direção elétrica e banco do motorista com regulagem de altura.
208 Like (R$ 65.990)
Apesar de apresentado apenas com o câmbio automático de 6 marchas, logo o Peugeot 208 recebeu duas versões com o câmbio manual de 5 marchas para figurar como as opções de entrada. A Like mantém itens como os controles de tração e estabilidade, mas abre mão do sistema multimídia e das luzes diurnas em LEDs, além de trocar as rodas de liga-leve por aço com calotas.
Kwid Life (R$ 39.390)
Como o Mobi, o Kwid também abre mão de conforto para ser barato. Em compensação, é maior e tem motor 1.0 de três cilindros com 66/70 cv e 9,4/9,8 kgfm de torque, além de ter quatro airbags desde aqui. Para ter acesso a direção elétrica, ar-condicionado e sistema de som, o preço é de R$ 46.990 no Kwid Zen.
XV (R$ 144.900)
Apesar de uma participação pequena em nosso mercado, lembramos da Subaru. Com o XV como seu modelo mais barato, traz um crossover com motor 2.0 de 156 cv, transmissão CVT e tração integral bem equipado, com direito a ar-condicionado de 2 zonas com comando por voz e sistema multimídia com espelhamento de smartphones e tela de 8".
Jimny 4Work (R$ 88.990)
Quem disse que um 4x4 não entraria na nossa lista? O Suzuki Jimny 4Work é a versão de entrada de um mais valentes modelos fora-de-estrada do nosso mercado - não se engane pelo motor 1.3 aspirado de apenas 85 cv e 11,2 kgfm de torque. Com a tração 4x4 com reduzida, ele sobe paredes!
Etios X-Plus 1.5 MT (R$ 65.490)
O Etios sempre foi a porta de entrada da Toyota. Apesar de ter perdido versões e o motor 1.3 em 2020, ele segue na mesma posição com a versão X-Plus. Se série, tem os controles de tração e estabilidade, sistema multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, ar-condicionado, direção elétrica e computador de bordo, além de outros itens.
T4 automático (R$ 173.200)
Apresentado como uma versão complementar, o T4 com o câmbio automático de 6 marchas acabou se tornando o único da marca cearense de propriedade da Ford. Mantém forte as características fora-de-estrada, como tração 4x4 com bloqueio de diferencial e reduzida, mas peca ao não trazer os controles de tração e estabilidade e nem mesmo airbags.
Gol 1.0 (R$ 54.150)
Com o fim do Up! com motor MPI na linha 2021, o Gol volta a ser a opção mais barata da marca no país. O hatch, apesar da idade do projeto, tem o eficiente motor 1.0 MPI de 3 cilindros e equipamentos como ar-condicionado, direção hidráulica e vidros dianteiros elétricos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Qual o consumo dos carros 1.0 aspirados, segundo o Inmetro
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Citroën Basalt Feel 1.0: veja detalhes da versão básica e com quem concorre