Vídeo: Quais são as cores de carros mais vendidas no Brasil?
Estudo mostra mudança nas cores pelos consumidores na última década
Um estudo preparado pela Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, mostra a evolução das cores dos carros no Brasil na última década. Com dados fornecidos pelas fabricantes, a associação mapeou o percentual das principais cores dos veículos do mercado nacional de 2010 a 2019.
Não é segredo que em 2010 a preferência nacional eram pelos veículos de cor prata. Entre as principais justificativas estavam a facilidade de conservação e a boa aceitação no momento da revenda. Fato que esta tendência fazia com que os estoques das concessionárias ficassem cheios de modelos prata para atender a demanda.
Outra cor que queridinha do mercado eram os carros com pintura preta. Sempre muito chamativos e elegantes, tinham como ponto negativo a necessidade de cuidado maior na conservação e também a situação de mostrarem sujeira e riscos com mais facilidade.
O cinza formava o trio de ferro ao lado de prata e preto. Em 2010 representavam juntos nada menos do que 73% do total de carros vendidos no Brasil.
Nestes últimos 10 anos, muita coisa mudou. A pintura vermelha, cor básica, tinha 9% de participação no volume total de vendas. Associada a carros esportivos, a cor vermelha caiu ainda mais em 2019 passando a representar apenas 7%. Seria este um reflexo da diminuição de carros esportivos no Brasil?
Mas foi a cor branca que saiu do anonimato e passou a ser protagonista no mercado brasileiro. Dez anos atrás, essa cor enfrentava grande preconceito em algumas cidades pela associação aos táxis. Alguns diziam que perdia valor na revenda e outros simplesmente falavam que era cor de carro de taxista. Fato é que este cenário mudou e a cor na pintura branca saiu de apenas 12% nas vendas para impressionantes 44%.
As demais cores não citadas representavam 6% do total em 2010 e caiu para 4% em 2019.
E na sua opinião, qual o principal fator que fez o branco se tornar a preferida no brasileiro na última década?
Fonte: Anfavea
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste em vídeo: Chevrolet Cruze LT ainda é uma boa opção entre os sedãs médios?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Teste em vídeo: Hyundai Creta Smart Plus 1.6 2021 em detalhes
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Ferrari F8 Spider em vídeo: mudando nosso ponto de vista
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Vídeo: Os detalhes do Fiat Argo Trekking 1.8 automático 2020