Dias após a Chevrolet promover o lançamento do novo Onix, primeiro na versão sedã chamada Plus, a Hyundai apresentou toda a família HB20 renovada: hatch, sedã HB20S e o aventureiro XB20X. Ao contrário do GM, que mudou completamente (incluindo a plataforma), o coreano manteve a base e investiu em refinamento interno e equipamentos, além de receber o motor 1.0 turbo com injeção direta - embora tenha mantido o 1.6 aspirado nas versões intermediárias.
Apesar das novidades, muito da discussão em torno do novo HB20 focou no design polêmico. De acordo com a Hyundai, a ideia era ousar mesmo. Na prática, a aplicação da nova filosofia de design da marca no HB20 dividiu opiniões, enquanto a Chevrolet foi mais conservadora no Onix, sem correr riscos. O modelo da GM também ficou com uma relação custo-benefício mais atraente, ao passo que a Hyundai preferiu deixar o melhor da renovação para as versões mais caras. Afinal, qual dos dois ficou melhor? Confira o capítulo inicial desta discussão, que ainda promete gerar muito assunto nos testes e comparativos que virão por aí.
Falando em comparativos, falamos também sobre o primeiro desafio do novo Corolla contra os rivais Civic e Cruze, ambos também renovados para a linha 2020. O Toyota adotou um trem de força inédito (motor 2.0 Dynamic Force e o câmbio DirectShift 10V) para a versão XEi, além de deixar o modelo mais confortável e dinâmico. Já a Honda investiu na lista de equipamentos do Civic EXL e aplicou leves mudanças visuais. Por fim, a GM reestilizou o Cruze e lhe deu mais recursos, incluindo até internet 4G a bordo.
Além do recente lançamento do novo Corolla, a Toyota agora confirmou a fabricação de mais um modelo no Brasil para 2021. Pelo que apuramos, será um SUV compacto para brigar contra o Honda HR-V, que nascerá a partir de uma derivação menor da plataforma TNGA do Corolla, aproveitando inclusive o powertrain híbrido em uma de suas versões.
Participam desta edição:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos