Nesta última categoria do nosso Guia de Compras, a Toyota levou a melhor por entregar um SUV, tipo de carro mais procurado nesta faixa de preços, com um conjunto de propulsão híbrido que garante bom desempenho com eficiência energética sem igual no segmento. Além disso, a nova geração do RAV4 chegou muito bem equipada. Em segundo veio outro SUV, que teve uma redução significativa de preço, e em terceiro o campeão do ano passado, que segue como bom negócio, mas está prestes a mudar.
Sentiu falta dos carros premium? Fique tranquilo. Desta vez o Seleção Motor1.com não acaba aqui. Nos próximos meses teremos o Seleção Premium, que vai premiar os modelos de marca premium em sete faixas de preço que irão desde "abaixo de R$ 200 mil" até "R$ 1 milhão". A diferença ficará por conta principalmente dos critérios de escolha, que terão mais peso em itens como atualidade, tecnologia, performance, refinamento e equipamentos. Fique ligado!
Revisões: R$ 1.989,10
Desvalorização: N.A.
Seguro: R$ 8.300,00
Cesta de peças: R$ 16.540
A nova geração do RAV4 chega com uma proposta diferente, agora sempre com propulsão híbrida. Ao somar um motor 2.5 a gasolina com três elétricos, o SUV dispõe de 222 cv, tração 4x4 elétrica e ainda consegue consumo acima de 17 km/litro (nosso teste completo será publicado em breve). Com rodar macio e cabine espaçosa, o modelo ainda vem bastante equipado nesta versão de topo SX, incluindo alerta de saída de faixa, piloto automático adaptativo, teto-solar, carregador de celular sem fio e tampa traseira elétrica, além do painel com tela TFT de 7". Foi lançado a competitivos R$ 179.990, mas acabou tendo um aumento de R$ 6 mil devido ao sucesso inicial - na capital paulista há filas de espera de três meses por ele. Ainda assim, é um conjunto atraente pelo preço, justificando o primeiro lugar nesta categoria.
Revisões: R$ 1.971,00
Desvalorização: 18%
Seguro: R$ 7.000,00
Cesta de peças: R$ 10.512
A Peugeot lançou uma nova versão de entrada Allure para o 3008 e, de quebra, reduziu em R$ 10 mil o preço das versões Griffe, mais equipadas. Ou seja, esta versão top de linha Griffe Pack escolhida por nós está saindo por R$ 156.990 e já vem equipada com os assistentes de condução como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa, sem falar em itens de tecnologia e conforto como painel digital, bancos dianteiros com massagem e teto-solar panorâmico. O motor 1.6 turbo (156 cv e 24,5 kgfm) entrega bom desempenho e a dirigibilidade é das melhores entre os SUVs. Só poderia desvalorizar menos.
Revisões: R$ 1.772,93
Desvalorização: 12,4%
Seguro: R$ 7.600,00
Cesta de peças: R$ 13.811,15
O campeão da categoria no ano passado manteve o preço desde então (havia sido reduzido em mais de R$ 13 mil na linha 2018) e segue com os mesmos argumentos: ótimo conjunto mecânico (motor 2.0 turbo de 220 cv e 35,7 kgfm ligado ao câmbio DSG de 6 marchas), acabamento refinado e boa dirigibilidade. Além disso, o Passat vem de série com diversos itens de tecnologias e segurança, incluindo piloto automático adaptativo com frenagem automática de emergência, painel digital, multimídia de 9,2" com DVD e até tampa traseira elétrica. Ponto negativo é que o modelo foi recentemente reestilizado na Europa e não deve demorar para ser atualizado por aqui.
Recém-atualizada para a linha 2020, a Ranger parece ter mudado pouco. É que na verdade a alteração principal não está no novo conjunto frontal, mas sim na suspensão revisada que deixou a picape mais macia e confortável. Também há novidades no pacote tecnológico, que agora recebeu leitor de placas em conjunto com o piloto automático adaptativo, mantendo o alerta de saída de faixa com ação no volante e a frenagem automática de emergência. O motor 3.2 turbodiesel (200 cv e 47,9 kgfm) segue ligado ao câmbio automático de 6 marchas com tração 4x4 conectável. A melhor notícia, porém, é que a Ford manteve o preço da linha anterior.
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Qual o consumo dos carros 1.0 aspirados, segundo o Inmetro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Citroën Basalt Feel 1.0: veja detalhes da versão básica e com quem concorre