Collection: Conheça os elétricos da Chevrolet antes do Bolt
Tudo começou em 1912...
O Chevrolet Bolt chegará ao mercado brasileiro em outubro. Quando isso ocorrer, ele estará nas ruas um ano após sua apresentação no Salão do Automóvel e vendido apenas na versão Premier por R$ 175 mil. Quem puder investir na novidade levará um elétrico plug-in com mecânica inovadora e a maior autonomia do mercado em um carro que tem estilo e porte de Honda Fit e que se passa facilmente por um carro comum.
Sob o capô, o motor elétrico de 203 cv (150 KW) de potência com elevados 36,8 kgfm de torque. A autonomia é de até 383 km com uma recarga, feita em tomadas comuns. Outra possibilidade será usar o kit de recarga rápida já incluído no preço do carro. Por dentro, o estilo futurista da destaque para a central multimídia "Driver Information Center" de 10,2" que reúne informações de entretenimento e claro, da gestão energética. O Bolt também conta com sistema regenerativo que aproveita a energia aplicada nas frenagens e desacelerações para ampliar a autonomia.
Galeria: Chevrolet Bolt Teste BR
Ao se unir ao time de elétricos composto por Renault Zoe, Nissan Leaf e JAC iEV 40, a GM se atualiza em um perfil de produto que tem longa trajetória na marca. Conheça a linha de modelos eletrificados que marcaram a história da Chevrolet. Pouca gente sabe mas o EV1 (abaixo) lançado há 23 anos não foi o primeiro carro elétrico da marca. Apesar de sua importância histórica ele era a concretização de um projeto inovador de eletrificação que conta com nada menos do que 106 anos na General Motors.
Força de trabalho
Em 1912 a GM produziu 682 Pickups, uma picape elétrica, quando praticamente todas as marcas produziam modelos elétricos para o mercado, já que naquela época ainda não estava clara qual seria a matriz energética no futuro. Assim muitos carros e até veículos comerciais eram elétricos, o que ajudou a impulsionar também o transporte público com bondes e metrôs que se expandiam em cidades como Londres, Nova York e Paris.
As Pickups eram feitas com chassi cruzado e o motor elétrico traseiro era alimentado por baterias de chumbo que ficavam na parte inferior. Havia versões para 500kg, 1 ou 2 toneladas. Com a popularização do automóvel, ficou mais claro que a matriz energética seria obtida com gasolina ou diesel e os elétricos saíram de linha.
Electrovair
A versão eletrificada do polêmico Corvair (modelo da GM que deu origem até a um livro sobre seu risco de acidentes por um defeito no projeto da suspensão) ficou pronta em 1964 e foi batizada de Electrovair. O motor de 450 Volts desenvolvia o equivalente a 90 cv de potência. Dois anos depois, o Electrovair II seria a versão definitiva do carro que já tinha o equivalente a 115 cv e 130 km de autonomia com uma recarga. Nunca foi comercializado em escala, mas serviu de laboratório para aprimorar a tração elétrica naquela época.
Na lua
Em 1971, a Delco Electronics, marca do grupo GM, desenvolveu o veículo lunar usado na missão Apolo 15. Com suspensão independente e porte de veículo compacto, tinha motor elétrico com duas baterias de 36 Volts. Tudo isso pois no espaço não há condições para um motor a combustão interna funcionar, então a tração eletrificada foi a solução desenvolvida na terra com os olhos postos no céu.
Chevette elétrico
Em 1976 a GM apresentou o Electrovette, uma versão eletrificada do nosso Chevette e que ficou só no conceito mesmo. Usava a tecnologia inovadora das baterias de níquel e zinco, mais leve e de melhor performance. O carro era uma resposta a crise do petróleo que elevou o preço da gasolina no mundo todo.
A GM previa que nos anos 1980, 10% do mercado de veículos seria baseada em modelos elétricos, o que nunca aconteceu, assim como o carro que nunca foi lançado comercialmente.
EV1
A partir de um conceito apresentado em 1990, a GM lançou em 1996 o futurista EV1. Foi oferecido a clientes da Califórnia e Arizona por meio de um leasing, e seria um projeto piloto para a expansão de modelos eletrificados. O motor desenvolvia o equivalente a 137 cv e era alimentado por baterias desenvolvidas pela Delphi e depois pela Panasonic.
Poderia ser recarregado em 15 horas numa tomada residencial comum e vinha com um kit de carga rápida para 220 v que fazia o trabalho em três horas. Tinha autonomia de 140 km com uma recarga e alcançava 128 km/h de velocidade máxima. Inicialmente por “questões técnicas” mas também por pressão da indústria do petróleo, o projeto foi abandonado.
Volt
Lançado em 2011, o Volt fez grande sucesso comercial. Tinha tração elétrica com autonomia de até 80 km trabalhando sozinho, mas poderia ser recarregado permanentemente por motor a gasolina 1.0 3 cilindros flexível. Fez grande sucesso comercial e impulsionou a chegada de outros modelos híbridos como o Toyota Prius, de maior sucesso, Nissan Leaf e versões específicas de modelos já conhecidos como Hyundai Sonata Hybrid. Com o avanço de outras tecnologias e do próprio Bolt, o Chevrolet Volt teve a produção encerrada neste ano.
O AutoShow Collection é parceiro do Motor1.com Brasil. O evento acontece na primeira terça-feira de cada mês e reúne carros clássicos e modificados no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP). Para mais informações, acesse www.autoshowcollection.com.br
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
GAC Motors: da união de pequenos fabricantes locais ao mercado mundial
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Alfa Romeo 2300: uma caravana para comemorar os 50 anos de estrada
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
As marcas obscuras que chegaram ao Brasil na febre de consumo do pós-guerra