Um dos lançamentos mais aguardados da Volkswagen neste primeiro semestre no Brasil, o sedã Jetta GLI já está com data marcada para chegar às concessionárias. Importado do México, o modelo começará a ser vendido em junho e ocupará o topo da gama do três-volumes por aqui.
Sucederá a versão 2.0 TSI da geração passada apostando forte no visual exclusivo e, logicamente, no poderio do conjunto mecânico. Sob o capô, os 230 cv de potência levarão o sedã de 0 aos 100 km/h em apenas 6,8 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h. Preços não foram divulgados, mas pelo que apuramos ficará na faixa dos R$ 150 mil. Abaixo, 10 curiosidades interessantes foram reunidas para melhor apresentar a novidade ao mercado. Confira:
Integrante de número 13 da lista de aproximadamente 20 novidades que a Volkswagen prometeu lançar no Brasil até 2020, o Jetta GLI é também estrela da chamada "ofensiva sedã" da marca. Iniciada pelo Virtus, seguido do Voyage com câmbio automático e do próprio Jetta em versões convencionais, a estratégia tem por objetivo posicionar a empresa como uma das líderes na oferta de veículos três-volumes no país, desde o segmento de entrada até a categoria de esportivos.
Apesar de estar sendo usada pela primeira vez no Brasil, a nomenclatura GLI é conhecida desde a década de 1980 nos Estados Unidos. Segundo a VW, surgiu como parte da estratégia de esportivos da marca no mundo, sendo uma alternativa à consagrada sigla GTI, porém mais relacionada à classe dos sedãs. As letras vêm justamente do nome Gran Luxury Injection (GLI).
Segundo a Volks, um dos principais objetivos do Jetta GLI é justamente reconectar a marca com o público entusiasta. A ideia é resgatar aquele consumidor que sonhava em ter um esportivo nos anos de 1980 e 1990 e trazê-lo para esta nova realidade. A marca destaca principalmente o público de mais de 30 anos que, no passado, ouviu falar nas siglas GT ou GTS.
Principal destaque do modelo, o DNA esportivo não poderia ficar de fora desta lista. Com 230 cv extraídos do motor 2.0 TSI, o Jetta GLI cumpre a tarefa de acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos. Ajuda no resultado a transmissão DSG de 6 marchas e dupla embreagem, além de características exclusivas como sistema de direção progressivo (permite fazer curvas com menor movimentação do volante) e suspensão independente nas quatro rodas - uma exclusividade do GLI, já que as versões 1.4 TSI usam eixo de torção na traseira.
Para se diferenciar das outras versões, o Jetta GLI aposta numa dose extra de tempero no visual. Entre outras novidades, há novos para-choques dianteiro e traseiro, grade com elementos em formato de colmeia, friso horizontal vermelho conectando os faróis, faróis Full LED, difusor e aerofólio na tampa do porta-malas, entre outros. Na cabine, as mudanças continuam com detalhes escuros no forro do teto, colunas, laterais das portas, painel e bancos.
Como não poderia deixar de ser em uma versão esportiva posicionada no topo da gama, o Jetta GLI vem recheado de itens de série. Entre os principais, destaque para o painel digital Active Info Display, volante com shift paddles, bancos em couro com regulagem elétrica e sistema de aquecimento, sistema de seleção do perfil de condução e iluminação ambiente ajustável em 10 tonalidades. Outro diferencial é que, até as primeiras revisões (10.000 km, 20.000 km e 30.000 km), o custo será zero.
No quesito conectividade, a Volkswagen destaca a presença do sistema de entretenimento Discover Media, que roda numa tela sensível ao toque de 8 polegadas e permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink) e oferece navegação integrada.
O Jetta GLI vem de fábrica com o chamado “manual cognitivo”, que usa IBM Watson para responder ao motorista questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. A VW diz que esse tipo de solução permite uma experiência tecnológica de interagir com o veículo.
Além dos itens citados acima, é item de série o sistema de som da grife Beats. O dispositivo conta com 300 watts e amplificador digital de 8 canais, além de 4 alto-falantes, 2 tweeters e um subwoofer com ajustes especiais. A VW diz que esse tipo de som é exclusividade do Jetta GLI na categoria.
Entre os principais itens de segurança, o Jetta GLI conta com piloto automático adaptativo (ACC), Front Assist com função City Emergency Braking, Sistema de Frenagem Pós-Colisão, Função de Frenagem de Manobra (RBF) e regulagem automática do farol alto (FLA). Completam o pacote 6 airbags e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.
Fotos: Volkswagen
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