Nome: Toyota RSC
Estreia: Salão do Automóvel de Chicago de 2001
Especificações: Sem motorização (conceito); 2.0 turbo, quatro cilindros em linha, 416 cv (versão no jogo Gran Turismo)
Há muito tempo que a Toyota desejava ter um SUV compacto, abaixo do RAV4. Uma das provas foi o conceito RSC (Rugged Sport Coupe), apresentado no Salão de Chicago em 2001. Foi um exercício de design para a Calty Design Research, estúdio da empresa na Califórnia - o mesmo que criou o FT-1, que antecipa o novo Supra. Os designers se inspiraram no World Rally Championship, que a Toyota havia vencido em 1999 com o Corolla WRC.
O resultado foi um SUV-cupê com design bastante agressivo, adotando algumas ideias como a configuração 2+2 para os bancos, assentos com estrutura de fibra de carbono, painel feito à mão e um câmbio sequencial montado na coluna de direção. Utilizava a plataforma do RAV4 e tinha tração nas quatro rodas. Media 4,11 metros de comprimento, com 2,49 m de entre-eixos, 1,55 m de largura e 1,85 m de altura.
A Toyota dizia que ele era um conceito criado só para mostrar estilo, sem motorização. Porém, mostraram o carro em movimento, como mostra o vídeo acima. E ainda tivemos a chance de guiá-lo, mesmo que não na vida real. Isso porque o RSC foi parar no jogo Gran Turismo, com a mesma pintura que o Corolla WRC. No game, ele tinha motor 2.0 turbo 3S-GE de quatro cilindros utilizado pelo Toyota Celica GT-Four, com 416 cv. Chegava a 258 km/h de máxima.
Na época, a Toyota cumpriu o que disse e nunca produziu o RSC. Mas, como podemos ver hoje, não esqueceram completamente do modelo, já que ele antecipava muito do estilo que hoje vemos no C-HR (carro azul acima), SUV compacto que utiliza a plataforma TNGA a ser adotada pela nova geração do Corolla. Teria feito sucesso se tivesse sido lançado com este design?
Fotos: Divulgação
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