Apesar de no Brasil a chamada "febre SUV" ter provocado mudanças drásticas nas vendas de hatchbacks médios, o segmento ainda vive bons momentos em outros mercados. Levando em conta as versões de alta performance, a safra atual vem sendo apontada por entusiastas como a melhor das últimas décadas. Representantes de marcas de origem japonesa, norte-americana, espanhola, francesa e alemãs têm travado disputas ferozes em comparativos realizados em países da Europa. Diante dessa competitividade, reunimos aqui os 10 mais potentes modelos da categoria, lembrando que alguns deles são oferecidos por aqui, como o BMW M140i, o Mercedes A45 AMG e o Audi RS3 (embora na versão Sedan e a partir de dezembro).
Apresentado na última edição do Salão de Frankfurt, o representante francês da categoria entrega 280 cv de potência. Sob o capô, o motor 1.8 turbo vem emprestado do novo Alpine A110 e substitui o 2.0 usado até então. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem e igual número de posições. Números de performance, porém, ainda não foram divulgados pela Renault. Nos principais mercados da Europa, o modelo estará disponível para encomendas a partir dos primeiros meses de 2018. Futuramente ganhará a versão Trophy, com potência superior a 300 cv.
Apesar de ser o mais velho da turma (5 anos de idade), o apimentado modelo alemão é tão potente quanto o recém-apresentado rival francês. São ao todo 280 cv, extraídos do motor 2.0 turbo especialmente preparado pela Opel Performance Center. Dados de fábrica apontam 40,8 kgfm de torque, aceleração de 0 a 100 km/h em 6 segundos e velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
São 300 cv desenvolvidos pelo motor 2.0 TFSI. Números que colocam o modelo à frente dos rivais acima e garantem aceleração de 0 100 km/h em apenas 4,8 segundos, com máxima de 250 km/h - limitada eletronicamente. O câmbio é o conhecido S-Tronic de dupla embreagem.
Mais um representante equipado com motor 2.0 turbo, o apimentado Golf R chega aos 310 cv. O propulsor entrega ainda 40,8 kgfm de torque e faz o hatch chegar aos 100 km/h em apenas 4,6 segundos. O câmbio pode ser manual ou DSG, sempre com tração integral 4Motion.
Temos aqui o mais potente Seat já produzido em série. Equipado com o mesmo conjunto do primo Golf R, desenvolve 310 cv nas versões equipadas com câmbio manual e 300 cv nas variantes DSG. Conta com tração apenas dianteira (para decepção de muitos fãs) e terá produção limitada a somente 799 unidades. Todas sairão de fábrica com defletores de fibra de carbono, detalhes externos em tom bronze, freios Brembo e suspensão com controle eletrônico. A pintura pode ser em preto, cinza ou cinza fosco.
Décima geração do hot hatch da Honda, o Civic Type R 2017 entrega 320 cv. Será o primeiro modelo da linhagem Type R a ser vendido nos EUA e acumula chances de chegar também ao Brasil. Debaixo do capô, o motor 2.0 VTEC Turbo rende 40,7 kgfm e garante aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, com máxima de 272 km/h.
Mais nervosa versão que existe para o modelo, a M140i é considerada uma das mais divertidas do mercado. Com 340 cv e tração traseira, oferece uma dose extra de esportividade para aqueles de gosto mais purista. O propulsor B58 3.0 de 6 cilindros trabalha com um turbo maior e com 20% a mais de pressão na comparação com o M135i, alcançando os 51 kgfm de torque (contra 45,9 kgfm). No Brasil, o modelo é vendido pelo preço de R$ 284.950.
Um dos mais potentes do segmento, o alemão da Mercedes extrai 381 cv e 48,4 kgfm de torque do motor 2.0 turbo de quatro cilindros. Dados de fábrica apontam aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente. O câmbio é o conhecido dupla embreagem de 7 marchas, com tração integral 4Matic.
De todo o leque de pacotes Mountune oferecidos de fábrica para o Focus RS, o M400 é o mais potente. Como o nome sugere, desenvolve 400 cv de potência a partir do motor 2.3 EcoBoost - o que representa um ganho 50 cv sobre o modelo original. Graças às força extra, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,2 segundos. Oferecido à parte, o kit custa algo em torno de 3 mil euros.
Mais endiabrada versão da linha A3, o RS3 chega a incríveis 400 cv desde a última reestilização. O motor em questão é o 2.5 turbo, de 5 cilindros, que vem sempre associado ao câmbio S-Tronic de 7 marchas e tração integral Quattro. Segundo a Audi, o conjunto é capaz de acelerar o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos. No Brasil, foi confirmado recentemente o lançamento da versão Sedan, que estará disponível a partir de dezembro.
Fotos: Divulgação
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