O levantamento feito pela consultoria Jato Dynamics sobre a evolução da motorização de carros emplacados no Brasil aponta que os modelos equipados com motor 1.0 vem perdendo espaço para motores de maior capacidade nos últimos anos.
Nos últimos 10 anos, os veículos equipados com motor 1.0 viram sua participação cair de mais de 60% em 2004, para menos 30% em 2014. Os motores de maior capacidade mais eficientes e econômicos contribuíram em parte para esta queda. Outro fator é o aumento do poder aquisitivo, que leva as pessoas a migrarem para modelos maiores.
Honda HR-V: o preferido entre os SUVs está disponível apenas com motor 1.8 litro
Logo acima dos populares, os veículos compactos/médios vêm conquistando o seu espaço com motores de 1.4, 1.5, 1.6 e 1.8 litro. O aumento na demanda por SUVs fez com que os veículos com motorização acima de 2.0 litros ganhasse mercado. Neste primeiro trimestre, este segmento de motorização representou 19,07% de participação. Há dez anos, este motor representava uma fatia de apenas 8,29%.
Mudança de líderes
Entre os líderes de vendas separados por motorização, não houve mudanças drásticas entre os modelos equipados com motor 1.0, porém para os outros segmentos, modelos distintos dominaram o mercado em épocas diferentes, como por exemplo entre os veículos 2.0 litros. Há dez anos, o Chevrolet Astra liderava o topo de carros vendidos, há cinco anos era o Vectra, e hoje o Toyota Corolla.
Chevrolet Astra: o líder entre os 2.0 litros 10 anos atrásFonte: Jato Dynamics
Galeria: Veja a lista com os carros preferidos por faixa de motorização no Brasil