Em seu 13º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos novos, a China emplacou, de acordo com a CAAM (entidade responsável pelos números oficiais), pouco mais de 2,25 milhões de unidades em abril, quase 9% a mais do que há um ano. No acumulado, o maior mercado mundial já consumiu quase 8,8 milhões de unidades, um avanço de praticamente 52% frente a 2020.
Na disputa entre as montadoras, a líder Volkswagen (167.003) perdeu quase 18% dos compradores de um ano atrás. Com isso, a Honda (151.205) encurtou para menos de 16 mil unidades sua desvantagem – em 2020, a alemã havia emplacado quase 60 mil unidades a mais do que a rival mais próxima. A Tesla, com 25.845 unidades, teve o maior crescimento no período (+611%).
Fora do catálogo da Nissan e ainda sem a confirmação oficial da chegada da nova geração no Brasil, o Sentra (por lá chamado de Sylphy) foi o nº 1 com 42.172 unidades, diferença superior a 11 mil unidades em relação ao vice-líder VW Lavida (31.033), o preferido em março. A minivan Wulling Hongguang Mini EV (29.251) completou seu 2º pódio consecutivo.
Pouco atrás do Honda Accord (24.621), o Toyota Corolla (24.150) perdeu quase ¼ dos compradores de 2020. Já o Honda Civic (21.548), também em baixa (-12,2%), ficou fora do top 10. Líder entre os premium, o Tesla Model 3 (20.438) foi o 14º colocado. Atual sensação da Caoa Chery por aqui, o Tiggo 8 (14.329) foi 26º em sua terra natal.
POS. | MODELO | ABR.21 | % PART. 2021 | ABR.20 | % PART. 2020 | VAR. 2021/2020 |
1º | NISSAN SYLPHY | 42.172 | 1,9% | 41.784 | 2,0% | 0,9% |
2º | VW LAVIDA | 31.033 | 1,4% | 35.593 | 1,7% | -12,8% |
3º | WULING HONGGUANG MINI EV | 29.251 | 1,3% | 0 | 0,0% | - |
4º | HAVAL H6 | 28.019 | 1,2% | 24.018 | 1,2% | 16,7% |
5º | HONDA CR-V | 24.972 | 1,1% | 21.333 | 1,0% | 17,1% |
6º | HONDA ACCORD | 24.621 | 1,1% | 18.912 | 0,9% | 30,2% |
7º | TOYOTA COROLLA | 24.150 | 1,1% | 31.285 | 1,5% | -22,8% |
8º | CHANGAN CS75 | 23.750 | 1,1% | 20.113 | 1,0% | 18,1% |
9º | WULING HONGGUANG | 23.376 | 1,0% | 18.347 | 0,9% | 27,4% |
10º | GEELY BOYUE | 22.007 | 1,0% | 18.683 | 0,9% | 17,8% |
11º | HONDA CIVIC | 21.548 | 1,0% | 24.556 | 1,2% | -12,2% |
12º | HONDA XR-V | 20.892 | 0,9% | 15.480 | 0,7% | 35,0% |
13º | TOYOTA LEVIN | 20.770 | 0,9% | 20.252 | 1,0% | 2,6% |
14º | TESLA MODEL 3* | 20.438 | 0,9% | 3.635 | 0,2% | 462,3% |
15º | VW BORA | 18.071 | 0,8% | 25.095 | 1,2% | -28,0% |
16º | BMW SÉRIE 3 L | 17.600 | 0,8% | 14.671 | 0,7% | 20,0% |
17º | TOYOTA CAMRY | 17.234 | 0,8% | 15.459 | 0,7% | 11,5% |
18º | AUDI A6 L | 16.920 | 0,8% | 15.421 | 0,7% | 9,7% |
19º | GEELY EMGRAND | 16.829 | 0,7% | 20.945 | 1,0% | -19,7% |
20º | CHANGAN EADO* | 16.183 | 0,7% | 11.449 | 0,6% | 41,3% |
21º | BYD SONG* | 15.740 | 0,7% | 2.176 | 0,1% | 623,3% |
22º | MERCEDES CLASSE C L | 15.500 | 0,7% | 14.152 | 0,7% | 9,5% |
23º | VW TIGUAN* | 15.051 | 0,7% | 15.988 | 0,8% | -5,9% |
24º | HONDA BREEZE* | 14.983 | 0,7% | 8.075 | 0,4% | 85,5% |
25º | TOYOTA RAV4 | 14.880 | 0,7% | 16.871 | 0,8% | -11,8% |
26º | CHERY TIGGO 8* | 14.329 | 0,6% | 5.278 | 0,3% | 171,5% |
27º | MERCEDES GLC | 14.200 | 0,6% | 13.148 | 0,6% | 8,0% |
28º | VW MAGOTAN | 14.164 | 0,6% | 14.031 | 0,7% | 0,9% |
29º | BMW X3* | 13.905 | 0,6% | 12.045 | 0,6% | 15,4% |
30º | VW SANTANA | 13.899 | 0,6% | 9.465 | 0,5% | 46,8% |
POS. | MARCA | ABR.21 | % PART. 2021 | ABR.20 | % PART. 2020 | VAR. 2021/2020 |
1º | VW | 167.003 | 7,4% | 203.246 | 9,8% | -17,8% |
2º | HONDA | 151.205 | 6,7% | 143.626 | 6,9% | 5,3% |
3º | TOYOTA | 133.227 | 5,9% | 134.378 | 6,5% | -0,9% |
4º | CHANGAN | 88.518 | 3,9% | 57.672 | 2,8% | 53,5% |
5º | NISSAN | 86.226 | 3,8% | 83.172 | 4,0% | 3,7% |
6º | GEELY | 80.435 | 3,6% | 95.144 | 4,6% | -15,5% |
7º | AUDI | 68.008 | 3,0% | 55.626 | 2,7% | 22,3% |
8º | MERCEDES-BENZ | 62.884 | 2,8% | 52.806 | 2,6% | 19,1% |
9º | BMW | 59.176 | 2,6% | 55.884 | 2,7% | 5,9% |
10º | WULLING* | 57.068 | 2,5% | 18.352 | 0,9% | 211,0% |
11º | HAVAL | 55.018 | 2,4% | 57.098 | 2,8% | -3,6% |
12º | CHERY | 53.478 | 2,4% | 24.714 | 1,2% | 116,4% |
13º | BUICK | 49.271 | 2,2% | 69.528 | 3,4% | -29,1% |
14º | BYD | 44.606 | 2,0% | 31.076 | 1,5% | 43,5% |
15º | GAC | 34.807 | 1,5% | 22.884 | 1,1% | 52,1% |
16º | HYUNDAI | 31.328 | 1,4% | 34.244 | 1,7% | -8,5% |
17º | ROEWE | 30.223 | 1,3% | 23.885 | 1,2% | 26,5% |
18º | DONGFENG* | 26.872 | 1,2% | 18.958 | 0,9% | 41,7% |
19º | TESLA* | 25.845 | 1,1% | 3.635 | 0,2% | 611,0% |
20º | MG* | 25.440 | 1,1% | 19.007 | 0,9% | 33,8% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 2.252.000 | 100,0% | 2.070.000 | 100,0% | 8,8% | |
ACUMULADO | 8.748.000 | 100,0% | 5.761.000 | 100,0% | 51,8% |
Observação: As montadoras e os modelos destacados com * estão com números de 2020 estimados.
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