O varejo foi responsável por 54,03% dos 192.639 automóveis e comerciais leves emplacados em fevereiro de 2020 – em relação a janeiro, houve redução superior a sete pontos percentuais. Chevrolet (19,37%) e Volkswagen (14,66%) se mantiveram à frente entre as montadoras, com a Toyota (10,73%) completando o pódio e a Hyundai (10,38%) superando a Fiat (8,67%).
Entre os automóveis, não houve nenhuma alteração em relação ao top 4 do mês anterior, com o Chevrolet Onix (10.820) sem dar chances ao Hyundai HB20 (5.966), ao Chevrolet Onix Plus (4.660) e ao Ford Ka (4.517). Dono da maior força no varejo dentre os cinco primeiros (76,45%), o Renault Kwid emplacou 4.444 unidades – o VW Polo (4.161), com 75,4%, ficou bem próximo.
Atrás do Toyota Corolla (3.824) e do Fiat Argo (3.433), o Honda HR-V venceu o Hyundai Creta por exatas 120 unidades (2.651 x 2.531) para se manter no topo entre os SUVs. Toyota Corolla (3.824), em 7º, e Honda Civic (1.787), em 17º, mostraram que sedãs médios japoneses ainda marcam presença entre os mais vendidos.
Com força concentrada nas vendas diretas, o veterano VW Gol (2.032) ficou atrás do VW T-Cross (2.056). Destaques para o Caoa Chery Tiggo 5X (719) à frente do Citroën C4 Cactus (581) e para o Mercedes Classe C (350), único representante de marcas premium no top 50, vendendo quase o mesmo que o Renault Logan (362).
Sem rivais diretos entre os comerciais leves, a Toyota Hilux (2.025) emplacou mais do que a soma da Chevrolet S10 (1.063) e da Fiat Toro (873), ambas em posições invertidas em relação a janeiro. Líderes entre as picapes pequenas no geral, Fiat Strada (171) e VW Saveiro (249) venderam menos do que a Nissan Frontier (298) e não entraram no top 10.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | FEV 20 |
1º | CHEVROLET ONIX | 10.820 | 61,30% | 17.652 |
2º | HYUNDAI HB20 | 5.966 | 71,01% | 8.402 |
3º | CHEVROLET ONIX PLUS | 4.660 | 51,08% | 9.123 |
4º | FORD KA | 4.517 | 55,20% | 8.183 |
5º | RENAULT KWID | 4.444 | 76,45% | 5.813 |
6º | VW POLO | 4.161 | 75,42% | 5.517 |
7º | TOYOTA COROLLA | 3.824 | 84,70% | 4.515 |
8º | FIAT ARGO | 3.433 | 58,02% | 5.917 |
9º | HONDA HR-V | 2.651 | 88,69% | 2.989 |
10º | HYUNDAI CRETA | 2.531 | 56,70% | 4.464 |
11º | FIAT MOBI | 2.406 | 51,43% | 4.678 |
12º | TOYOTA YARIS HATCH | 2.079 | 83,59% | 2.487 |
13º | VW T-CROSS | 2.056 | 38,26% | 5.374 |
14º | VW GOL | 2.032 | 34,19% | 5.944 |
15º | VW FOX | 1.979 | 90,66% | 2.183 |
16º | JEEP RENEGADE | 1.847 | 34,50% | 5.354 |
17º | HONDA CIVIC | 1.787 | 93,56% | 1.910 |
18º | VW VIRTUS | 1.764 | 57,89% | 3.047 |
19º | NISSAN KICKS | 1.541 | 31,10% | 4.955 |
20º | HYUNDAI HB20S | 1.540 | 58,03% | 2.654 |
21º | RENAULT SANDERO | 1.522 | 37,56% | 4.052 |
22º | FORD ECOSPORT | 1.487 | 60,94% | 2.440 |
23º | HONDA FIT | 1.241 | 71,57% | 1.734 |
24º | CHEVROLET TRACKER | 1.163 | 86,99% | 1.337 |
25º | JEEP COMPASS | 1.160 | 24,77% | 4.684 |
26º | NISSAN VERSA | 1.098 | 58,69% | 1.871 |
27º | TOYOTA YARIS SEDAN | 989 | 57,17% | 1.730 |
28º | FIAT CRONOS | 951 | 69,93% | 1.360 |
29º | HONDA WR-V | 943 | 87,88% | 1.073 |
30º | FORD KA SEDAN | 902 | 29,55% | 3.052 |
31º | TOYOTA ETIOS HATCH | 891 | 85,67% | 1.040 |
32º | CHEVROLET SPIN | 797 | 49,91% | 1.597 |
33º | VW UP | 765 | 76,35% | 1.002 |
34º | VW TIGUAN | 750 | 80,30% | 934 |
35º | CHERY TIGGO 5X | 719 | 69,40% | 1.036 |
36º | FIAT SIENA | 655 | 44,83% | 1.461 |
37º | CITROËN C4 CACTUS | 581 | 40,15% | 1.447 |
38º | HONDA CITY | 574 | 61,39% | 935 |
39º | TOYOTA SW4 | 568 | 72,45% | 784 |
40º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 545 | 48,19% | 1.131 |
41º | RENAULT DUSTER | 476 | 66,11% | 720 |
42º | CHERY TIGGO 2 | 443 | 100,00% | 443 |
43º | TOYOTA RAV4 | 438 | 96,90% | 452 |
44º | VW JETTA | 424 | 54,99% | 771 |
45º | RENAULT CAPTUR | 406 | 42,74% | 950 |
46º | NISSAN MARCH | 403 | 65,96% | 611 |
47º | RENAULT LOGAN | 362 | 20,86% | 1.735 |
48º | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 350 | 99,72% | 351 |
49º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 348 | 55,77% | 624 |
50º | CHEVROLET EQUINOX | 327 | 89,10% | 367 |
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | FEV 20 |
1º | TOYOTA HILUX | 2.025 | 64,80% | 3.125 |
2º | CHEVROLET S10 | 1.063 | 59,69% | 1.781 |
3º | FIAT TORO | 873 | 19,51% | 4.474 |
4º | VW AMAROK | 660 | 40,27% | 1.639 |
5º | FORD RANGER | 650 | 49,39% | 1.316 |
6º | RENAULT DUSTER OROCH | 456 | 73,67% | 619 |
7º | MITSUBISHI L200 | 413 | 63,54% | 650 |
8º | HYUNDAI HR | 354 | 82,90% | 427 |
9º | FIAT FIORINO | 332 | 23,51% | 1.412 |
10º | NISSAN FRONTIER | 298 | 38,95% | 765 |
11º | VW SAVEIRO | 249 | 7,81% | 3.188 |
12º | VW EXPRESS | 235 | 81,31% | 289 |
13º | KIA K2500 | 229 | 100,00% | 229 |
14º | RENAULT MASTER | 210 | 37,70% | 557 |
15º | FIAT STRADA | 171 | 3,29% | 5.190 |
16º | IVECO DAILY 35S14 | 122 | 66,67% | 183 |
17º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 78 | 100,00% | 78 |
18º | IVECO DAILY 30S13 | 62 | 74,70% | 83 |
19º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 58 | 100,00% | 58 |
20º | FIAT DUCATO | 45 | 11,11% | 405 |
21º | PEUGEOT EXPERT | 45 | 24,86% | 181 |
22º | CHEVROLET MONTANA | 41 | 16,08% | 255 |
23º | PEUGEOT PARTNER | 34 | 26,15% | 130 |
24º | JAC V260 | 14 | 100,00% | 14 |
25º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 14 | 100,00% | 14 |
26º | FOTON AUMARK 1039 | 11 | 100,00% | 11 |
27º | RAM 2500 | 10 | 11,63% | 86 |
28º | EFFA V22 | 9 | 100,00% | 9 |
29º | EFFA V21 | 8 | 100,00% | 8 |
30º | CITROËN JUMPY | 7 | 3,98% | 176 |
31º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 6 | 100,00% | 6 |
32º | CITROËN JUMPER | 5 | 15,63% | 32 |
33º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 5 | 100,00% | 5 |
34º | IVECO DAILY | 4 | 57,14% | 7 |
35º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 3 | 100,00% | 3 |
36º | MERCEDES-BENZ VITO | 3 | 100,00% | 3 |
37º | PEUGEOT BOXER | 3 | 4,41% | 68 |
38º | EFFA K01 | 2 | 100,00% | 2 |
39º | FORD F150 | 2 | 100,00% | 2 |
40º | FORD F250 | 2 | 100,00% | 2 |
41º | TOYOTA BANDEIRANTE | 2 | 100,00% | 2 |
42º | CHEVROLET | 1 | 100,00% | 1 |
43º | EFFA K02 | 1 | 100,00% | 1 |
44º | EFFA PLUTUS | 1 | 100,00% | 1 |
45º | FORD F100 | 1 | 100,00% | 1 |
46º | FOTON TM 2.8 | 1 | 100,00% | 1 |
47º | GMC | 1 | 100,00% | 1 |
48º | GMC BRASINCA | 1 | 100,00% | 1 |
49º | HAFEI START PICKUP | 1 | 100,00% | 1 |
50º | IVECO DAILY 5516 | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave