As vendas de SUVs e crossovers médios e grandes encerraram o ano de 2019 de maneira positiva. O avanço em relação a 2018, no entanto, foi de apenas 1,56% - de 2017 para 2018, por exemplo, o crescimento foi de quase 25%. Somados, todos os modelos das duas categorias emplacaram 130.984 unidades.
Segundo SUV mais vendido do Brasil no ano passado, o Jeep Compass manteve a soberania na faixa intermediária. Em seu terceiro ano completo no mercado, o modelo intermediário da Jeep foi o nº 1 para 60.362 consumidores e assegurou 54,5% de participação. Em relação ao ano anterior, entretanto, o modelo perdeu 1,3 ponto percentual.
Grande destaque do período, o vice-líder VW Tiguan terminou 2019 com 13.074 unidades – quase 10 vezes mais do que em 2017 (1.418), quando foi o sétimo colocado. Com um crescimento superior a 126%, o modelo da VW ultrapassou a barreira das 10 mil unidades pela primeira vez desde 2009, quando chegou ao país, e se aproximou dos 12% de market share.
Segundo colocado em 2018, o Hyundai ix35 (5.786) completou o pódio com o seu pior resultado desde 2010 (6.794), quando começou a ser vendido. Em seu segundo ano completo, o Chevrolet Equinox (4.630) saltou da sétima para a quarta posição, embora com números piores no período.
Com um incremento de apenas 21 unidades em um ano, o Toyota RAV4 (4.242), oitavo na última lista, completou as cinco primeiras colocações. Perdendo quase 28% de seus compradores, o Kia Sportage caiu de quarto para sexto. Próximos na disputa pela sétima posição, Mitsubishi ASX (3.764) e Hyundai Tucson (3.579) recuaram acima dos 30%.
O Peugeot 3008 (2.367) repetiu o nono lugar, mas desta vez em baixa (-16,8%). Estreante em 2018, o Mitsubishi Eclipse Cross (2.356) por pouco não destronou o francês em seu primeiro ano completo. Lançado pela Caoa Chery no ano passado, o Tiggo 7 (2.174) ficou fora do top 10 e abaixo das expectativas comerciais da marca.
Entre os modelos maiores, o domínio permaneceu com a Toyota. Mesmo estável em relação a 2018, o SW4 (13.523) respondeu por mais de 2/3 das vendas da categoria e emplacou quatro vezes mais do que o Chevrolet Trailblazer (3.360), rival mais próximo e que perdeu quase 13% de suas vendas.
O Mitsubishi Pajero (2.195) mais uma vez completou o pódio. Com avanço superior a 40%, o modelo abriu enorme vantagem sobre o quarto colocado, desta vez o Kia Sorento (328). Destaque negativo, o Hyundai Santa Fe (222) viu desaparecerem mais de ¾ dos compradores do último ranking e ficou menos de 30 unidades à frente do novo Jeep Wrangler (194).
SUVs / Crossovers II |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2019 | % 2019 | TOTAL 2018 | % 2018 | % VARIAÇÃO 19/18 | POS. 2018 |
1º | JEEP COMPASS | 60362 | 54,48% | 60284 | 55,78% | 0,13% | 1º |
2º | VW TIGUAN | 13074 | 11,80% | 5771 | 5,34% | 126,55% | 3º |
3º | HYUNDAI IX35 | 5786 | 5,22% | 8525 | 7,89% | -32,13% | 2º |
4º | CHEVROLET EQUINOX | 4630 | 4,18% | 5089 | 4,71% | -9,02% | 7º |
5º | TOYOTA RAV4 | 4242 | 3,83% | 4221 | 3,91% | 0,50% | 8º |
6º | KIA SPORTAGE | 4082 | 3,68% | 5648 | 5,23% | -27,73% | 4º |
7º | MITSUBISHI ASX | 3764 | 3,40% | 5379 | 4,98% | -30,02% | 5º |
8º | HYUNDAI TUCSON | 3579 | 3,23% | 5179 | 4,79% | -30,89% | 6º |
9º | PEUGEOT 3008 | 2367 | 2,14% | 2844 | 2,63% | -16,77% | 9º |
10º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 2356 | 2,13% | 534 | 0,49% | 341,20% | 12º |
11º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 2174 | 1,96% | 0 | 0,00% | - | - |
12º | MITSUBISHI OUTLANDER | 1983 | 1,79% | 2293 | 2,12% | -13,52% | 10º |
13º | HONDA CR-V | 930 | 0,84% | 514 | 0,48% | 80,93% | 13º |
14º | DODGE JOURNEY | 442 | 0,40% | 324 | 0,30% | 36,42% | 15º |
15º | PEUGEOT 5008 | 440 | 0,40% | 637 | 0,59% | -30,93% | 11º |
16º | SUBARU FORESTER | 294 | 0,27% | 438 | 0,41% | -32,88% | 14º |
17º | SUBARU XV | 251 | 0,23% | 293 | 0,27% | -14,33% | 16º |
18º | SUBARU OUTBACK | 25 | 0,02% | 71 | 0,07% | -64,79% | 18º |
19º | SSANGYONG KORANDO | 8 | 0,01% | 25 | 0,02% | -68,00% | 19º |
20º | LAND ROVER DEFENDER | 7 | 0,01% | 4 | 0,00% | 75,00% | 20º |
21º | JAC T60 | 2 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
|
| 110798 | 100,00% | 108073 | 100,00% | 2,52% |
|
SUVs / Crossovers III |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2019 | % 2019 | TOTAL 2018 | % 2018 | % VARIAÇÃO 19/18 | POS. 2018 |
1º | TOYOTA SW4 | 13523 | 66,99% | 13481 | 64,51% | 0,31% | 1º |
2º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 3360 | 16,65% | 3853 | 18,44% | -12,80% | 2º |
3º | MITSUBISHI PAJERO | 2195 | 10,87% | 1527 | 7,31% | 43,75% | 3º |
4º | KIA SORENTO | 328 | 1,62% | 599 | 2,87% | -45,24% | 5º |
5º | HYUNDAI SANTA FE | 222 | 1,10% | 891 | 4,26% | -75,08% | 4º |
6º | JEEP WRANGLER | 194 | 0,96% | 72 | 0,34% | 169,44% | 8º |
7º | JEEP GRAND CHEROKEE | 179 | 0,89% | 243 | 1,16% | -26,34% | 6º |
8º | JAC T80 | 92 | 0,46% | 0 | 0,00% | - | - |
9º | LIFAN X80 | 65 | 0,32% | 226 | 1,08% | -71,24% | 7º |
10º | CHEVROLET SUBURBAN | 12 | 0,06% | 0 | 0,00% | - | - |
11º | NISSAN X-TRAIL | 8 | 0,04% | 0 | 0,00% | - | - |
12º | NISSAN PATHFINDER | 4 | 0,02% | 0 | 0,00% | - | - |
13º | FORD EXPLORER | 2 | 0,01% | 5 | 0,02% | -60,00% | 9º |
14º | DODGE DURANGO | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% | 10º |
15º | KIA MOHAVE | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% | 11º |
|
| 20186 | 100,00% | 20899 | 100,00% | -3,41% |
|
EM DEZEMBRO
Os três SUVs intermediários mais vendidos no último mês de 2019 mostraram fôlego, com crescimentos acima de 20%. Líder, o Jeep Compass (5.839) teve seu segundo melhor desempenho no ano. O destaque, entretanto, foram os 1.525 emplacamentos do VW Tiguan, que nunca havia vendido tanto. Quarto em novembro, o Toyota RAV4 (664) completou o pódio em mês mais forte desde março de 2015 (769).
Hyundai ix35 (586) e Chevrolet Equinox (413), ambos em baixa, vieram em seguida. O mês marcou o novo recorde do Caoa Chery Tiggo 7 (320), com o Mitsubishi ASX (311) na cola. Com retrações superiores a 40%, Kia Sportage (280) e Hyundai Tucson (244) ficaram para trás. Numa disputa da Mitsubishi pelo último lugar do top 10, o Outlander levou a melhor sobre o Eclipse Cross por apenas uma unidade (200 x 199).
Há tempos sem nenhuma grande novidade, o Dodge Journey (52) mais do que dobrou os números de um ano atrás e superou o Peugeot 5008 (37). Estreando no mercado no apagar das luzes, o JAC T60 conquistou apenas dois consumidores e foi o último colocado.
No segmento superior, a queda nas vendas foi de quase 16%, capitaneada pelas retrações registradas pelos líderes Toyota SW4 (1.194) e Chevrolet Trailblazer (272). O resultado só não foi pior porque o Mitsubishi Pajero (193) mais do que dobrou os emplacamentos do mesmo período do ano passado. Atrás apenas das 40 unidades de abril, o Jeep Wrangler (35) assumiu a quarta colocação.
SUVs / Crossovers II | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/19 | NOV/19 | DEZ/18 | % DEZ 19 | % NOV 19 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | JEEP COMPASS | 5839 | 5199 | 4762 | 53,31% | 56,78% | 12,31% | 22,62% |
2º | VW TIGUAN | 1525 | 1045 | 771 | 13,92% | 11,41% | 45,93% | 97,80% |
3º | TOYOTA RAV4 | 664 | 403 | 274 | 6,06% | 4,40% | 64,76% | 142,34% |
4º | HYUNDAI IX35 | 586 | 506 | 705 | 5,35% | 5,53% | 15,81% | -16,88% |
5º | CHEVROLET EQUINOX | 413 | 359 | 453 | 3,77% | 3,92% | 15,04% | -8,83% |
6º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 320 | 228 | 0 | 2,92% | 2,49% | 40,35% | - |
7º | MITSUBISHI ASX | 311 | 283 | 364 | 2,84% | 3,09% | 9,89% | -14,56% |
8º | KIA SPORTAGE | 280 | 311 | 478 | 2,56% | 3,40% | -9,97% | -41,42% |
9º | HYUNDAI TUCSON | 244 | 150 | 488 | 2,23% | 1,64% | 62,67% | -50,00% |
10º | MITSUBISHI OUTLANDER | 200 | 148 | 171 | 1,83% | 1,62% | 35,14% | 16,96% |
11º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 199 | 212 | 287 | 1,82% | 2,32% | -6,13% | -30,66% |
12º | PEUGEOT 3008 | 174 | 182 | 197 | 1,59% | 1,99% | -4,40% | -11,68% |
13º | HONDA CR-V | 84 | 64 | 77 | 0,77% | 0,70% | 31,25% | 9,09% |
14º | DODGE JOURNEY | 52 | 21 | 23 | 0,47% | 0,23% | 147,62% | 126,09% |
15º | PEUGEOT 5008 | 37 | 21 | 67 | 0,34% | 0,23% | 76,19% | -44,78% |
16º | SUBARU XV | 13 | 17 | 31 | 0,12% | 0,19% | -23,53% | -58,06% |
17º | SUBARU FORESTER | 10 | 8 | 44 | 0,09% | 0,09% | 25,00% | -77,27% |
18º | JAC T60 | 2 | 0 | 0 | 0,02% | 0,00% | - | - |
|
| 10953 | 9157 | 9192 | 100,00% | 100,00% | 19,61% | 19,16% |
SUVs / Crossovers III | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/19 | NOV/19 | DEZ/18 | % DEZ 19 | % NOV 19 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | TOYOTA SW4 | 1194 | 1117 | 1346 | 68,54% | 70,38% | 6,89% | -11,29% |
2º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 272 | 244 | 432 | 15,61% | 15,37% | 11,48% | -37,04% |
3º | MITSUBISHI PAJERO | 193 | 166 | 95 | 11,08% | 10,46% | 16,27% | 103,16% |
4º | JEEP WRANGLER | 35 | 19 | 3 | 2,01% | 1,20% | 84,21% | 1066,67% |
5º | KIA SORENTO | 21 | 19 | 38 | 1,21% | 1,20% | 10,53% | -44,74% |
6º | HYUNDAI SANTA FE | 16 | 10 | 97 | 0,92% | 0,63% | 60,00% | -83,51% |
7º | JEEP GRAND CHEROKEE | 7 | 7 | 12 | 0,40% | 0,44% | 0,00% | -41,67% |
8º | JAC T80 | 2 | 4 | 0 | 0,11% | 0,25% | -50,00% | - |
9º | LIFAN X80 | 2 | 1 | 41 | 0,11% | 0,06% | 100,00% | -95,12% |
|
| 1742 | 1587 | 2064 | 100,00% | 100,00% | 9,77% | -15,60% |
Fonte: Fenabrave