Primeiras impressões Peugeot 2008 GT 2025: promocionalmente atrativo
Evolução é nítida e pacote de equipamentos é atrativo, mas só vale a pena se você comprar com preço de lançamento
Com cerca de 18 modelos concorrendo no segmento dos SUVs compactos, não é qualquer carro que tem chance de fazer sucesso. O antigo (literalmente) Peugeot 2008 ficou para trás em visual, espaço e tecnologia, mas o preço era atrativo. Agora, com a nova geração, a história mudou. O preço subiu, mas o carro está maior, mais moderno e equipado.
O Motor1.com Brasil já andou no SUV em sua versão mais cara e completa: a GT. A configuração custa R$ 149.990, mas com um porém. Esse valor é promocional para o lançamento e a Peugeot se comprometeu com ele até o final de agosto. O valor oficial de tabela é R$ 169.990. Vamos considerar o valor menor, sabendo que a Peugeot costuma manter os carros com os preços promocionais por períodos estendidos.
Galeria: Novo Peugeot 2008 2025 - Lançamento no Brasil
O que o Peugeot 2008 GT 2025 traz de série?
Desde versão de entrada Active, a nova geração do SUV oferece faróis de LED com piscas halógenos, lanternas de LED com efeito tridimensional, luzes diurnas de LED verticais. Rodas de liga-leve de 17" e a grade com acabamento preto brilhante completam o design externo.
No interior, o volante multifuncional com revestimento de couro e ajustes é acompanhado por bancos de tecido e couro, com ajuste de altura para o motorista. Em termos de segurança, o modelo conta com 4 airbags, assistente de partida em rampa, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e alarme perimétrico.
Novo Peugeot 2008 2025 - Lançamento no Brasil
A tecnologia embarcada inclui painel de instrumentos digital, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital automático, freio de estacionamento eletrônico e multimídia com tela de 10" e espelhamento sem fios. Para maior comodidade, o veículo possui apoio de braço dianteiro e quatro tomadas USB. A experiência sonora é garantida por seis alto-falantes.
Uma acima, a Allure adiciona bancos revestidos em couro, alerta de ponto cego, câmeras com visão 360 graus e sensor de estacionamento dianteiro. Há ainda chave presencial, partida por botão e carregamento de celular por indução. Os retrovisores externos podem ser rebatidos eletricamente.
O Peugeot 2008 2025 na versão GT, agrega ainda iluminação completa por lâmpadas de LED, grade dianteira na cor da carroceria e teto em cor contrastante. No interior, costuras em verde no volante, painéis e bancos, soleiras de alumínio com o nome da marca, tapetes com bordado GT e pedaleiras de alumínio.
Em termos de segurança, a versão GT adiciona airbags de cortina, totalizando seis, além de sistemas como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, comutador automático de farol alto, leitor de placas de velocidade, detector de partida e alerta de mudança involuntária de faixa com correção de trajetória. Há ainda painel de instrumentos digital com efeito tridimensional, borboletas atrás do volante para trocas de marcha em modo manual e teto solar panorâmico.
Novo Peugeot 2008 2025 - Lançamento no Brasil
O novo 2008 passa a ser equipado com o propulsor 1.0 turbo flex de 3 cilindros, capaz de entregar até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol, sendo 125 cv e o mesmo torque com gasolina. A única transmissão disponível é automática CVT com simulação de 7 velocidades, tração dianteira. É o mesmo conjunto compartilhado com uma miríade de modelos da Stellantis, como Fiat Pulse e Peugeot 208.
Com as alterações na mecânica, o desempenho foi beneficiado. A Peugeot declara que o novo 2008 2025 acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, enquanto a velocidade máxima chega a 194 km/h. Os números também levam em consideração o abastecimento com etanol. O consumo declarado para gasolina é de 12,3 km/l na cidade 13,7 km/l na estrada. Com etanol, respectivamente, os números são 8,6 km/l e 9,8 km/l.
Novo Peugeot 2008 2025 - Lançamento no Brasil
O Peugeot 2008 2025 apresenta algumas mudanças dimensionais em relação ao modelo 2024. O novo modelo é 150 mm mais comprido, 37 mm mais largo e possui entre-eixos 70 mm maior. Por outro lado, a altura foi reduzida em 35 mm. Essas alterações resultaram em um aumento de 64 litros no porta-malas e uma altura do solo 30 mm maior. O peso da versão básica também aumentou em 42 kg.
Em números, são 4.309 mm de comprimento, 1.776 mm de largura e 1.548 mm de altura. O entre-eixos foi a 2.612 mm. O porta-malas agora tem capacidade de 419 litros pela medição camarada da Stellantis, enquanto a altura do solo foi para 230. O peso da versão básica foi a 1.264 kg.
Novo Peugeot 2008 2025 - Lançamento no Brasil
Andando com benefícios, mas correr é um custo
Uma coisa que não se pode tirar da Peugeot é a evolução visual do 2008 2025. O modelo ficou bem mais bonito e encorpado. Ainda que use o batido expediente de linhas fortes para evocar robustez como a maioria dos outros SUVs do mercado, o 2008 o atinge com formas não tão marcadas e mais elegantes. A crítica fica apenas para a falta de cores. Apenas um tom de azul está disponível para as versões Active e Allure. A GT testada ainda perde esta opção para oferecer um tom de cinza a mais, seguindo a moda que assola o segmento há alguns anos: pintura de carro no Brasil, aparentemente, é grisalha (branco, prata, cinza e preto).
Por dentro, a renovação da cabine e do painel é mais uma alteração bem-vinda. Ainda que use basicamente plásticos, tem um visual mais envolvente e moderno, seguindo o visto no Peugeot 208, outro que está na fila do facelift. Há dois apontamentos aqui. O primeiro é que o botão Sport do câmbio está deslocado à esquerda, perto da porta e há pouco retorno de que ele está acionado além da própria luz do painel.
Novo Peugeot 2008 2025 - Lançamento no Brasil
O segundo é que a Peugeot conseguiu unir o pior de três mundos para o comando da multimídia. Na tela ficam as configurações do carro e até o controle do ar-condicionado. Há as famosas "teclas de piano" como atalho, mas ainda assim é preciso ficar entrando e saindo de menus. Para entrar na página inicial e alguns outros comandos, há mais atalhos sobre as teclas, mas são de toque. Então há botões, botões de toque e menus acessados apenas pela multimídia.
O espaço no banco traseiro melhorou bastantes, principalmente para as pernas. Mas o assento central continua sendo estreito e o elevado túnel no assoalho dificulta a vida de quem vai lá. Não há saída de ventilação para quem vai atrás e como as colunas se curvam para dentro em direção ao teto, passageiros mais altos já vão com as orelhas próximas das colunas traseiras.
Novo Peugeot 2008 2025 - Lançamento no Brasil
E andando? Aqui nota-se uma grande evolução. O antigo 2008 era molenga no comportamento em curvas, algo que, ainda bem, foi corrigido de maneira mais que satisfatória com a nova geração. Ainda nota-se um rolamento da carroceria nas mudanças de direção, mas está notavelmente mais controlado. A combinação da direção com assistência elétrica e o volante de raio reduzido passa uma impressão de que o SUV é muito mais ágil. Mas fica o aviso: a versão GT usa pneus Goodyear Efficient Grip SUV, enquanto que nas duas de entrada são aplicados pneus fornecidos pela GT Radial.
Quanto ao comportamento do motor, enquanto os números de performance colocam a nova geração do SUV da Peugeot acima da média da categoria, ainda sofre com um comportamento típico deste propulsor em todos os modelos da Stellantis onde é aplicado. Partindo da imobilidade, você pode afundar o acelerador contra o assoalho que o 2008 vai arrancar de maneira mansa até ganhar uma determinada velocidade, só depois o giro realmente sobe. Nas retomadas o CVT é mais esperto que isso, mas, se você gostava da "patada" do antigo 2008 THP, vai ter que buscar no mercado de usados agora.
Novo Peugeot 2008 2025 - Lançamento no Brasil
Também peca a Peugeot por não oferecer controle de cruzeiro adaptativo em nenhuma das configurações do SUV, enquanto o pacote completo de assistentes de condução (frenagem autônoma de emergência e monitor de ponto cego, por exemplo), só aparecem na versão GT.
Em suma, a primeira impressão foi: muita evolução em visual e comportamento, enquanto o buraco de performance entre as versões foi eliminado, ainda que a mais cara não sejá tão rápida quanto no passado. Ficou a sensação de estar andando num carro honesto, entrega bem para o segmento pelo preço, mas você tem que pagar o valor promocional. O preço cheio de R$ 169.990 pelo 2008 GT faz um Jeep Renegade Sport 1.3 turbo, bem mais potente e com mais equipamentos de segurança de série, ficar muito interessante.
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