O Toyota Prius já teve tempos melhores. Seu visual futurista e polêmico o destacava, além do baixo consumo de combustível de um dos primeiros híbridos do mercado, inclusive no Brasil. Mas a competição aumentou bastante nos últimos anos, inclusive dentro de casa, com Corolla e Corolla Cross, citando apenas o mercado brasileiro.
O novo Toyota Prius 2023 quer mudar isso. Com nova roupa e sapatos, está indo ao jogo. A Toyota espera que o híbrido conquiste novos compradores assim, até mesmo dentro da sua legião de fãs que estavam pensando em outros modelos antes da grande mudança.
Galeria: Toyota Prius 2023: avaliação
Mas a mudança não foi apenas visual. A Toyota colocou mais potência e torque, melhorou a suspensão e direção e acrescentou freio de estacionamento com brake hold em todas as versões. É mais baixo, mais largo e comprido, inspirando curiosos a perguntarem se é realmente um Prius. Se a geração anteriora era desafiadora, a nova chega mais sofisticado. É verdade: o Prius melhorou muito.
Finalmente, o Prius mostra alguns dentes
Além das atualizações óbvias no departamento de design, a Toyota fez uma grande melhoria no trem de força do Prius para aumentar seus números. Para 2023, o híbrido recebe um motor a gasolina maior com mais potência e mais torque, e também não é um pequeno aumento. A potência do motor aumentou de 121 para 194 cavalos, ou 60%.
O Engenheiro Chefe da Prius, Satoki Oya, sentou-se comigo na unidade de San Diego para o lançamento, e disse que o aumento da potência é resultado de cada equipe de engenharia melhorando sua própria especialidade. Como resultado, o novo sistema é o culminar de pequenos ajustes e não um substituto por completo. "Não foi uma questão de uma nova tecnologia revolucionária que nos permitiu fazer isto", disse Oya.
O novo motor - um de 2.0 contra o 1.8 passado - é combinado com uma bateria nova de íons de lítio que promete 14% a mais de rendimento. Uma transmissão eletrônica continuamente variável, dois moto-geradores e um novo motor de acionamento combinam com dois ímãs suplementares para uma saída adicional, ilustrando ainda mais o ponto de Oya sobre melhorias para cada componente. Tudo isso, e o Prius mantém a excelente economia de combustível pela qual é conhecido, variando de 22 a 24 km/litro em ciclo combinado, dependendo da versão e se é de tração dianteira ou integral.
Eu dirigi os modelos 2022 e 2023 ao longo da costa do Pacífico, e a diferença é evidente a partir da aceleração inicial. Juntamente com os aumentos de potência e torque, o tempo de 0 a 100 km/h melhora drasticamente, de 9,8 segundos para um respeitável 7,0 segundos com AWD e 7,2 segundos na versão FWD. Isso é melhor que o híbrido Hyundai Sonata 2023 e até mesmo o Camry Hybrid por pouco.
Curiosamente, o som agudo da espaçonave (que um executivo da Toyota chamou de "anjos cantando") emblemático do Prius é silenciado no modelo 2023 ao dirigir para a frente. Em ré, o tom é aumentado, o que é muito apreciado do ponto de vista da segurança.
Equipado com três modos de direção (Eco, Normal e Sport), o Prius é melhor experimentado a partir da linha em qualquer um dos dois últimos antes de mudar para o modo Eco para distâncias maiores. Foi aí que notei que o carro exibia sua perda de peso e não estava tão lento, mesmo no modo Eco. Dirigir o velho Prius era como coaxar ao longo de uma ovelha idosa e agora ele precisava ser visivelmente menos persuasivo.
A Toyota disse ao nosso grupo de teste que o uso de 87 em vez de 91 octanas de combustível terá um leve impacto na arrancada do motor, impactando assim o desempenho geral; mas o manual do proprietário do Prius 2023 recomenda octanagem 87.
Na estrada, o novo Prius esconde bem as superfícies irregulares dos trilhos ferroviários ou pequenos solavancos. Claramente, o Prius não se destina a esculpir o cânion com força ou fora de estrada em mais do que pequenos solavancos. No entanto, para o que se destina a fazer, a dirigibilidade parece melhorada em relação à versão anterior. A direção, embora ainda ligeiramente entorpecida, agradará os amantes de Prius antigos e também os potencialmente novos.
A Toyota emprega um reforço hidráulico ativo no sistema de frenagem não regenerativo, levando a uma experiência de frenagem uniforme e consistente. O brekahold é agora padrão e está bem feita; o carro libera a fixação com um leve toque do acelerador. Aqueles que dirigem no tráfego de stop-and-go apreciarão a opção de tirar o pé do pedal, reduzindo a fadiga.
O brilho recuperado
Oya disse que estava claro desde o início que a equipe desejava seguir um projeto simples. O que eles tinham em mente era algo que as pessoas iriam amar por muito tempo. Quando a equipe de design trouxe a Oya pela primeira vez o esboço do modelo 2023, ele gostou logo, disse ele. Essa é uma grande mudança em relação ao processo da geração anterior, quando os diretores deram um pontapé no desenho de volta à mesa para uma revisão, atrasando o lançamento.
"O maior desafio foi poder primeiro tornar este projeto uma realidade, e uma vez que fizemos isso, ele teve que dirigir bem", disse-me Oya. "Não conseguia parecer legal e não conseguia atuar".
O Prius atualizado é mais leve e mais rígido, e tem um centro de gravidade mais baixo do que antes. A aerodinâmica é melhorada, apresentando um coeficiente de arrasto de 0,27, e o novo modelo transporta as persianas da grade frontal e os painéis inferiores da carroceria para um melhor desempenho e uma condução mais silenciosa.
As rodas de 17 e 19 polegadas são embaladas em pneus de todas as estações, substituindo as opções de rodas de 15 e 17 polegadas no modelo 2022. Sua linha do teto é agora mais baixa e o carro é mais largo e mais longo para o que a marca chama de uma postura "mais atlética". Por dentro, o resultado é que os passageiros apreciarão mais espaço para as pernas na frente e atrás.
Eu aprovo a decisão de substituir o vidro traseiro bifurcado, o que melhora a visibilidade. Por outro lado, a extremidade dianteira e as colunas A, B e C mais grossas que refletem o quadro reforçado reduzem a vantagem do vidro de um painel na parte traseira. Parece um carro de verdade agora, ao contrário de um símbolo de status peculiar; seu corpo revisado é muito mais atraente e, pelo que ouvi, não sou o único a pensar assim. Algumas pessoas que já viram o carro estão perdendo a cabeça, honestamente. É uma mudança positiva.
Nas montadoras do mundo todo, os engenheiros-chefes e os projetistas líderes muitas vezes dão cabeçadas enquanto perseguem objetivos diferentes. Não desta vez, disse Oya.
"Olhe para este carro bonito", disse ele, olhando para o modelo estacionado nas proximidades. "Quando você vê [o Prius], ele tem que atrair o cliente e, nesse sentido, o estilo é a necessidade de começar com". Soa como namoro, eu brincava. "Sim", ele riu. "Na verdade, é engraçado você dizer que porque uma das mensagens que desenvolvemos é que, primeiro, você se apaixona por ela. Depois você se apaixona por ela".
Easter Eggs e atualizações por dentro
Em todo o veículo, a Toyota colocou easter eggs para sua diversão, incluindo seu slogan "híbrido renascido" sob o porta-malas e o peitoril da porta. Hashtags atrevidos como #wirelesscharger e #hiddenstorage pontuam a cabine, marcando um momento no tempo. Os hashtags ou o datam rapidamente ou o acariciam para esta geração como parte de sua personalidade peculiar.
Seu traço revisado é feito em torno do MID de sete polegadas realocado, que agora fica na frente do motorista ao invés de no centro. A Toyota diz que ele se posiciona para uma exibição de cabeça para cima, mas meu parceiro de direção e eu achamos difícil conseguir a colocação correta do volante e ainda ver todas as informações na exibição do motorista.
O novo Prius é abençoado com o novo sistema de informação e entretenimento que a Toyota lançou no Lexus NX no ano passado. É pesado no controle de toque e voz, com o "Hey Toyota" (ou meu "Hey 'Yota" preferido) acionando configurações de clima e áudio, entre outras características. Funciona bem a maior parte do tempo, e parece que a Toyota melhorou o tom da resposta digital, o que soou como uma mãe exasperada dizendo "o que é que desta vez?" quando ela foi lançada pela primeira vez.
Lamento a perda do botão de ajuste da geração anterior, pois este Prius tem apenas um botão de volume, e é minúsculo e totalmente do lado direito da tela táctil opcional de 12,3 polegadas. Aparentemente, a localização do botão é para estética, mas não é muito prática; acho que você deve usar os controles no volante de qualquer maneira. A afinação é uma espécie de dor com a tela sensível ao toque e eu gostaria de uma opção melhor para a rolagem pelos canais. Os compradores mais jovens, que tendem a usar streaming em vez de rádio via satélite ou - céus, não! - rádio FM podem não sentir falta.
Custa Mais, Vale Mais
A base, tração dianteira, do Prius LE começa em US$28.545 incluindo sua taxa de destino de US$1.095, um aumento total de US$2.375 em relação ao modelo base 2022. A tração nas quatro rodas acrescenta US$ 1.400 à conta; o salto de aproximadamente US$ 3.500 para saltar do LE para o XLE ou XLE para o acabamento Platinum de nível superior. Para o monitor de vista panorâmica e tecnologia avançada de estacionamento, planeje adicionar mais US$1.085.
Em comparação, a diferença entre o novo Prius e o rival Kia Niro é de apenas $760. Agora que o Prius traz significativamente mais potência para a mesa (194 cavalos de potência bate os 139 do Niro) e melhor economia de combustível, vale absolutamente a pena. O híbrido Elantra comparável da Hyundai começa em menos de $26.000, e iguala o Niro em potência e torque.
Sob as alterações externas, atualizações internas e novas tecnologias, o Prius é o carro que deu o tom para a revolução da eletrificação há mais de duas décadas. A concorrência está farejando à porta do Prius, e o mercado está muito mais apertado do que estava quando o híbrido da Toyota foi lançado pela primeira vez e suas vantagens são menores. Mas o Prius 2023 é um enorme salto em frente, e lembre-se, a Toyota teve muito tempo para acertar essa coisa do trem híbrido de força. A versão mais recente do Prius mostra que ele não vai a lugar algum tão cedo.