O lançamento da KTM 200 Duke nos Estados Unidos trouxe algumas perguntas à mente. Primeiro e acima de tudo, se a KTM introduzirá uma versão 200 para a linha de esportivas RC. Atualmente existe por lá a RC 390, mas e a seu irmã menor, a RC 200? Se a 200 Duke está disponível, isso não abre a possibilidade de uma esportiva de 200 cilindradas chegar por lá também?
Não é totalmente impossível para a KTM virar a chave e trazer a mais rápida de suas motos de 200 cm³ para o mercado americano. Embora não haja confirmação nem uma grande probabilidade de que a KTM RC 200 venha tanto para os EUA quanto para o Brasil, aqui está uma primeira impressão da moto em seu habitat natural: a pista de corrida.
A KTM Filipinas me chamou para vir à pista e assistir ao lançamento da RC 200 e a marca tinha várias unidades da RC 200 que estavam prontas para a corrida, com algumas talvez mais prontas do que outras. Duas das quatro unidades disponíveis para jornalistas não eram exatamente as mesmas devido ao conjunto de pneus usados.
Duas tinham pneus de rua originais, que é a configuração que os compradores estarão recebendo, enquanto as outras duas estavam equipadas com Pirelli Diablo Supercorsa, de uso exclusivo em pista. Excesso? Sim. Incrível? Absolutamente. Não só pude testar uma nova moto esportiva de marca, mas também dei uma volta na pista com um dos melhores pneus disponíveis.
Vou ser honesto ao dizer que os Pirelli Supercorsa são pneus "ladrão", mas eu tive a oportunidade de andar na pista também com os pneus originais e é posso dizer com certeza que fiquei impressionado de qualquer maneira.
A RC 200 possui em grande parte o mesmo conjunto que a KTM RC 390, o que é ótimo porque você não sacrifica nada em termos de ergonomia para pista. Na linha 2022, os semi-guidões são ajustáveis. Tudo da RC 390 está presente, exceto os recursos tecnológicos mais avançados como o painel TFT e o farol de LED.
No lugar do LED, você recebe um farol halógeno como a Duke 200, sobre o qual não posso falar, pois andei durante o dia. Mas algumas soluções da RC 390 aparecem também na RC 200, além do guidão ajustável, o tanque está mais recortado para encaixar as pernas e o banco é mais aderente.
Com a KTM sendo KTM, a RC 200 está pronta para corridas de fábrica. As pedaleiras do câmbio e do freio traseiro são dobráveis e têm mais chances de sobreviver ao contato com o asfalto ou quedas. É uma pena que as alavancas superiores não fossem do tipo dobrável nem ajustáveis, mas isso não é um grande problema, considerando que o resto do pacote é focado nas corridas. Ainda assim, é difícil acessar o descanso lateral o que ainda é uma queixa que tenho sobre a série RC até hoje.
Correndo pela ficha técnica da RC 200, temos um motor de um cilindro de quatro tempos com 199,5 cm³ e 26 cv de potência, acoplado a uma transmissão de seis velocidades. A suspensão na RC 200 tem um conjunto de garfos dianteiros WP APEX não ajustáveis e monoamortecedor WP APEX na parte traseira com ajuste de pré-carga.
O curso da suspensão dianteira é de 125 mm enquanto a traseira é de 150 mm. A moto não vai impressionar muito com suas especificações, o peso a seco de 150,6 kg é baixo. Isso foi possível graças à enorme redução de peso. Os freios dianteiro e traseiro também recebem uma atualização. Além de ser mais leve, a RC 200 tem discos dianteiros de 320 milímetros e disco traseiro de 230 milímetros. As pinças são ByBre.
Sou um motociclista bastante inexperiente em pista e pilotei pouco tempo na que estava. Mas fiquei impressionado o suficiente para considerar a compra de uma RC porque ela é muito divertida. Perdi as contas de quantas vezes eu bati no limitador de giro tentando obter a velocidade máxima nas retas e saídas de curvas.
Na reta principal, acabei chegando a cerca de 110 km/h fazendo isso. Passei tanto tempo com meu acelerador com "o cabo enrolado" que era hilariante o quão pouco eu estava ganhando velocidade em comparação com as motos maiores que testei no passado. A RC 200 tem muita força inicial, mas 26 cv não é nada impactante na pista. Na verdade, é um pouco fraca para pessoas que estão acostumados a motos com muita potência. A RC 200 definitivamente é uma moto que lhe ensinará como pilotar rápido e forma adequada na pista, então se você já for rápido com ela, provavelmente você seja rápido com outras motos também.
Em seus pneus originais, a RC 200 ainda era rápida no manuseio, embora os pneus mais esportivos serem um pouco melhores. A suspensão WP era bastante adequada para a pista, uma vez que o asfalto estava mais acidentado. Mesmo assim, a suspensão filtrou tudo. Porém, as pinças de freio mostraram uma "mordida" muito agressiva nas frenagens. Acabei freando mais do que o necessário em algumas tomadas de curva por conta disso.
Na minha opinião, para países como as Filipinas, onde as motos pequenas são as preferidas, a RC 200 faz muito sentido. Para os Estados Unidos, no entanto, é um pouco questionável. Para mim, o objetivo da RC 200 é ser uma moto divertida ou séria, dependendo do que você quiser que ela seja.
Quer seja apenas uma moto que você usa para se divertir ou uma verdadeira máquina de corrida, ela pode acomodar suas necessidades e você não terá que fazer uma tonelada de modificações porque ela está definitivamente pronta para corridas. Mesmo depois de todas as sessões, a moto fez cerca de 50 km/l, o que é impressionante. Você pode, em teoria, pilotá-la todos os dias e tratá-la como uma scooter de uso diário também. A RC 390 ainda é melhor que a RC 200, porém.
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