Quem estava de olho na gigante RAM 2500 e não queria as limitações impostas por ser enquadrada como caminhão agora pode contar com a nova RAM 1500 Rebel. A nova picape full-size começa ser vendida no Brasil trazendo o lendário motor HEMI V8 de 5,7 litros que produz 400 cv de potência, interior luxuoso e muita tecnologia.
Picape de porte grande, a nova RAM 1500 Rebel chega para inaugurar um segmento no Brasil. Com quase 6 metros de comprimento, é ligeiramente menor que a irmã RAM 2500 e por este motivo não necessita de habilitação profissional categoria C. Por este mesmo motivo, não tem as restrições de velocidade aplicada a veículos pesados. De acordo com a RAM, é destinada ao público que mora próximo às grandes metrópoles, mas para que a utilizará para o lazer.
Esta proposta se justifica pelo conforto e tecnologia disponíveis, além da capacidade de reboque de 5 toneladas, o suficiente para puxar com tranquilidade lanchas e barcos de grande porte. Por outro lado, a sua suspensão traseira formada por uma barra estabilizadora e cinco ligações (five-link) tem a missão de oferecer um comportamento dinâmico mais esportivo, o que acabar por limitar a capacidade de carga na caçamba em 610 kg.
Por dentro o interior é luxuoso para uma picape. Ao entrar na cabine logo somos atraídos pela imensa tela de 12 polegadas, instalada verticalmente, que pode dividida para mostrar ao mesmo tempo duas funções entre todas as disponíveis, como a navegação GPS nativa, câmera 360°, comandos do ar condicionado digital dual zone, música em execução, entre outras. Também traz conectividade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
Eleita uma das melhores cabine dos EUA, tem farta utilização de couro nos bancos, painel de instrumentos e os painéis de portas com acabamentos dignos de carros de luxo. Todos os bancos possuem aquecimento, o teto solar é panorâmico e traz um inédito retrovisor interno digital com uma tela de LCD que, ao ser acionada, apresenta a imagem em tempo real de uma câmera voltada para trás.
Para entregar performance digna de um carro esportivo a esta picape com quase 6 metros de comprimento e mais de 2,5 toneladas de peso, é equipada com o famoso motor 5,7 V8 HEMI que entrega 400 cv e 56,7 kgfm e câmbio automático de 8 marchas com caixa de transferência 4x2, 4x4 High e 4x4 Low. Chamada pela RAM de primeira premium muscle truck do Brasil, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, enquanto sua velocidade máxima é limitada de 174 km/h.
Ao entrar na cabine você é logo recebido pelos confortáveis bancos, que possui ajuste elétrico em 12 posições. Ao ajustar o volante em altura e profundidade, basta ligar o motor por botão que o ronco do motor V8 HEMI se faz presente. Outra novidade que instiga a condução mais dinâmica é o head-up display, que projeta informações como velocidade, chamadas recebidas e coordenadas da rota no para-brisa.
Embora num primeiro momento possa parecer curioso, a RAM promoveu o nosso primeiro contato com a 1500 Rebel no travado Autódromo Capuava, no interior de São Paulo. Acelerar uma picape deste tamanho e com mais de 2 toneladas em um autódromo parecia não fazer sentido, mas ao entrar na primeira curva já pude notar que estamos falando de um bicho diferente.
Ainda que não seja um motor turbo, a arrancada da RAM 1500 impressiona. Dotada de controles de tração e estabilidade, a sensação dada pelos 56,7 kgfm de torque é de que se está guiando um carro esportivo de passeio. A direção com assistência elétrica é bem comunicativa e não deixa a picape "boba", transmitindo sempre bom comando ao motorista. O raio de giro e a facilidade para se contornar as curvas também impressionam: é possível fazer todo o traçado sem tirar as mãos do volante.
Essa estabilidade é fruto do chassi formado por 98% de aço de alta resistência, sendo que metade é de aço avançado de alta resistência. A distribuição de peso, com uso de alumínio no capô, tampa da caçamba, suportes do motor, seção central do eixo dianteiro, membros cruzados da suspensão dianteira e sistema de direção também ajudam na sensação de "carro esportivo".
Ao pisar fundo e atingir a velocidade máxima de 174 km/h na reta principal também mostra o excelente trabalho do câmbio automático de oito marchas TorqueFlite. Uma novidade é o acionamento eletrônico da transmissão por seletor rotativo no painel, o que acaba por liberar mais espaço na cabine. De acordo com a RAM, a transmissão conhecida pelo código 8HP75, usa uma nova geração de controladores que processam dados mais rapidamente com mais de 40 mapas individuais para otimizar as trocas de marchas visando economia de combustível, desempenho e dirigibilidade.
Da mesma forma que acelera bem, freia muito bem, fato que comprovaremos em um teste completo Motor1.com. Ao se aproximar do fim da reta superando os 170 km/h, a boa modulação dos freios, que contam com discos ventilados de 378 mm na dianteira e sólidos de 375 mm na traseira, garantiram a desaceleração necessária sem desvio de trajetória ou até mesmo sem um esperado mergulho da dianteira, permitindo assim contornar a primeira curva com segurança. Mais uma vez, destaque também para a suspensão com amortecedores Bilstein de tubo duplo.
Uma novidade importante do motor V8 Hemi para redução de consumo é a desativação de cilindros (MDS), no qual a central do motor corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidade de cruzeiro na estrada, quando a potência total não é necessária.
Outro sistema inteligente é o da grade dianteira com aletas ativas que se mantém fechadas sempre que possível, ajudando no aquecimento rápido na partida e reduzindo o arrasto aerodinâmico em movimento. Elas só abrem, automaticamente, quando isso se torna absolutamente necessário para otimizar o arrefecimento.
A RAM 1500 começa ser oferecida em pré-venda em um lote inicial de 100 unidades a partir de hoje (10), mas as primeiras entregas só acontecerão em abril. O preço anunciado é a partir de R$ 399.990. Será vendida em versão única, 1500 Rebel, mas com dois níveis de equipamentos batizados de Level I e II. Todas as unidades deste lote inicial virão com os pacotes opcionais Night Edition (com acabamento escuro no emblema dianteiro, peito de aço e rodas) e Level II (som Harman Kardon, head-up display, retrovisor interno digital e tampa traseira multifuncional) e seu preço é R$ 419.990.
A lista de itens de série é longa. Começando pela segurança, traz 6 airbags, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle adaptativo de velocidade com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa e controle de oscilação de reboque (TSC). Nos Estados Unidos, a Ram 1500 foi a primeira picape full size a conquistar o selo Top Safety Pick+ do IIHS, classificação máxima concedida pela ONG norte-americana.
Entre os itens conforto e tecnologia estão presentes a central multimídia Uconnect 4C 12 NAV com tela de 12 polegadas, navegação GPS embutida, câmera 360°, ar condicionado digital dualzone, Android Auto, Apple CarPlay, conjuntos ópticos dianteiro (faróis principais e de neblina) e traseiro (lanternas) de LED, carregamento de smartphone por indução, freio de estacionamento elétrico, comutação automática de farol alto e baixo, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial com partida remota, tela colorida e configurável de TFT de 7” no quadro de instrumentos.
Já o sistema de áudio premium Harman Kardon de 900 watts de potência, com 19 alto-falantes, um subwoofer e sistema ativo de cancelamento de ruídos, head-up display, retrovisor interno digital com tela de LCD são os três itens fazem parte do único pacote opcional Level II.
A carroceria tem cinco opções de cor: Branco Bright, Cinza Maximum Steel, Prata Billet, Preto Diamond e Vermelho Flame, sempre com a parte inferior das portas e para-lamas traseiro pintada de preto. Por dentro, o revestimento tem duas opções: preto com costuras brancas e detalhes imitando aço escovado no volante, painel e console central ou preto com costuras brancas e vermelhas e detalhes vermelhos.
MOTOR |
longitudinal dianteiro de 5.654 cm³ 8 cilindros em V, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE |
400 cv a 5600 rpm / 56,7 kgfm a 3950 rpm |
TRANSMISSÃO | automático de 8 marchas com tração 4x2, 4x4 High e 4x4 Low |
SUSPENSÃO | braços triangulares (duplo A) e barra estabilizadora na dianteira e eixo rígido, braços quíntuplos (five-link) com barra estabilizadora na traseira - amortecedores Bilstein de tubo duplo (dianteira e traseira) |
RODAS E PNEUS | Rodas de liga leve aro 18” com pneus 275/65 R18 |
FREIOS | discos ventilados de 378 mm na dianteira e sólidos de 375 mm na traseira |
PESO | 2.610 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 5.929 mm, largura 2.084 mm, altura 2.012 mm, entre-eixos 3.672 mm |
CAPACIDADES | caçamba 1.200 litros; RamBox (compartimentos laterais): 103,4 litros (cada); capacidade de carga: 610 kg; carga máxima rebocável: 5.062 kg |
PREÇO | R$ 399 mil |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
RAM 1500 com emblemático motor V8 HEMI tem última unidade produzida
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
RAM 1500 RHO: flagra mostra versão de 548 cv da picape já no Brasil
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
RAM 1500 Classic sai de linha e se despede do mercado após 15 anos
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora