Cayenne já é um nome respeitado entre os SUVs esportivos. Agora pegue tudo isso e coloque uma carroceria coupé, mais esportiva, e obtenha o novo Porsche Cayenne Coupé como resultado. Ele chegou ao Brasil nas versões V6 (que avaliamos aqui) e Turbo e-Hybrid para ser uma opção mais "descolada" ao Cayenne normal e pode, além de trazer novos clientes, roubar alguns de seu irmão mais tradicional.
Não foi simplesmente "rebaixar" o caimento do teto do Cayenne para fazer o Coupé. Segundo a Porsche, apenas a parte dianteira é a mesma - e todo o restante é exclusivo. As mudanças já começam na coluna A mais inclinada. No total, são 13 mm a mais de comprimento, sendo que a traseira ganhou 18 mm de largura com os para-lamas alargados, para aumentar a sensação de esportividade.
Além disso, o Cayenne Coupé tem um spoiler no teto, fixo, e um ativo na tampa traseira, que levanta acima dos 90 km/h e retorna para a posição original abaixo dos 60 km/h. A altura total é 20 mm menor. A motorização é a mesma do Cayenne de entrada, com um V6 de 3.0 litros com turbo de duplo fluxo central, capaz de gerar 340 cv e 45,9 kgfm de torque. Ligado a ele, um há câmbio automático de 8 marchas com tração integral.
Por dentro, a única mudança é a posição do banco traseiro 30 mm mais baixa para compensar o caimento do teto e não prejudicar o espaço para acomodar a cabeça. Até mesmo o entre-eixos é igual, mas o porta-malas tem 625 litros, ou 145 litros a menos que o Cayenne "normal".
Não é esperado que o comprador de um SUV de quase R$ 500 mil o coloque na terra. Mas a Porsche quis fazer diferente e preparou um trajeto de cerca de 400 km para mostrar que o Cayenne Coupé é valente no asfalto e fora dele. O lado bom é que o Cayenne V6 já é um conhecido nosso, então não houve muito mistério.
Para o motorista, só é possível perceber que estamos no Cayenne Coupé quando olhamos pelo retrovisor interno. Acima dos 90 km/h, o spoiler aparecer o suficiente para dar o ar de sua graça no vidro traseiro. Ao volante, a Porsche diz que a suspensão é mais firme, mas nada que prejudique o conforto ou seja possível perceber no uso diário. De série, o Cayenne Coupé V6 traz o Porsche Active Suspension Management, ou o sistema de amortecedores magnéticos que ficam mais firmes ao toque de um botão, em três níveis diferentes.
Mesmo com 2 toneladas, o Cayenne Coupé engole curvas sem dramas. A direção é direta e transmite segurança mesmo em velocidades mais altas. O motor V6 tem força suficiente para levar o SUV, mas a transmissão é que merece mais destaque. Com calibração diferente dos demais modelos do grupo Volkswagen, responde mais rápido e aceita reduções mais esportivas, como esperado em um Porsche.
Na terra, o Cayenne também não decepciona. O sistema de tração integral no modo Off-Road (o seletor de modo de condução ainda tem as funções Normal, Sport e Sport Plus) trabalha para manter o carro na trajetória mesmo quando o piso é escorregadio. Durante nosso teste, o Coupé foi embora mesmo em trechos com lama - apenas um pneu (que é de perfil baixo) de um dos carros foi furado por uma pedra mais pontiaguda.
O preço inicial do Cayenne Coupé V6 é de R$ 459 mil, ou R$ 20 mil a mais que o Cayenne V6. Este valor, como em todo Porsche, pode ficar mais alto dependendo dos opcionais solicitados. Há até um pacote chamado de Sport Leve, com teto em fibra de carbono (substitui o teto panorâmico) e interior com bancos que remetem aos 911 da década de 1970. O configurador da Porsche é um ótimo passatempo.
A Porsche diz que o Cayenne Coupé pode "roubar" clientes do Cayenne normal - cerca de 20%. Mas também trará novos clientes vindos da BMW, Mercedes-Benz e Audi. Afinal, agora a Porsche também participa do segmento de X6, GLE Coupé e Q8, com muito estilo.
Fotos: divulgação
MOTOR | dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em V, 2.995 cc, 24 válvulas, comandos de admissão e escape, com variador de fase em ambos e de abertura na admissão, turbo de duplo fluxo, injeção direta, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE | 340 cv de 5.300 a 6.400 rpm; 45,9 kgfm de 1.340 a 5.300 rpm |
TRANSMISSÃO | automático de 8 marchas; tração integral automática |
SUSPENSÃO | independente multilink na dianteira e traseira |
RODAS E PNEUS | alumínio aro 20" com pneus 275/45 R20 (frente) e 305/40 R20 (atrás) |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e traseira, com ABS |
PESO | 2.105 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.931 mm, largura 1.983 mm, altura 1.676 mm, entre-eixos 2.895 mm |
CAPACIDADES | tanque 70 litros; porta-malas 625 litros |
PREÇO | R$ 459.000 |
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