Comparativo Fiat Argo Drive vs. Ford Ka SE: Os outros jogadores
O mercado dos hatches populares não se resume a Onix e HB20
Enquanto os líderes de venda Chevrolet Onix e Hyundai HB20 vão passar por grandes renovações ainda neste ano, outros players do mercado despontam no ranking. Entre os hatches populares, o Ford Ka (que em diversos meses briga com o HB pelo segundo lugar) e o Fiat Argo (que chegou ao mercado como um produto "caro" e acabou sendo reajustado pela marca) vêm conquistando os clientes que procuram um produto que não irá mudar tão cedo ou simplesmente desejam sair do lugar comum.
Galeria: Comparativo: Ford Ka x Fiat Argo
No mês de fevereiro isso ficou ainda mais claro. Enquanto Onix e HB20 se mantiveram em suas posições, Ka e Argo conquistaram o terceiro e quarto lugar, respectivamente, com o Ford subindo para a segunda colocação no acumulado de 2019 até aquele momento. As versões mais procuradas são as com motor 1.0 e preços entre R$ 45 mil e R$ 50 mil. Por isso, reunimos aqui o Ka SE e o Argo Drive, as configurações mais vendidas de cada um deles.
Espaço e praticidade
O Argo nasceu para substituir de uma só vez o Palio e o Punto, sem prejudicar o Uno - ao menos em teoria. Para tanto, seu porte é superior e isso fica evidente ao colocá-lo ao lado do Ka, que tem quase 6 cm a menos de comprimento e cerca de 3 cm a menos de entre-eixos. Pode parecer pouco, mas isso faz uma bela diferença na cabine.
O Ka nasceu a partir da plataforma do Fiesta, mas privilegiou o espaço no banco traseiro. Ficou com maior área para as pernas do que suas medidas sugerem, mas o porta-malas saiu prejudicado (257 contra 300 litros do Fiat). Na largura, nenhum dos dois leva três adultos no banco traseiro com conforto, mas o Ka espreme mais os ocupantes. Na dianteira, além dos bancos mais finos, o Ford tem o console central elevado, que ocupa precioso espaço para o joelho do motorista. Os 29 mm a menos na largura deixam o habitáculo mais limitado, mesmo sendo mais alto.
Desde as versões de entrada, Ka e Argo trazem a regulagem de altura do volante (o Ford tem regulagem de altura do banco do motorista, que o Argo traz a partir da versão Drive), o que ajuda na hora de encontrar a melhor posição para dirigir. No banco traseiro, há fixações Isofix e três encostos de cabeça com cinto de segurança de três pontos, porém, apenas o Ka tem o encosto com rebatimento bipartido 60/40. Para guardar carteira, celular e afins, o Ford tem uma prateleira abaixo dos comandos do ar-condicionado e porta-trecos entre os bancos. No Argo, existe apenas um espaço junto da alavanca do câmbio.
Vantagem: Argo
Acabamento e equipamentos
Ponto mais fraco do Ka é sua construção e acabamento, com gaps irregulares de carroceria bem evidentes. Por mais que a Ford tenha dito que retrabalhou algumas partes na reestilização, o hatch ainda fica devendo refinamento mesmo diante de concorrentes mais antigos, como Onix e HB20. Ao lado do Argo então, que aproveitou o aprendizado da Fiat com a Jeep para se colocar em posição de destaque, parece que estão separados por uns bons milhares de reais.
Ambos usam apenas plásticos rígidos em suas cabines, mas o Argo agrada muito mais aos olhos (as inspirações nos Alfa Romeo fizeram a diferença) e ao toque. Na verdade, o Ka até traz uma sensação negativa, com peças desalinhadas, rebarbas e uma aparente falta de cuidado na montagem. As portas do Fiat têm uma porção bem maior de tecido que o Ford, como reflexo de um projeto que nasceu para substituir um modelo superior - o Punto. Até mesmo o volante do Fiat tem aro mais grosso e detalhes como uma falsa faixa superior injetada e diferentes texturas. No painel de instrumentos, o Argo traz uma tela de alta definição e mostradores maiores com ponteiros vermelhos, enquanto o Ka é bem simplório em seus instrumentos.
Por falar em equipamentos, ambos possuem os itens agora considerados básicos, como ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas e computador de bordo. As rodas são de ferro aro 14" com calotas (pneus 175/65) nos dois carros.
Mesmo mais barato, o Ka tem mais itens que o Argo na versão "sem nome". Começando pelo sistema de som com USB e Bluetooth e um suporte para smartphone (opcional que custa R$ 1.350 no Argo). Há também limpador, lavador e desembaçador traseiro (R$ 650 no Argo), tapetes de borracha e ajuste de altura do banco do motorista. O Argo Drive traz tudo isso (menos o som, ainda opcional) por R$ 51.490, ou R$ 5.940 a mais. Mas com essa grana é possível levar o Ka SE Plus, com central multimídia, faróis de neblina, rodas 15" de ferro, sensor de estacionamento traseiro e os 4 vidros elétricos, por R$ 49.050.
Vantagem: empate
Ao volante
Argo e Ka já se beneficiam de motores de nova geração, com 3 cilindros. Além de melhor eficiência energética, também trazem números de potência e torque que um dia pertenceram a motores de cilindrada maior. O Ford nasceu primeiro e ainda é o mais potente 1.0 aspirado do mercado, com até 85 cv (acompanhados de 10,7 kgfm de torque). Nele encontramos também um novo câmbio manual de cinco marchas.
O Argo tem uma particularidade. Mesmo o motor Firefly sendo um projeto moderno, manteve duas válvulas por cilindro (ante as 4 dos oponentes tricilíndricos) para, segundo a Fiat, privilegiar o torque em baixas rotações. Funcionou, já que ele rende até 10,9 kgfm (0,2 kgfm a mais que o Ka) a 3.250 rpm, ou 1.250 rpm antes que o Ford. O câmbio também é manual de cinco marchas, mas nada de muito diferente das caixas já utilizadas pela marca anteriormente - apenas com revisões em fluído lubrificante e algumas peças por eficiência.
Com força extra em rotações iniciais, o Argo desenvolve melhor na cidade mesmo sendo 68 kg mais pesado que o Ka. No trânsito, por exemplo, as trocas de marchas podem ser feitas mais cedo e não há tanta necessidade de reduções naquelas pequenas ultrapassagens típicas do dia a dia. O Ka pede mais aceleração nas mesmas situações e, às vezes, uma primeira marcha para ter a resposta necessária. Quando parados, o Argo amortiza melhor a vibração característica dos motores 3 cilindros, gerando maior conforto.
Quem compra um modelo 1.0 está mais preocupado com consumo do que com aceleração de 0 a 100 km/h - nesta caso, o Ka foi consideravelmente mais rápido, aliás. O apetite dos dois é bem contido e próximo, com leve vantagem para o Ka na cidade e para o Argo na estrada, quase um empate técnico. Nas ultrapassagens, ambos exigem paciência e cálculo na estrada, mas o Ford leva vantagem pela maior potência e elasticidade em altas rotações.
Porém, se você passa muito tempo ao volante ou fica longos períodos em tráfego intenso, o Argo será uma melhor escolha. Ele tem a dirigibilidade mais leve (peso da embreagem, do câmbio e até do acelerador) e um banco mais confortável e anatômico, que acomoda melhor o corpo e cansa consideravelmente menos que o Ford. Por sua vez, o Ka agrada pelos engates do câmbio mais leves e precisos (uma das maiores evoluções desta nova transmissão), pela posição de dirigir mais baixa e pelo volante menor e com uma caixa de direção mais direta.
Se perde no conforto, no entanto, o Ka é o mais divertido de guiar entre os populares. Ele compensa a falta de emoção do motor "mil" (que gosta de girar alto) com uma suspensão bem acertada, uma direção ágil e um pedal de freio firme. Atreva-se a jogar o Ka nas curvas com emoção e ele responderá com pouca rolagem de carroceria e apontando com precisão na direção desejada, sem reclamar ou colocar em xeque a decisão do motorista. A alma do Ka original ainda está viva ali.
Vantagem: Empate
Compra e manutenção
Já dissemos que o Ford Ka tem a melhor relação custo/equipamentos do comparativo. Além de mais barato, é mais equipado que o Argo. Porém, na hora da manutenção, o Fiat é mais barato no período de três anos (o tempo de garantia de ambos), principalmente na primeira e terceira revisões. O troco do Ka vem no seguro, com média de R$ 1.800 contra R$ 2.300 do Argo, pelo perfil do Motor1.com - homem de 45 anos, morador da zona oeste de São Paulo com garagem em casa e no trabalho.
1ª REVISÃO | 2ª REVISÃO | 3ª REVISÃO | TOTAL | |
Fiat Argo 1.0 | R$ 224,00 | R$ 464,00 | R$ 388,00 | R$ 1.076,00 |
Ford Ka 1.0 | R$ 359,00 | R$ 447,00 | R$ 574,00 | R$ 1.380,00 |
Vantagem: Ka
Conclusão
O Argo levaria o comparativo com certa facilidade se não fosse seu preço consideravelmente mais alto. O Ka se defende no preço e nos equipamentos, além de ter melhor desempenho e uma dinâmica mais viva. Porém, se você pode gastar um pouco mais, o Fiat compensa pelo projeto mais refinado, com melhor construção e acabamento, além de ser maior e mais confortável.
Fotos: Paulo Henrique Trindade
Fichas técnicas
Fiat Argo 1.0 | Ford Ka 1.0 | |
MOTOR | dianteiro, transversal, três cilindros, 6 válvulas, 999 cm3, comando simples variável, flex | dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 997 cm3, duplo comando com variador na admissão e escape, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 72/77 cv a 6.250 rpm 10,4/10,9 kgfm a 3.250 rpm | 80/85 cv a 6.500 rpm / 10,2 a 3.500 rpm/10,7 kgfm a 4.500 rpm |
TRANSMISSÃO | manual de 5 marchas; tração dianteira | manual de 5 marchas; tração dianteira |
SUSPENSÃO |
independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | aço aro 14" com pneus 175/65 R14 | aço aro 14" com pneus 175/65 R14 |
FREIOS | discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, com ABS | discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, com ABS |
PESO | 1.105 kg em ordem de marcha | 1.037 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 3.998 mm, largura 1.724 mm, altura 1.503 mm, entre-eixos 2.521 mm | comprimento 3.941 mm, largura 1.695 mm, altura 1.525 mm, entre-eixos 2.490 mm |
CAPACIDADES | tanque 48 litros, porta-malas 300 litros | tanque 51 litros; porta-malas 257 litros |
PREÇO |
R$ 51.490 (Drive) |
R$ 45.550 (SE) |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR | |||
---|---|---|---|
Fiat Argo 1.0 | Ford Ka 1.0 | ||
Aceleração | |||
0 a 60 km/h |
6,3 s |
5,9 s | |
0 a 80 km/h | 10,7 s |
9,3 s |
|
0 a 100 km/h | 15,9 s | 13,9 s | |
Retomada | |||
40 a 100 km/h em 3ª | 13,8 s | 13,2 s | |
80 a 120 km/h em 4ª | 15,8 s | 14,3 s | |
Frenagem | |||
100 km/h a 0 | 43,9 m | 44,7 m | |
80 km/h a 0 | 27,5 m | 28,5 m | |
60 km/h a 0 |
15,4 m |
16,1 m | |
Consumo | |||
Ciclo cidade | 9,0 km/l | 9,2 km/l | |
Ciclo estrada | 13,2 km/l |
13,1 km/l |
Galeria: Comparativo: Ford Ka x Fiat Argo
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